Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

sábado, 23 de janeiro de 2010

Cinema brasileiro melhorou desempenho em 2009



 

Cultura

Vermelho - 21 de Janeiro de 2010 - 16h10

Cinema brasileiro melhorou desempenho em 2009

O melhor desempenho do cinema brasileiro dos últimos cinco anos: este é o resultado do balanço do mercado cinematográfico em 2009, divulgado pela Agência Nacional de Cinema (Ancine). Os números demonstram um crescimento significativo no público e na renda das salas de exibição, o que se deve ao bom desempenho das produções nacionais.

.
Segundo Manoel Rangel, diretor-presidente da Ancine, esses resultados positivos indicam que o cinema brasileiro está vivendo uma nova fase: “A produção nacional está ocupando o mercado de forma continuada e consistente, no que parece ser um ciclo sustentável de crescimento. A safra de filmes programados para 2010 nos permite acreditar na manutenção dos índices de ocupação alcançados em 2009 e apostar no crescimento desta participação”, avalia Rangel.
.
“Isso é fruto do compromisso dos produtores brasileiros, distribuidores e exibidores, de uma política cultural atenta a todos os elos da cadeia econômica do setor, da parceria entre o Estado e as empresas privadas, enfim, planejamento”, acrescenta.
.
Os números
.
Em relação a 2008, o público de filmes brasileiros em 2009 cresceu 76%. A participação da produção nacional no público total das salas (“market share”) fechou o ano em 14,28%.

Em 2009 foram lançados comercialmente 84 filmes nacionais, sendo 45 de ficção, 38 documentários e uma animação, enquanto os lançamentos estrangeiros foram 235: 144 americanos e 91 de outras nacionalidades.
.
Diversos fatores têm levado a uma reaproximação entre o cinema brasileiro e seu público: a melhor qualidade técnica dos filmes, a maior organização dos agentes do setor e um calendário de lançamentos mais estratégico - mas, sobretudo, a realização de filmes que caem no gosto dos espectadores, em diferentes gêneros e faixas do mercado.
.
O filme “Se Eu Fosse Você 2”, que liderou a lista dos filmes nacionais, vendeu 6.112.851 ingressos e arrecadou R$50.543.885, superando o recorde anterior da retomada, que era de “Dois Filhos de Francisco”, lançado em 2005, com 5.319.677 espectadores.
.
Cota de tela

.
A Agência Nacional de Cinema (Ancine), vinculada ao Ministério da Cultura, encerrou, ontem (20) a consulta pública sobre a instrução normativa que regulamenta o cumprimento da exibição obrigatória de filmes brasileiros de longa metragem pelas de salas cinema, a chamada cota de tela.
.
O objetivo é colher contribuições para o aperfeiçoamento das relações entre a Ancine e os agentes dos diversos setores da atividade audiovisual brasileira. Pela primeira vez é feita uma pesquisa de opinião sobre as normas para cumprimento e aferição da exibição obrigatória de filmes nacionais.
.
Com informações da Ancine

.
.

Sem comentários: