Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

segunda-feira, 26 de julho de 2010

CCCEV mostra obras de Danúbio Gonçalves

www.jornalja.com.br
Jornal JÁ


26/07/10
A elaboração do charque, os árduos afazeres dos mineiros de Butiá, o balonismo, a beleza da natureza campeira. Estes e outros temas integram a exposição “Aos Grandes Mestres – Danúbio Gonçalves”, em cartaz no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo a partir desta 3ª, 28/7.
Danubio_Goncalves_Charque
O pintor, desenhista e gravador bageense Danúbio Gonçalves é um dos mais importantes artistas plásticos do país. A mostra, que ficará na Sala O Arquipélago até 28 de agosto, reune 62 quadros nas técnicas de pintura a óleo, desenho a lápis, xilogravura, litogravura e aquarela.
danubio-charqueada
Obras em acrílico sobre tela do artista passaram pelo Centro Cultural em 2008, na mostra Balonismo II, tema que desperta entusiasmo no pintor, que, desde 1997, participa dos festivais de balonismo que acontecem em Torres. Nesta oportunidade, o público irá conferir, além dos trabalhos acerca deste esporte aéreo praticado com um balão de ar quente, as séries Charqueadas e Mineiros de Butiá, que consistem em xilogravuras; Marrocos, de litografias; Temas Campeiros, com temática sobre a vivência do artista nas estâncias da região da Campanha, Figuras Femininas e Retratos – série que engloba até uma pintura do escritor alagoano Graciliano Ramos, datada de 1951.
.
A curadora Ediolanda Liedke idealizou a mostra com base nas filmagens para o documentário Danúbio Quadro a Quadro, dirigido pelo cineasta Henrique de Freitas Lima. A vida e a obra do artista são apresentadas, portanto, em linguagem semelhante ao filme.
.
“A série Charqueadas passou para a posteridade como o único documento sobre os processos de elaboração do charque. Por conta dela, inserida na categoria de arte social, Danúbio recebeu o Prêmio Viagem ao País, concedido durante o 2° Salão de Arte Moderna do Rio de Janeiro“, conta Ediolanda. Com duração de oito minutos, o trailer do documentário de Freitas Lima será projetado constantemente na sala O Arquipélago, como complemento da exposição.
.
Estará disponível, ainda, um caderno de Danúbio com desenhos de observação das viúvas e pescadores da vila portuguesa de Nazaré. “Na vida de Danúbio, estes cadernos substituem a utilização da máquina fotográfica. Folheá-los é fascinante e um privilégio”, acrescenta a curadora da exposição. Henrique antecipa que, próximo ao encerramento da exposição, em data ainda a ser confirmada, o documentário sobre a trajetória do pintor será exibido publicamente pela primeira vez no auditório do CCCEV.
.
“As filmagens ocorreram em Porto Alegre, Bagé e na Cidade do México, onde Danúbio conviveu, in loco, com o legado de artistas como Leopoldo Mendez, Diego Rivera e David Siqueiros, que influenciaram fortemente não apenas a sua obra, mas também a de outros artistas de sua geração, como Carlos Scliar, Glênio Bianchetti e Vasco Prado”, comenta Freitas Lima.
.
Com apoio do Fundo de Apoio à Cultura de Porto Alegre (Fumproarte), o documentário sobre Danúbio Gonçalves é o primeiro episódio da Série Grandes Mestres.
danubio-retrato
“Aos Grandes Mestres – Danúbio Gonçalves” é uma realização do projeto Arte SESC – Cultura por Toda a Parte, que conta com a parceria da Freitas Lima Consultores Associados e do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo. 
.
Porto Alegre é a quinta cidade gaúcha que irá receber a exposição. O horário de visitação, no CCCEV, será de terças a sextas-feiras, das 10h às 19h, e aos sábados, das 11h às 18h, com entrada franca.
.
Sobre Danúbio 
.
Nascido em 1925, Danúbio se mudou para o Rio de Janeiro aos dez anos de idade, onde permaneceu por 14 anos. Ao longo de sua carreira, visitou países do bloco comunista, rejeitou a Bienal de São Paulo e o abstracionismo, defendendo uma arte regional, de cunho social, próxima ao Realismo Socialista. Em 1943, estudou com Cândido Portinari e fez cursos de gravura em metal, com Carlos Oswald, e de xilogravura, com Axl Leskoschek, importantes gravadores residentes na capital fluminense.
.
Sob a orientação de Portinari, desenhou modelo vivo com artistas como Iberê Camargo e freqüentou o atelier do paisagista e pintor Roberto Burle Marx e do escultor August Zamoyski, além de ter estudado na Sociedade Brasileira de Belas Artes. No seu retorno a Bagé, conheceu Glauco Rodrigues e Enio Bianchetti e, com eles, fundou o Clube de Gravura de Bagé. Em 1950, viajou a Paris, onde estudou na Academie Julian.
.
Na volta ao Brasil, em 1951, participou, em Porto Alegre, do Clube Amigos da Gravura, fundado por Carlos Scliar e Vasco Prado. Até 1969, Danúbio dedica-se ao mosaico, assinando obras em painéis na Igreja de São Roque, em Bento Gonçalves, no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, junto ao túmulo do padre Reus, em São Leopoldo, e na igreja de São Sebastião, em Porto Alegre.
.
Danúbio foi professor de gravura do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio de Grande do Sul (UFRGS) e diretor do Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre. Entre 70 e 78, ministrou palestras e cursos de xilogravura, litografia, desenho e pintura no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
.
Em 1992 recebeu o Título Honorífico de Cidadão Emérito de Porto Alegre, concedido pela Câmara Municipal de Vereadores. No mesmo ano, ilustra Perótica, portfólio com poesias de Luís Coronel e, em 1995, publica Do Conteúdo à Pós-Vanguarda, editado pela Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre.
.
A obra de Danúbio Gonçalves está presente em diversas coleções particulares e acervos referenciais, a exemplo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, do Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, e da Pinacoteca do Estado de São Paulo e do Museu de Arte Moderna de São Paulo, entre outros.
.
SERVIÇO
O que: Aos Grandes Mestres – Danúbio Gonçalves
Quando: de 28 de julho, a partir das 10h, a 28 de agosto
Onde: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, na Rua dos
Andradas, 1223, Centro Histórico.
Quanto: entrada franca.
Realização: SESC-RS, com apoio de Freitas Lima Consultores Associados e Centro Cultural CEEE Erico Verissimo.
.

.
_____
.

Danubio Gonçalves - QuadroAQuadro 

.



.
.

PampeanaCinematograf | 15 de maio de 2010
Primeira edição de material para o documentário longametragem da série "Grandes Artistas" , sobre o artista plástico gaúcho: Danúbio Gonçalves .
Direção: Henrique F.Lima / Fotografia e câmera : Edu Amorim
.
,
.
.
hedoo22 | 25 de fevereiro de 2008
Documentario feito com Sony XDCAm
.
.
Realizador - Henrique Freitas  Lima
.
.
_____
.
.
programa100limites | 16 de junho de 2010
Neste programa Danúbio nos conta sua longa e brilhante trajetória artística.
.
.

programa100limites | 16 de junho de 2010
nenhuma descrição disponível
.
.
.
programa100limites | 16 de junho de 2010
nenhuma descrição disponível
.
.



Sem comentários: