Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

sábado, 16 de janeiro de 2010

Morre Anselmo Duarte, diretor de "O pagador de promessas"


 

Cultura

Vermelho - 7 de Novembro de 2009 - 12h43

Morreu na madrugada deste sábado (7), o diretor e ator paulista de cinema Anselmo Duarte, de 89 anos. Único brasileiro premiado com a Palma de Ouro no Festival de Cannes, um dos mais importantes eventos cinematográficos do mundo, o diretor estava internado no Hospital das Clínicas, em São Paulo, desde o último dia 28, após ter sofrido o terceiro acidente vascular cerebral. Ele também lutava contra um câncer na bexiga, diagnosticado em agosto deste ano.

.
Duarte foi um dos mais prestigiados cineastas o país. Com o filme “O pagador de promessas”, de 1962, foi premiado com a Palma de Ouro em Cannes – a única concedida a um filme brasileiro até hoje. Ele concorreu com outros gênios do cinema, como Vittorio De Sica e Luis Buñuel.
.
Segundo o filho do diretor, o empresário Ricardo Duarte, o corpo do cineasta será levado para a cidade natal do diretor, Salto, no interior paulista, às 8h do próximo domingo (8). Lá, ele receberá uma breve homenagem da prefeitura e deverá ser enterrado às 11h30 no Cemitério Municipal de Salto.
.
A família ainda negocia com o governo para que o velório e as últimas homenagens ao cineasta aconteçam na tarde deste sábado (7), na Assembléia Legislativa.

Além de Ricardo, o diretor também é pai de Anselmo Duarte Júnior, Lídia Soares Duarte e Regina Hooper Duarte.
.
Carreira

.
O filme “O pagador de promessas”, baseada no texto de Dias Gomes e protagonizada por Leonardo Villar e Gloria Menezes, também concorreu a um Oscar na categoria de melhor filme estrangeiro.
.
Rodado em Salvador, o longa é uma dura crítica à intolerância da Igreja e aborda a mistura de religiões no Brasil.O elenco também tem os atores Othon Bastos e Norma Bengell.
.
Além de diretor, Duarte também foi ator e roteirista de mais de 40 longas nacionais. Destaque para “O caçador de esmeraldas” (1979), “O marginal” (1974) e “Um certo capitão Rodrigo” (1971). Seu último trabalho no cinema foi como ator no filme “Brasa adormecida” (1987), de Djalma Limongi Batista, que também tem no elenco Maitê Proença, Edson Celulari e Sérgio Mamberti.
.
Fonte: G1
.
.

Cultura

Vermelho - 8 de Novembro de 2009 - 15h57

Anselmo Duarte recebe homenagens no enterro

O corpo do ator e cineasta Anselmo Duarte foi enterrado por volta das 12h30 deste domingo (8) no Cemitério Municipal de Salto, cidade no interior paulista em que ele nasceu. Duarte morreu na madrugada do último sábado (7), em São Paulo, após sofrer o terceiro acidente vascular cerebral, aos 89 anos.

.
Antes do sepultamento, o cineasta foi homenageado pela população no Centro de Educação e Cultura do município, que a partir de agora deverá se chamar “Centro de Educação e Cultura Anselmo Duarte”, como anunciou a prefeitura local. A cerimônia foi acompanhada por familiares e amigos, entre eles o ator Tarcísio Meira, protagonista do filme “Quelé do pajeú” (1969), dirigido por Duarte.
.
Entre a tarde de sábado (7) e o começo da manhã deste domingo (8), o corpo de Duarte foi velado na Assembleia Legislativa de São Paulo. 
.
Além de ganhar uma instituição pública com seu nome, Duarte também receberá, em breve, outro tributo: um documentário sobre sua trajetória. Segundo a produtora Magda Barbieri, o filme trará depoimentos do cineasta colhidos nos últimos cinco anos pelo escritor Guilherme Fiúza – autor do livro “Meu nome não é Johnny”.
.
“Planejamos lançar o documentário no próximo ano. O ritmo do filme foi todo conduzido pelo Anselmo, que relatou bastidores de filmagens e muitas histórias interessantes”, explica a produtora.
.
O filho do cineasta, o empresário Ricardo Duarte, também trabalha em um empreendimento relacionado à obra do diretor. O “Projeto Anselmo Duarte” pretende restaurar 26 filmes – “O pagador de promessas”, entre eles - que serão lançados em DVD e distribuídos gratuitamente em 10 mil fundações culturais. Segundo Ricardo, o projeto já foi aprovado pelo Ministério da Cultura e está em fase de captação de recursos.
.
Fonte: G1
.
.

Sem comentários: