Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Azulejos (1) - Setúbal




.
Fotografias por Victor Nogueira
.
Os três últimos conjuntos já não existem, pois estavam integrados no Bairro Operário Afonso Costa, contruído no tempo do fascismo, na altura distante da cidade, que a Câmara Socialista arrasou sem preservar a memória dele, apesar das minhas propostas, aliás como sucedeu com a Vila Maria, (propus sem êxito que ao menos re-fizessem a planta do edifício) ambas dando origem a novas urbanizações
.
Dos escombros recolhi alguns poucos azulejos inteiros e outros «reconstruídos» por mim com os destroços, alguns dos quais no entanto ficaram incompletos.
.
Relativamente à azulejaria muitos painéis de azulejos, figurativos ou não, têm sido destruídos ou desapareceram sem deixar rasto, salvo nalgumas fotos minhas, como no Bairro Salgado. Outros vão sendo paulatinamente destruídos, perante a indiferença geral, como na Vivenda Frixell, ou vandalizados, como na loja que faz esquina com o Largo da Ribeira Velha.
.
.

2 comentários:

De Amor e de Terra disse...

Lamentavelmente...
Muita vez nada fica para que se possa recordar!

Valha-nos ao menos a fotografia!



Maria Mamede

Whispers disse...

cpymoQue bonito!
me encanta coisas assim e lamentavel que nao cuidem de coisas de tanto valor e ricas na historia, nao nasci em portugal, so que meus pais sao e adoro a historia de portugal, lingua e origens, afinal sou portuguesa 100% de sangue:)
beijinhos adorei conhecer teu blog
Whispers