Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

sábado, 23 de janeiro de 2010

Os rituais gastronômicos do Natal celebram o Menino Jesus? - Fatima Oliveira *

Colunas

Vermelho - 23 de Dezembro de 2009 - 1h54

Os rituais gastronômicos do Natal celebram o Menino Jesus?

Fatima Oliveira *

Onde nasci não se falava muito em dia de Natal, era Dia do Nascimento, conforme escrevi em "O espírito dos natais passados: Natal ou Dia do Nascimento?" (23.12.2008). O centro da comemoração era o Menino Jesus, daí a imperiosa presença dos presépios e da "tiração de reis" - apresentação de reisados, iniciados na véspera do Dia do Nascimento, indo até ao Dia de Reis, 6 de janeiro. Os reisados são autos natalinos de uma beleza indescritível.

.

O adorável dos dias santos católicos, como Semana Santa e Natal, é o cardápio, já que o ponto alto de tais festas é a comilança, pois os rituais culinários são de dar água na boca. Um complicador contemporâneo é que as comidas tradicionais do Natal brasileiro foram relegadas ao esquecimento, tendo sido substituídas por costumes alimentares de países de clima frio.
.
Em minha família de origem, o almoço do Dia do Nascimento era sagrado, com peru e leitoa. Não havia a cultura de Papai Noel e nem de presentes. Isso era lá no sertaozão bravo, porque na capital, São Luís do Maranhão, o Natal já era infestado de Papai Noel, ceia de Natal e quetais, embora até hoje os presépios sejam venerados.
.
O escritor baiano João Ubaldo Ribeiro, em "Jingobel, Jingobel (Uma história de Natal)", diz que na ilha de Itaparica, "Referentemente ao Natal, podemos dizer que temos aqui muitos tipos, dependendo. Já tivemos mais, porém o Natal é uma festa que nem todos reúnem condições, aliás, verdade seja dita quase que nenhuns aqui... Então o Natal aqui é isso mesmo, é a televisão".
.
Depois que tive a minha própria casa, a cultura gastronômica natalina europeia passou a existir, pois Natal para o meu marido era cultura europeia. Honestamente, continuo gostando muito mais do almoço de Natal do que da ceia natalina. Resolvemos o possível problema criando a nossa prole nas duas tradições gastronômicas.
.
O escritor colombiano Gabriel García Marquez, em "Estas sinistras festas de Natal" (1980), inicia dizendo que "Ninguém mais se lembra de Deus no Natal. Há tanto barulho de cornetas e de fogos de artifício, tantas grinaldas de fogos coloridos, tantos inocentes perus degolados e tantas angústias de dinheiro, para se ficar bem acima dos recursos reais de que dispomos, que a gente se pergunta se sobra algum tempo para alguém se dar conta de que uma bagunça dessas é para celebrar o aniversário de um menino que nasceu há 2.000 anos em uma manjedoura miserável, a pouca distância de onde havia nascido, uns 1.000 anos antes, o rei Davi".
.
E finaliza de modo contundente: "Tudo isso em torno da festa mais espantosa do ano. Uma noite infernal em que as crianças não podem dormir com a casa cheia de bêbados que erram de porta buscando onde desaguar ou perseguindo a esposa de outro que acidentalmente teve a sorte de ficar dormindo na sala. Mentira: não é uma noite de paz e amor, mas o contrário. É a ocasião solene das pessoas de quem não gostamos(...) Não é raro, como acontece frequentemente, que a festa acabe a tiros".
.
Corroborando Gabriel García Marquez com minha experiência de muitos e muitos plantões em pronto-socorros, tanto em 24 quanto em 31 de dezembro, posso dizer que o Natal é uma festa violenta - parentes quebrando garrafas de cerveja na cabeça de quem não gostam e muitos acidentes com crianças, principalmente em bicicletas e velocípedes novos. Bem mais violenta que as comemorações do Ano Novo, embora a primeira seja uma festa em família e a segunda "uma festa de rua".

.
* Médica e escritora. É do Conselho Diretor da Comissão de Cidadania e Reprodução e do Conselho da Rede de Saúde das Mulheres Latino-americanas e do Caribe. Indicada ao Prêmio Nobel da paz 2005.
.

* Opiniões aqui expressas não refletem necessáriamente as opiniões do site.

.

  • SANTO NATAL

    23/12/2009 15h57
    Cara amiga,não sei qual o seu credo e isto não está em foco aqui. Mas concordo com vc em genero numero e grau,sou tambem interiorano,sou de Minas um estado em que areligiosidade tem uma profunda raiz na nossa alma. Vejo com saudade e tristeza o tempo que não volta mais,aquele tempo em que se reunia em torno de uma mesa às vezes não tão farta de comidas mas farta de amor familiar,com os olhos voltado pára o presépio onde o verdadeiro aniversariante recebia carinhos da criançada e veneração dos mais velhos,era um tempo em que a atmosfera éra de alegria sincera porque alí estava a razão de nos mantermos unidos e salvos do pecado,esta era a atmosfera que viviamos.Diferentemente dquela época hoje vivemos o natal do papai noél,sem na maior parte das vezes nos lembrarmos do verdadeiro simbolo da festa. hoje o mote é dar presentes,comer muito se enbebedar e claro até mesmo correr para os moteis para "COMERMORAR".É uma pena ver isto,traz muito sofrimento. SDS
    Carlos
    Itabira - MG
    .
    .

Sem comentários: