Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

domingo, 31 de janeiro de 2010

DW World - 1936: Abertura dos Jogos Olímpicos de Berlim

Calendário Histórico

1936: Abertura dos Jogos Olímpicos de Berlim

No dia 1º de agosto de 1936, ditador nazista Adolf Hitler abria oficialmente os Jogos Olímpicos de Berlim.


Com a economia recuperada depois da derrota na Primeira Guerra Mundial, o ditador nazista Adolf Hitler convencera os membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) de que Berlim seria ideal para a realização da Olimpíada daquele ano.
.
Pela primeira vez, uma ditadura sediava o evento mundial. "Eu declaro aberta a 11ª edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna em Berlim", declarou Hitler no pronunciamento que deu início às disputas.
.
O pioneirismo dos Jogos de 1936
.
A competição mundial foi precursora em diversos aspectos. Além do panorama político, as Olimpíadas também foram as primeiras televisionadas da história. A televisão, invenção de 1926 do escocês John Baird, transmitiu através de três câmeras algo que seria um projeto experimental para a expansão da informação em todo o mundo. O controle de imagens era realizado por autoridades do regime que censuravam tudo que pudesse prejudicar a imagem do país.
.
Propaganda nazista
.
Sabendo da eficácia da TV como meio de propaganda política, o ministro nazista Joseph Goebbels encomendou um filme que retratasse a supremacia dos atletas "arianos" frente aos outros esportistas. Sob a direção de Leni Riefenstahl, foi rodado o filme Götter des Stadions (Deuses do Estádio), que registrou em mais de 300 quilômetros de película os principais resultados daquela Olimpíada para os alemães.
.
Outra novidade dos Jogos de 1936 foi a chegada da tocha olímpica diretamente de Atenas, onde foram realizadas as primeiras competições, até a cidade-sede do evento daquele ano. A chama queimou durante 11 dias até chegar à capital alemã, no dia da abertura da competição internacional, para acender a pira olímpica. Ao final da cerimônia, 100 mil alemães gritaram "Heil Hitler" (Salve Hitler) e mais de 20 mil pombos brancos foram soltos nos céus de Berlim.
.
Frustração do Führer 
.
Temendo um boicote, principalmente dos Estados Unidos, Hitler não interferiu na decisão dos norte-americanos de colocar negros e judeus em sua delegação. Para enorme desgosto do regime nazista, a maior revelação das disputas foi Jesse Owens, um atleta americano e, ainda por cima, negro.
.
Jesse Owens conquistou quatro medalhas de ouro. Hitler se recusou a entregar as medalhas e enfureceu-se com o atleta alemão, concorrente de Owens, Lutz Long, que além de ajudar o norte-americano a conquistar a medalha de ouro ainda o parabenizou pela conquista com um abraço.
.
Apesar da grandiosa conquista americana, nada disso foi divulgado pela imprensa alemã. Goebbels proibiu notícias sobre as vitórias dos negros norte-americanos nos jornais alemães. O patamar mais elevado do pódio só poderia ser ocupado por alemães.
.
Resultados decepcionam o Führer
.
A Alemanha terminou a Olimpíada com o melhor saldo entre os países participantes: 33 medalhas de ouro, 26 de prata e 30 de bronze contra 24 de ouro, 20 de prata e 12 de bronze dos Estados Unidos. O resultado, entretanto, não agradou a Hitler, que esperava dos atletas alemães ao menos 60 medalhas de ouro.
.
Em 1939, a Alemanha invadiu a Polônia, dando início à Segunda Guerra Mundial. O conflito impediu a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 1940, e de Londres, em 1944.
Stefan Nestler (tj)
 .
.

Sem comentários: