Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

domingo, 9 de maio de 2010

Peritos alertam para "consideráveis" novas vagas de nuvens de cinza vulcânica



Eyjafjallajokull em fase explosiva

http://www.tempo-t.com.br/autufocus/a380_2.jpg

06.05.2010 - 23:13 Por PÚBLICO

A erupção do vulcão islandês Eyjafjallajokull está de novo numa fase explosiva e são esperadas nuvens de cinzas “consideráveis”, anunciaram meteorologistas e geofísicos islandeses.

“A erupção está explosiva outra vez, e grande parte do magma está ser projectado em todas as direcções por causa dessas explosões na cratera”, diz um relatório do gabinete meteorológico islandês e do instituto islandês de ciências da terra.

Agora, esperam-se nuvens de cinzas vulcânicas "consideráveis" que se irão deslocar acompanhando a direcção dos ventos.

“Não há nenhum sinal que aponte para o fim da erupção”, conclui o relatório. O Eyjafjallajokull entrou em erupção no dia 14 de Abril, criando uma nuvem de cinzas que paralisou o tráfego aéreo nos céus europeus durante uma semana.
.
.
AFP

Vulcão islandês volta à fase explosiva 

 

Qui, 06 Mai, 08h06 - Yahoo Notícias
REYKJAVIK, Islândia (AFP) - O vulcão islandês Eyjafjallajokull entrou novamento numa fase explosiva e novas nuvens de cinzas de tamanho considerável devem ser expelidas nos próximos dias, anunciaram meteorologistas islandeses na noite desta quinta-feira
.
A erupção é novamente explosiva, a lava deixou de sair e a maioria do magma é projetado para todos os lados devido às explosões na cratera", informaram o Bureau Meteorológico e o Instituto Islandês de Ciências da Terra.
.
"As cinzas se elevam sobre a cratera (4.000 a 7.000 metros) e podemos esperar nuvens consideráveis em função da direção do vento". "Não há qualquer sinal de que a erupção terminou".
.
O Eyjafjallajokull entrou em erupção no dia 14 de abril, desprendendo uma nuvem de cinzas que paralisou o tráfego aéreo durante mais de uma semana na Europa. Em seguida, a emissão de cinzas diminuiu e a direção dos ventos permitiu a reabertura dos aeroportos europeus.



.
.
Professoredugonzaga 18 de Abril de 2010 — Vídeo exibido no FANTÁSTICO da REDE GLOBO, em 18 04 2010. O repórter Fábio Fachel passou de helicóptero pela boca do vulcão Eyjafjallajokull. Segundo os geólogos, a fumaça lançada pela montanha pode ser um sinal de algo maior que está por vir.


Vulcão em erupção na Islândia


.
.
Data: 01/04/10
Duração: 00:01:30
.
.

Sem comentários: