Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Luanda - Semba e kazukuta no Carnaval 2010


.
.

RTP
.

Artes & Espectáculos

Carnaval em Luanda

Luanda já deu início à temporada carnavalesca de 2009.

Vários grupos desfilaram na marginal da cidade.

2008-10-06 10:45:00
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
.
14-02-2010 13:56
Entrudo
Semba domina estilo de dança no Carnaval 2010
.


Angop
União Sagrada Esperança vai dançar semba no Carnaval
União Sagrada Esperança vai dançar semba no Carnaval



Luanda  – O Semba, uma dança tipicamente angolana, vai dominar a edição do Carnaval, temporada 2010, que sai a rua neste domingo e com o acto central a decorrer na terça-feira (16) na Marginal de Luanda.
 .
Dos 38 grupos que estarão em acção nos três dias de desfile, 32 apostaram no Semba, enquanto que quatro têm na Kabetula o estilo de eleição e dois, nomeadamente o União Operário Kabocomeu, vencedor da primeira edição do Carnaval de Angola independente, e o Kazukuta do Sambinza, ambos do município do Sambizanga, vão dançar o kazukuta.  
 .
Os grupos carnavalescos mais tradicionais como o União Kwanza, União Kiela, Unidos Mundo da Ilha, Unidos de Caxinde e o União 17 de Setembro apostam neste estilo de dança para conquistar os prémio em disputa.
 .
Nesta edição do Carnaval, o Semba vai rivalizar com o “Kazukuta”, outro estilo que já esteve em destaque na década de 80.
 .
Grupos como o União Kazukata do Sambizanga, União Operário Kabocomeu, ambos da Classe A, são os defensores do Kazukuta.


______________________
15-02-2010 19:44
Carnaval

União Domant estreiou-se no Carnaval de Luanda


Luanda - O único grupo do município de Cacuaco, o Domant  marcou hoje, na pista de dança da Marginal,  a sua estreia  no Carnaval de Luanda,  desfilando na penúltima posição da Classe B.
 .
Com uma indumentária de cores vermelho, branco, amarelo e preto, o colectivo tem 200  integrantes e dança semba. 
 .
A alegoria deste grupo representa a selecção nacional de futebol. A  canção chama-se igualmente “ Domant”.
 .
Fundado aos 26 de Março de 2009 tem como comandante, Elídio Eliseu, e rainha, Joana  Domingos, de 42 anos.

.
.
_________________
.
15-02-2010 17:37
.
Carnaval

União Petrolíferos procura na Marginal de Luanda regresso a classe A
.


Luanda -  O  grupo carnavalesco União Petrolíferos encontra-se ja  na pista da Marginal de Luanda, local onde decorre a exibição dos grupos da classe B, em adultos.
 .
Comandado por Jorge Monteiro, o colectivo do Sambizanga, fundado em 1988, tem como objectivo ocupar um dos cinco primeiros lugares para voltar a classe A do Entrudo de Luanda.  O grupo tem 21 partcipações no Carnaval.
 .
Os integrantes do  grupo estão a dançar semba, vestidos com as cores azuis, vermelho, branco.
 .
O carro alegórico retrata uma sonda de  petróleo.
.
.
___________
.
15-02-2010 10:37
.

Carnaval
Polícia Nacional intensifica acções preventivas na baixa de Luanda

.


 Luanda - O Comando de Luanda da Polícia Nacional (PN) adverte que os cidadãos que perturbarem a ordem pública, durante a festa do Carnaval principalmente na Marginal de Luanda, serão punidos com medidas judiciais, disse hoje à Angop, no município da Ingombota, o chefe do Gabinete de Comunicação e Imagem da corporação na província, primeiro superintendente chefe Jorge Bengui.
 .
De acordo com o oficial superior da PN, os infractores que puserem em perigo a segurança de outras pessoas, com agressões físicas, roubos e outros crimes graves vão ser detidos e encaminhados para o Tribunal de Polícia da Ingombota para julgamento sumário.
 .
Nesta senda, apelou à população no sentido de colaborar com as forças policiais, com vista a dançarem o Carnaval num ambiente calmo, devendo, por isso, cumprir com as instruções da Polícia divulgadas neste período de festa.
 .
Por isso, defendeu a necessidade da mobilização de todos para participar na sua própria segurança. ?Estamos a coordenar a segurança, mas é bom que todos participem para se evitar anomalias ", apelou.
 .
Durante os desfiles da classe infantil, não foram registados ocorrências de realce, apenas algumas ofensas corporais simples derivado de consumo excessivo de álcool, o que se espera um comportamento cívico por parte da população, hoje no desfile da classe B.
 .
Durante o desfile central, com início previsto para as 16H00, na Marginal de Luanda, estarão destacados mil e 500 efectivos do Comando Provincial da Polícia Nacional, entre oficiais, sargentos e praças.
 .
Os efectivos maioritariamente pertencem ao Comando da 1ª Divisão, Unidade Operativa de Luanda, Polícia de Trânsito, Serviço de Bombeiros e de outras divisões afectas ao Comando Geral da Polícia Nacional, vão trabalhar em cooperação com outros órgãos de defesa e segurança, como a Polícia Militar e Serviços de Fiscalização do Governo Provincial de Luanda (GPL).
 .
O Serviço de Bombeiros prevê destacar 50 elementos em toda a extensão da Baia e da Avenida Marginal de Luanda para garantir a segurança dos foliões, com carros para o combate a incêndios com a capacidade de 90 mil litros de água cada um, bem como botes salva-vidas, dos quais dois da Capitania do Porto de Luanda.
 .
A Unidade de Trânsito de Luanda está presente no local do desfile e imediações (Avenida da Marginal) um efectivo composto por 60 homens. Estes efectivos funcionam, da entrada da Ilha ao Porto Comercial de Luanda e em outras ruas adjacentes.
 .
Assim, as pessoas com credencial do tipo A deverão estacionar as viaturas no largo Alfredo Trone (entre o Banco de Poupança e Crédito e Unidade Central da Marinha de Guerra de Angola), os do B na zona entre o Comando Provincial da Polícia Nacional e o IJCA, enquanto para que os detentores do C está reservado o largo Fernando da Cruz, defronte ao edifício dos Correios de Angola.
  .
A pista da Marginal vai testemunhar de 14 a 16 deste mês os desfiles de 37 grupos carnavalescos da capital do país, inscritos nas classes A, B e C (Infantil).
.
.
_______
.
15-02-2010 17:07
.
Carnaval
Grupo União Estrela do Povo abriu desfile da classe B
.

Luanda -  O grupo União Estrela do Povo, do município do Cazenga abriu o desfile da classe B do Carnaval de Luanda, que decorre neste momento na Marginal de Luanda.
.
Este colectivo fez recurso do estilo semba para a sua coreografia.
 .
Vestido com as cores amarelas, vermelhas, branco e azul, 180 integrantes mostraram o seu vigor.
 .
O tema da canção é " Mukuaxi", de autoria de José Joaquim.
 .
 Fundado em a 11 de Novembro de 1968, participou em 22 edições e já obteve o segundo lugar da classe A em 2000.
 .
Este grupo é comandado José Joaquim.
.
.
________
.
14-02-2010 13:49
.
Luanda
Maianga é o mais representativo no Carnaval
.


Angop
Grupo Comandante Kwenha desfila na classe B
Grupo Comandante Kwenha desfila na classe B



Luanda - O município da Maianga é o mais representativo na presente edição  do Carnaval na província de Luanda, aparecendo com 10 grupos nas três classes A, B e C.
 .
O município, que conta com o histórico e candidato União 10 de Dezembro, vencedor de quatro edições do Entrudo, tem na classe A três colectividades (10 de Dezembro, Amazonas do Prenda e Jovens da Cacimba).
 .
A Maianga terá ainda a desfilar na Marginal cinco grupos infantis e dois da classe B, também de adultos.
 .
Sambizanga segue com sete grupos cada, entre os quais actual detentor do título da classe A,  o União Kiela, e o histórico e vencedor da primeira edição do Carnaval independente, o União Operário Kabocomeu.
 .
Com cinco grupos está o município do Kilamba Kiaxi, entre os quais o 17 de Setembro, que vai concorrer na classe A. Os demais grupos o farão na classe B (03) e C com um grupo.
  .
O município tem quatro agremiações na classe A, uma B e dois na categoria infantil.
.
Na quarta posição está o município do Rangel, que coloca a desfilar na Marginal seis grupos, sendo dois da classe A, três da B, ambos de adultos, e um na infantil.
  .
O Cazenga contará com três grupos, entre os quais dois na categoria B e um na infantil.
 .
O município da Ingombota, que tem o grupo mais titulado do Carnaval de Luanda, o União Mundo da Ilha, terá ainda Unidos do Caxinde representado na classe A, enquanto que a Samba coloca o mesmo número de grupos na mesma classe.
 .
Viana e Cacuaco aparecem com apenas dois grupos cada, sendo que o -primeiro está representado na classe B, e o segundo na B e na C.
.
.
_______

.
14-02-2010 21:12
.
Carnaval
Grupos infantis garantem preservação da tradição
.


Angop
Grupos infantis garantem preservação da tradição
Grupos infantis garantem preservação da tradição


Luanda – Onze grupos infantis do Carnaval de Luanda apresentaram-se este domingo na Avenida 04 de Fevereiro (Marginal), onde demonstram coreografias assentes em valores tradicionais, como prova do comprometimento com a preservação da cultura.
 .
Com os géneros de dança semba, kazucuta e varina, os concorrentes representaram os ritmos característicos da cultura angolana, reafirmando a predisposição de preservarem e melhorarem em alguns aspectos a forma de as representar.
 .
Mesmo com um atraso de uma hora, derivado da chuva que se registou ao principio da manhã, as crianças dançaram com alegria e interpretaram canções que exaltam a educação, preservação dos valores morais e cívicos, bem como luta contra a violência.
 .
Contrariamente às edições anteriores, em que concentravam-se apenas defronte à tribuna principal, para dançar em espécie de marcha rítmica, este ano os grupos usaram da imaginação e do espaço delimitado para garantirem pontos e mostrarem aos presentes o resultado de um trabalho desenvolvido durante meses.
 .
Dispostos a destronarem o Cassules dos Jovens da Cacimba, detentores do título, e levarem para casa os 10 mil dólares em disputa, capricharam na indumentária e inovaram nas mensagens e letras das canções.
 .
O Cassules Kazucuta, do Hoji ya Henda, do município do Cazenga, inspirou-se, por exemplo, no União Operário Kabocomeu, do Sambizanga, tendo enaltecido a importância e o valor desta colectividade no mercado carnavalesco luandense.
 .
Nesta “guerra” pelos prémios, valeu o sentido criativo dos grupos, que decidiram mudar de postura e apostar na introdução de algumas mudanças na forma de dançar.
 .
Com passos bem ensaiados e sincronizados, as crianças deram azo à imaginação e proporcionaram muita alegria aos cerca de três mil foliões presentes na Marginal de Luanda.
.
.
_________
.
14-02-2010 16:12
Carnaval

Marginal de Luanda compõe-se para desfile infantil
.

Angop
Pormenor da Marginal de Luanda
Pormenor da Marginal de Luanda

  Luanda  – A Marginal de Luanda, localizada na zona baixa da capital do país, apresenta-se já com o colorido típico das festas de Carnaval, notado desde as bancas às tribunas, onde estarão  presentes os convidados para o desfile da Classe C (Infantil).
 .
A chuva que se fez sentir nas primeiras horas deste domingo  não atrapalhou o andamento dos trabalhadores de limpeza e da
organização, que têm já montado o aparato de som e outros materiais de suporte para os desfiles.
.
A poucos minutos do início da “festa”, algumas pessoas vão chegando de forma tímida à Marginal, onde estarão em competição 11 grupos. 
 .
A Polícia Nacional está no local a organizar o trânsito automóvel, que ainda não foi interditado, assim como os jornalistas de vários órgãos nacional, que procuram o melhor ângulo de reportagem.
 .
Homens vestidos de mulheres, crianças a usarem máscaras de heróis de filmes começam já a aparecer fantasiados na marginal.
 .
O cenário está montado, falando apenas que os artistas entrem em palco para exibir-se diante dos milhares de assistentes.
.
._______________
.
15-02-2010 17:57
Carnaval
União Angola Independente já na pista da Marginal de Luanda
.

Luanda – O grupo União Independente, do município do Kilamba Kiaxi, está neste momento a mostrar as suas pontencialidades na pista de dança da Marginal de Luanda.
 .
Fundado aos 20 de Janeiro de 1978, o grupo participou em 31 edições. O grupo foi o vencedor das edições de 1994, 1995 e 1996.
 .
Dançando semba, o seu comandante é Paulino de Almeida. As cores predominates da indumetaria são o amarelo, vermelho, castanho e branco.
 .
Com o canção “ Soltaram o Batuque”, o colectivo leva como alegoria a figura do Tchinganje.
.
.
_____
.
14-02-2010 17:25
.
Carnaval
Cassules do Fogo Negro homenageia Taag
.


Angop
Grupo Cassules do Fogo Negro
Grupo Cassules do Fogo Negro


Luanda - O grupo Cassules do Fogo Negro, segundo do desfile da Classe Infantil do Carnaval de Luanda, está a homenagear, nesta altura, na Marginal, a Transportadora Aérea Angolana (Taag).
 .
O grupo, que vem do município da Maianga, trouxe à Marginal 220 integrantes, dançando o semba.
 .
Trajando roupas em que predominam as cores brancas, amarelo, vermelho e azul, homenageia a Taag pelos serviços prestados à Nação.
.
“Nasce uma nova Taag” é o título da canção deste grupo.
.
.
____
 .
14-02-2010 18:10
.
Carnaval
Cassules do Amazonas do Prenda realça importância da educação


Angop
Cassules dos Amazonas do Prenda
Cassules dos Amazonas do Prenda


 .
Luanda - O grupo Cassules do Amazonas do Prenda, do município da  Maianga, tem na educação o seu cartão de apresentação, para convencer o juri da classe infantil do Carnaval de Luanda, cujo desfile decorre na Marginal.
 .
Com 210 integrantes, o grupo, o sexto a desfilar na pista da Marginal, fala do futuro da criança como responsáveis pelos destinos do país.
 .
Com o lema “Na escola respeita-se a lei, moral e a cultura”, o colectivo apresenta-se trajado com as cores laranja, amarelo, verde alface e cinzento. 
..
_____
.

Tradição e presente com Mundo da Ilha

Jornal de Angola - ‎13 de Fev de 2010‎
Considerado o papão do Carnaval de Luanda, o União Mundo da Ilha surgiu para recolher os foliões logo após o início da luta de libertação nacional. ...
.
13-02-2010 20:46
Carnaval
União Mundo da Ilha leva três mil foliões na Marginal

.


Luanda – O grupo carnavalesco União Mundo da Ilha, do município da Ingombota,  vai levar, terça-feira, para o desfile central na Marginal de Luanda, cerca de três mil foliões para mostrar todo o seu talento.
 .
Em declarações hoje à Angop, aquando dos ensaios gerais, o presidente deste grupo António Custódio, referiu que este número de integrantes demonstra a tradição do seu colectivo em dançar e participar activamente no Entrudo. 
 .
O presidente ressaltou ainda a força carnavalesca que é transmitida para as novas gerações pelos mais velhos do grupo, que  ainda dançam a maior festa popular do país.
 .
As cores azuis e  brancas são as que predominam  na indumentária deste colectivo da Ilha de Luanda.
 .
.
==========
.
15-02-2010 23:48
.
Entrudo
Catorze grupos prontos para o desfile provincial no Kwanza Norte
.


Ndalatando - Catorze grupos carnavalescos participam terça-feira em Ndalatando, Kwanza Norte, no desfile provincial do Carnaval na categoria de adultos, a decorrer no Largo da ETP.
.
Dentre as agremiações destacam-se 11 do município de Cazengo, sede da província, enquanto que as municipalidades de Kambambe, Samba Cajú e Banga exibirão com um grupo cada.
 .
Segundo declarou hoje (segunda-feira) à Angop, em Ndalatando, o director provincial da Cultura no Kwanza Norte, David João Buba, todos os grupos inscritos, quer tenham sido apurados ou não para o desfile provincial receberam os respectivos apoios financeiros e materiais, acentuando que governo da província disponibilizou sete milhões 381 mil Kwanzas para o efeito.
 .
As dotações monetárias entregues aos grupos variaram entre os 140 e os 100 mil Kwanzas para o escalão de adultos, frisou o responsável.
.
As agremiações infantis, cujo desfile central decorreu domingo, receberam 80 mil Kwanzas cada.
 .
A premiação para o escalão de adultos abrangerá até o quinto classificado, devendo caber ao grupo vencedor 400 mil Kwanzas, ao passo que os quatro outros receberão 300, 200, 150 e 100 mil Kwanzas, respectivamente.
.
Já para o escalão infantil a classificação irá até ao oitavo lugar, com os prémios na ordem dos 200, 150, 100 e 80 mil Kwanzas para os quatro primeiros, respactivamente, enquanto que aos quatro últimos caberão  70, 60, 50 e 40 mil Kwanzas.
 .
A publicação da classificação para as duas categorias acontecerá a 17 de Fevereiro.


 

Sem comentários: