Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Filme peruano é premiado em Havana


Cultura

Vermelho - 14 de Dezembro de 2009 - 17h04

.

O longa-metragem A Teta Assustada, da diretora peruana Claudia Llosa, ganhou neste fim de semana o prêmio de melhor filme no Festival de Cinema Jovem de Havana. O filme, que conta a história de uma menina que enfrenta os próprios medos para conseguir dinheiro para enterrar a mãe, repetiu o feito no Festival de Berlim, quando conquistou o Urso de Ouro.

.

Outro destaque latino foi o ganhador da categoria documentário, La perdida, do argentino Enrique Gabriel e do espanhol Javier Angulo, que tendo como ponto de partida a ditadura militar argentina (1976-83), fez um traçado pelos exílios de grandes personagens do país, como a atriz Cristina Rota, os sociólogos Liliana de Riz e Enrique Oteiza, o genetista Víctor Penchaszadeh, entre outros.
.
Brasil

.
A produção cinematográfica brasileira esteve em alta em Havana, levando oito estatuetas do prêmio Coral para casa. Viajo porque preciso, volto porque te amo, de Marcelo Gómes e Karim Aïnouz (premiado diretor de filmes como Madame Satã e O Céu de Suely), levou o terceiro lugar do prêmio Coral de melhor longa-metragem.
.
Outros prêmios que os brasileiros trouxeram na mala foram o de melhor fotografia (conquistado por Ricardo Della Rosa, com o filme À Deriva), melhor trilha sonora (para Ricardo Cruz e Waldir Xavier, de Viajo porque preciso, volto porque te amo) e o primeiro prêmio de curta-metragem (de Iberê Carvalho), além de uma menção honrosa para a co-produção Brasil- Cuba de Os minutos, As horas, de Janaína Marques Ribeiro
.
O festival acontece anualmente na capital cubana e é famoso por premiar filmes latinos ou com temática latina.
.
Premiações:
.
Ficção: "La teta asustada", Claudia Llosa (Peru)
Curtas : "Para pedir perdão", Iberê Carvalho (Brasil)
Menção do Juri: "Os minutos, as horas", Janaína Marques Ribeiro (Brasil, Cuba)
Melhor Direção: Juan José Campanella, "El secreto de sus ojos" (Argentina)
Melhor Atriz: Catalina Saavedra, "La Nana" (Chile, México)
Melhor Ator: Ricardo Darín, "El secreto de sus ojos" (Argentina)
Melhor Roteiro: Sabine Berman, "El traspatio", Carlos Carrera (México)
Melhor Fotografia: Ricardo Della Rosa, "À deriva", Heitor Dhalia (Brasil)
Melhor Música: Federico Jusid, "El secreto de sus ojos" (Argentina)
Melhor Trilha Sonora: Ricardo Cruz e Waldir Xavier, por "Viajo porque preciso, volto porque te amo" (Brasil)
Melhor Direção Artística: Susana Torres e Patricia Bueno, "La teta asustada" (Peru)
Prêmio do público: "El secreto de sus ojos", Juan José Campanella (Argentina)
Documentário: "La pérdida", Enrique Gabriel e Javier Angulo (Argentina)
Obra Prima: "Huacho", de Alejandro Fernández Almendras (Chile)
.
Fonte: Opera Mundi
.
.



.
.

La teta assustada

16/02/2009 · 3 Comentários


magaly-solier
.
O nome aí em cima chama a atenção, e marca ainda mais depois de sabermos do que se trata. Em muitos momentos da história do mundo, as mulheres sentem mais dor ou sofrem mais. No cinema, isso se mostra, documenta e se manifesta muitas vezes, e essa dura realidade me vem à cabeça. Em Ensaio sobre a cegueira, acontece um certo chamado à velha sina sexual feminina, e não se esqueçam da polêmica de o Código da Vinci, será que Maria Magdalena era realmente pecadora, ou foi mais uma forma de preconceito invenada contra a inteligência e importância femininas?
.
E o ganhador do Urso de Ouro em Berlin 2009, é outro exemplo disso, e da sensibilidade e sentimento da diretora peruana Claudia Llosa. O longa peruano La teta assustada, se baseou no mito de que as mulheres estupradas na violência política do Peru, traumatizariam seus filhos ao amamentá-los. Dá um certo arrepio de pensar nisso. Há anos atrás fui assistir Monólogos da Vagina, e ainda lembro do que senti numa das passagens tristes da comédia, quando mulheres estupradas na guerra narram algumas atrocidades sofridas por elas.
.
Acho que será uma corrida por aqui para assistir La Teta, quando, e se, ele vier antes da Mostra Internacional de Cinema. Pouco provável.
.
http://suandonaneve.wordpress.com/2009/02/16/la-teta-assustada/
,
.

Sem comentários: