Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Portugal - Congresso Mundial de Resíduos

Humberto Rosa alerta para a influência dos resíduos na sustentabilidade

2009-10-12

A sustentabilidade actual «está em perigo» e o aspecto mais notório dessa situação são as alterações climáticas, alertou esta manhã Humberto Rosa, secretário de Estado do Ambiente, durante a sua intervenção no Congresso Mundial de Resíduos, que se realiza entre os dias 12 e 15 de Outubro, no Centro Cultural de Belém.
.

A mudança de paradigma foi desencadeada a partir da Revolução Industrial, a partir da qual o homem passa a ser o elemento que provoca a mudança global. Os resíduos têm influência na sustentabilidade. Como exemplo, Humberto Rosa alertou para aquela que dizem ser a maior lixeira do mundo, com o equivalente a duas vezes o tamanho dos Estados Unidos. A sua acumulação cria vastas extensões de resíduos que flutuam nos oceanos, como a conhecida “ilha do lixo”, no Oceano Pacífico (entre a Califórnia e o Havai), que tem sensivelmente o tamanho da França.
.
O plástico é um dos principais problemas dessa ilha, já que a sua fragmentação se confunde com o plancton que alimenta os animais. A este respeito, o presidente da Comissão Técnica e Científica da ISWA - International Solid Waste Association sublinhou que «10 por cento da produção mundial de plástico acaba no oceano». A agravar o cenário, Antonis Mavropolous realçou que, no futuro, a produção de resíduos vai aumentar. «Mesmo os melhores sistemas não são capazes de lidar com os volumes crescentes de resíduos. Vai haver cada vez mais aterros sem controlo», avisa.
.
Esta é uma questão que, do seu ponto de vista, vai dominar os próximos anos, bem como o tráfico de resíduos. «Sabemos que a taxa de resíduos está a aumentar muito depressa. Isto quer dizer que os novos produtos vão ser consumidos muito rapidamente e criar novos resíduos.» As novas máquinas fotográfica foram um dos exemplos dados. «Temos de as deitar fora, porque reparar uma máquina fotográfica sai mais caro do que comprar uma nova e melhor», exemplificou.
.
Antonis Mavropolou chama ainda atenção para o facto de que a nossa sociedade está a chegar a níveis cada vez mais complexos e que, por essa razão, é preciso estar preparado.
.
Com efeito, novas soluções terão de aparecer, referiu Humberto Rosa. Por exemplo, disse o secretário de Estado do Ambiente, «precisamos de grandes inovações no ciclo de vida dos produtos e ao nível dos materiais. Temos de substituir o plástico por materiais biodegradáveis. Tratar os resíduos com valor também é fundamental, criando oportunidades económicas e sociais, como a criação de emprego, acrescentou.
.
Autor / Fonte
Tânia Nascimento
.
.

Sem comentários: