Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O que é medicina alternativa

http://www.ifi.unicamp.br/~ghtc/Contagio/curande1web.jpg
.
A medicina alternativa genericamente engloba os métodos e práticas utilizados em adição ou no lugar do tratamento médico convencional. O escopo preciso da medicina alternativa é questão para debate e depende em grande parte da definição de "medicina convencional". 
.
O debate sobre a medicina alternativa é ainda mais complicado devido à diversidade de tratamentos que são categorizados como alternativos, os quais podem incluir práticas espirituais e metafísicas, tradições não-européias, técnicas novas de cura, entre outros. Defensores de uma categoria de medicina alternativa podem rejeitar as outras.
.
Muitos na comunidade científica definem a medicina alternativa como qualquer tratamento de eficácia e segurança não verificados através de estudos controlados que puderam ser repetidos e comprovados.
.
 Defesa da medicina alternativa 

Defensores da medicina alternativa afirmam que as terapias alternativas muitas vezes dão ao público serviços não disponíveis na medicina convencional. Esse argumento encobre uma ampla gama de áreas, como métodos alternativos de alívio da dor, serviços de redução de estresse, entre outros métodos preventivos que não são tipicamente parte da medicina convencional.
.
Críticas à medicina alternativa
Devido à ampla variedade de medicinal alternativas, poucas críticas aplicam-se a todas suas categorias. As críticas mais comuns à medicina alternativa são:
.
Falta de testes apropriados
.
Apesar do grande número de estudos sobre a medicina alternativa, seus críticos afirmam que não há estatísticas sobre como muitos desses estudos foram controlados, reproduzidos para comprovação ou quantos produziram resultados suportando a medicina alternativa. Muitas formas de medicina alternativa são rejeitadas pela medicina convencional porque a eficácia do tratamento não foi demonstrada através de estudo clínico duplo-cego aleatório. Muitas pessoas podem atribuir alívio à uma terapia alternativa ineficaz devido ao efeito placebo, por causa da natureza cíclica de certas doenças ou o paciente nem estava doente de fato.
.
Falta de segurança
.
Críticos da medicina alternativa dizem que as terapias duvidosas podem ocasionar morte, lesões sérias e sofrimento desnecesário.
.
Atraso em porcurar tratamento médico convencional
.
Pessoas que tiveram sucesso com a medicina alternativa no tratamento de problema de pouca gravidade podem se convencer da sua eficácia e acreditar que ela seja a mais indicada para doenças mais sérias que podem ser fatais ou requerer tratamento por toda a vida. Desta forma, o tratamento da medicina convencional é deixado de lado ou atrasado, ocasionando a evolução de doenças séria
 .
Artigos relacionados:
.
Efeito placebo
O que você precisa saber sobre suas costas
Dor nas costas
Dor Lombar
Coluna vertebral
Linfoma
Linfonodos sentinelas e axilares
Câncer no sistema linfático ou linfoma
Linfonodos ou gânglios linfáticos
Prevenção de varizes
Escleroterapia
Tratamento de Varizes - Cirurgia, Escleroterapia
Sistema Linfático
Automassagem para corredores
Eletroterapia
Estimulação Russa
Manthus
Corrente Russa

..
Artigos sobre medicina alternativa:
.
Quiropraxia
Acupuntura para emagrecer
Acupuntura - Yin e yang e medicina chinesa
Reflexologia
Shiatsu
Medicina Tradicional Chinesa - Teoria e eficácia
Acupuntura
Homeopatia
Medicina ortomolecular
Massoterapia
O Poder da Massagem
Tai Chi Chuan
Aromaterapia
Seis regras de ouro para medicina altenativa
Yoga
Ashtanga Vinyasa Yoga
Hatha Yoga
Kriya Yoga
Dieta Ortomolecular
Bambuterapia - Massagem feita com bambu
.
  .
Créditos:
Tradução: © 2006, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Alternative medicine" (en.wikipedia.org/wiki/Alternative_medicine).
. .
http://www.copacabanarunners.net/medicina-alternativa.html
.
 http://www.bibliomed.com.br/images/articlesimg/22jul00.jpg

Sem comentários: