Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Mais de metade das espécies em Portugal estão em risco






A Liga para a Protecção da Natureza alertou que mais de metade das espécies de animais e plantas em Portugal estão ameaçadas, como o lince ou o lobo ibérico. Cerca de 160 espécies estão na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza.
.

«Temos a espécie de felino mais ameaçada do mundo, o lince ibérico, também o lobo ibérico, estamos também a falar de muitas espécies de morcegos, absolutamente essenciais para a regulação das nossas populações de insectos, e também o caso de diversas aves rapinas», esclareceu o vice-presidente da Liga para a Protecção da Natureza.

.

A União Internacional da Conservação da Natureza alter que a meta de reduzir a perda de biodiversidade no próximo ano já não será atingida, porque, nessa altura, haverá 17 mil espécies em risco de extinção em todo o mundo. Calcula-se que, nos últimos 500 anos tenham sido extintas 800 espécies de animais e plantas.

.

«As taxas actuais de extinção de espécies são muito superiores às que se verificaram em fases anteriores da história do Homem e conseguem competir com a extinção que encontraríamos associadas a uma grande catástrofe mundial, como aconteceu há alguns milhões de anos atrás», explicou Carlos Teixeira, em declarações à TSF.

.

.

in Diário Digital - quinta-feira, 2 de Julho de 2009 | 08:51

.

.

Sem comentários: