Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

domingo, 9 de maio de 2010

Google com nova página de pesquisa

05.05.2010 - 17:53 Por João Pedro Pereira - Público

O líder dos motores de busca apresenta a partir de hoje um logo renovado e novas funcionalidades de pesquisa.
A nova página de resultados de pesquisa  
A nova página de resultados de pesquisa ()

A página do Google é conhecida pela simplicidade – fundo branco, poucos botões, poucos links, um campo de pesquisa no centro e o bem conhecido logo multi-colorido da empresa.

Hoje, a multinacional anunciou uma página redesenhada. As cores são ligeiramente diferentes, o logo foi alterado (perdeu boa parte da sombra sob as letras), os botões mudaram – mas é depois de se fazer uma busca que se vêem mais diferenças.

As páginas de resultados do Google passam a mostrar, num painel do lado esquerdo, uma série de opções que permitem afunilar a pesquisa.

O utilizador pode decidir se, em vez de pesquisar a Web inteira, quer apenas resultados de notícias, blogues, vídeos, imagens, actualizações em redes sociais, sites de compras ou livros.

Parte destas opções (a que na gíria do meio se chama pesquisa vertical) já estava disponível na anterior versão do motor de busca. Mas agora o Google tenta sugerir as opções que melhor se adequam à pesquisa em causa.

Por exemplo, uma busca por um produto (como um telemóvel), fará com que o painel do lado esquerdo mostre primeiro a opção de afunilar a pesquisa em sites de compras. Já pesquisar sobre a maré negra que ameaça a costa americana deverá fazer com que o painel exiba as opções de pesquisa em notícias e blogues.

Dentro de cada um destes segmentos, é possível fazer novos afunilamentos – por exemplo, determinar o período cronológico das notícias ou o preço dos telemóveis.

As novas funcionalidades e o novo desenho já estão a ser testados há algum tempo e apareceram a vários utilizadores ainda antes do lançamento oficial. A empresa anunciou esta tarde que as novidades vão ser postas a funcionar ainda hoje, mas, à hora de escrita deste texto, ainda era mostrada a anterior versão do motor de busca.
.
.

Sem comentários: