Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Mediadores Municipais do ACIDI - Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural

COMEÇAR DE NOVO...

 

quinta-feira, 28 de Janeiro de 2010


FANTÁSTICA!

.

* Emília Pinto



Dei este título ao post, porque é o que realmente acho da notícia que ouvi há dias na Rádio Renascença sobre a integração das diversas raças na nossa sociedade portuguesa. Como todos sabem, a etnia que mais problemas tem é a cigana, por razões das mais variadas. Para resolver este problema ou, pelo menos, atenuá-lo, a autarquia de Sines candidatou-se ao projecto Mediadores Municipais do ACIDI - Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural e passou a contar com a colaboração do Mediador Cigano. A este projecto candidataram-se outras autarquias que também já estão a beneficiar deste tipo de ajuda.


A área prioritária de actuação do mediador cigano será a educação, através de uma intervenção junto dos mais novos, com o intuito de valorizarem a escola e a formação profissional como elemento indispensável para o seu desenvolvimento pessoal.
Os resultados esperados do projecto são:



- Diminuir em 5% o insucesso escolar das crianças e jovens de etnia cigana;
- Apoiar 60% dos estudantes na concretização das suas tarefas escolares;
- Encaminhar 5 jovens para a formação profissional;
- Alargar a idade de frequência da escola de 5% de raparigas estudantes.

-Abranger 70% da comunidade educativa em acções de sensibilização sobre a cultura cigana

( informações tiradas da internet)

Segundo o Mediador da autarquia de Sines que estava a ser entrevistado na Rádio Renascença este projecto está a ter bons resultados, pois tem havido muito colaboração da parte dos cidadãos ciganos; muitas vezes já são eles a procurarem o mediador para se aconselharem sobre os mais variados assuntos o que é uma prova de que estão interessados numa boa integração na sociedade onde estão inseridos.

Não conhecia este projecto, mas achei-o de grande importância. É do interesse de todos que as várias culturas que integram a nossa sociedade vivam em harmonia. É um passo importante para diminuir a violência que, em muitos casos, está associada à dificuldade de integração das diferentes raças. Espero sinceramente que este projecto piloto tenha sucesso para que assim seja implementado em todo o país.



Emília Pinto

Sem comentários: