Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Tanto Mar - Chico Buarque


.
.
andressasousa



 uuLyrics » Chico Buarque » » Tanto Mar
 .
(Chico Buarque, 1975)
.
.
Sei que estás em festa, pá
Fico contente
E enquanto estou ausente
Guarda um cravo pra mim
Eu queria estar na festa, pá
Com a tua gente
E colher pessoalmente
Uma flor do teu jardim
Sei que há léguas a nos separar
Tanto mar, tanto mar
Sei também que é preciso, pá
Navegar, navegar
Lá faz primavera, pá
Cá estou doente
Manda urgentemente
Algum cheirinho de alecrim
.
.
André Velloso - Rio de Janeiro, Brazil
alv@domain.com.br 
.
.
http://www.uulyrics.com/music/chico-buarque/song-tanto-mar/
.
.


.
Ícone de canal
Tauil

.
.
Disponibilizo a vocês parte da primeira versão da música Tanto Mar, de 1975, que foi censurada. Quando liberada, em 78, Chico fez outra letra que é a que conhecemos. 

*****

joaogabrielgaldea

.
"Tanto Mar" foi composta por Chico Buarque de Hollanda para homenagear o 25 de Abril de 1974, a Revolução dos Cravos, em Portugal.
.
Enquanto o Brasil completava uma década (das duas que viveu) sob o regime da ditadura, em Portugal, o Estado Novo ditatorial instituído por Salazar (à época comandado por Marcelo Caetano) era derrubado.
.
Nesta gravação de 1978, Chico explica porque "Tanto Mar" foi censurada no Brasil e o que lhe levou a compor duas versões para a canção.
.
A versão original foi editada em Portugal, e exalta a vitória dos portugueses. Na segunda (vídeo), Chico considerou a mudança de contexto e estrutura política e fez uma nova leitura dos acontecimentos na terra de Roberto Leal. (O google taí pra quem quiser saber mais sobre o assunto :c)

Versão 02, liberada pela censura:

TANTO MAR
Foi bonita a festa, pá
Fiquei contente
Ainda guardo renitente um velho cravo para mim
Já murcharam tua festa, pá
Mas certamente
Esqueceram uma semente nalgum canto de jardim
Sei que há léguas a nos separar
Tanto mar, tanto mar
Sei, também, quanto é preciso, pá
Navegar, navegar
Canta primavera, pá
Cá estou carente
Manda novamente algum cheirinho de alecrim


Primeira Versão, censurada:

TANTO MAR
Sei que estás em festa, pá
Fico contente
E enquanto estou ausente
Guarda um cravo para mim
Eu queria estar na festa, pá
Com a tua gente
E colher pessoalmente alguma flor
No teu jardim
Sei que há léguas a nos separar
Tanto mar, tanto mar
Sei também quanto é preciso, pá
Navegar, navegar
Lá faz primavera pá
Cá estou doente
Manda urgentemente algum cheirinho
De alecrim

Sem comentários: