Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Movimento organiza mostra de filmes feministas e anticapitalistas





Movimentos

Vermelho - 3 de Dezembro de 2009 - 17h41

.

Movimento organiza 1º Mulheres à Mostra em São Paulo, reunindo filmes, vídeos e debatedoras para debater a superação do machismo e do capitalismo.

"Alguns perguntam se o feminismo é atual. A maneira como o capitalismo reorganizou a vida das mulheres nos dá algumas dicas para responder essa questão". Com esta frase é inciada a apresentação do evento, que ocorre nos dias 03 e 10 d edezembro, a partir das 19 horas, por organização da Sempreviva Organização Feminista e do Cineclube Pólis, onde ocorrerá o 1º Mulheres à Mostra. 
.
Leia o restante da apresentação do evento e confira a programação:
.
"O padrão de feminilidade vendido em pequenas parcelas, a milionária indústria da beleza e da magreza, como se o destino único das mulheres fosse estar bela para agradar, entram como verdades na vida de todas. As feministas sempre afirmaram que os nossos corpos nos pertencem. Isso significa dizer que toda mulher tem que ter direito de viver livre das amarras do mercado que nos transforma em mercadoria a ser vendida e em consumidora para garantir o lucro".
.
Programação
.
Dia 03 de dezembro às 19hs
.
CARTA MUNDIAL DAS MULHERES PARA A HUMANIDADE - (Brasil, 2005, 30 min)
O vídeo conta um pouco da 2ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres, lançada em 2005 no Brasil. Uma passeata de 30 mil mulheres na Av. Paulista marcou definitivamente esse movimento. De São Paulo partiram em viagem a Carta Mundial das Mulheres para a Humanidade e uma colcha feita por retalhos trazidos por mulheres de várias partes do mundo.
,
SIMONE DE BEAUVOIR, UMA MULHER ATUAL - (França, 2007, 52 min)
Por ocasião do centenário do nascimento de Simone de Beauvoir (janeiro de1908), Dominique Gros propõe evocar a personalidade da romancista, filosofa, mas também a ativista política e feminista. O filme vai ao encontro desta mulher, em toda a sua riqueza e complexidade, a luz de um período rico em mudanças. Boa parte do filme evoca a franco-americana: paisagens urbanas, bares, NovaYork, Chicago, Paris... A recordação de toda natureza política ou literária podem ser organizadas paralelamente à França e EUA. Desde sua viagem aos EUA em 1947 a partir da qual Simone de Beauvoir fará muitas viagens de regresso entre os dois países.
Debate com Tatau Godinho - Diretora da SOF e militante da Mundial das Mulheres.
.
Dia 10 de dezembro às 19hs
.
DESENHO DO CORPO - (Brasil, 2009, 52 min)
Direção: Cristiane Arenas
Produção: Fundação Padre Anchieta - TV Cultura
O padrão de beleza feminina vigente na sociedade é de um corpo jovem, magro e esbelto. Vera França, de 67 anos e modelo vivo à 40 anos, conduz um interessante diálogo entre diversos especialista de arte, estética e sociedade mostrando aspectos da construção do possível e ideal para beleza. O documentário mostra o olhar de teóricos e não teóricos sobre a imagem do corpo feminino.
Debate com Maria Lúcia Silveira - Socióloga e Cristiane Arenas - diretora do filme.

Local: Cineclube Pólis
Rua: Araújo, 124, Centro (Esquina com a Gal. Jardim - Próximo ao Metrô República)

Fonte: Marcha Mundial das Mulheres
.



Sem comentários: