Discurso de Lula da Silva (excerto)

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sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

1854: Surgem as primeiras colunas de publicidade na Alemanha

Calendário Histórico

 

Encantado com as colunas para afixar cartazes da Inglaterra e da França, o alemão Ernst Litfass trouxe a novidade para Berlim em 5 de dezembro de 1854. Até hoje elas marcam o visual urbano das cidades alemãs.

 

Se hoje os editais públicos são publicados em jornais e na internet e a publicidade usa outdoors e os mais variados recursos multimídia, isso não quer dizer que sempre tenha sido assim. Em Atenas e na Roma antiga, por exemplo, leis, editais e as decisões do Senado eram gravadas em placas de mármore ou metal e afixadas em lugares públicos.
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Com a invenção do papel, começou a produção de cartazes, não apenas para a divulgação de avisos de caráter oficial. Na Roma do Renascimento, os cartazes serviram de veículo para grandes controvérsias, travadas com o bom humor de sátiras e caricaturas, enquanto na Alemanha, cartazes ilustrados e panfletos ajudaram a divulgar a Reforma protestante.
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A importância dos cartazes aumentou com os séculos, à medida em que avançou sua utilização como reclame de produtos. Ao mesmo tempo, faltava espaço para colocá-los nas cidades. Até meados do século 19, os "affiches", como eram chamados na França, eram afixados realmente em tudo quanto é parede, portão, muro ou árvore. Por mais que as autoridades tratassem de regulamentar a propaganda no espaço público, cobrando taxas e concedendo licenças, os cartazes, colados uns sobre os outros, infestavam as metrópoles européias.
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Poluição visual
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Para combater essa poluição visual, a Inglaterra e a França já haviam decidido instalar grandes colunas em suas cidades, alugando-as para fins de publicidade. Em inglês, a nova invenção foi batizada de affiche column. Na França, tomou o nome de seu inventor, colonne Morris. Na Alemanha, a idéia agradou ao tipógrafo berlinense Ernst Litfass, que assinou um contrato com as autoridades no dia 5 de dezembro de 1854. Seis meses depois, era erguida, em Berlim, a primeira coluna para fixar cartazes, o que logo se impôs em todo o país, sendo conhecida por Litfass-Säule (coluna Litfass).
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Os primeiros empresários da publicidade acabaram reconhecendo, 100 anos atrás, um dos princípios da propaganda que não perderam validade até hoje: o anúncio em si não basta para chamar a atenção, é preciso oferecer algum serviço ou utilidade extra. Assim, algumas colunas em Berlim tinham também relógios no topo ou traziam a previsão do tempo.
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Propaganda com direito a banheiro
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Sua aparência foi mudando com o tempo, embora as dimensões permanecessem as mesmas: de 2,20 a 3,60 m de altura e uma circunferência de 3,20 a 3,60 m. Se no início as colunas eram de madeira e depois surgiram as de tijolo, hoje elas são de concreto armado ou metal. Decoradas com ornamentos de ferro no tempo do império, as Litfass-Säule receberam um design mais funcional após a Segunda Guerra Mundial.
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E como a moda sempre volta a inspirar-se no passado, hoje ela também tem alguns "enfeites". Algumas colunas, por exemplo, possuem iluminação interior, para destacar melhor os cartazes. A última tendência é aproveitar o seu interior. Nas cidades alemãs já podem ser encontradas várias que funcionam como banheiros públicos. À base de moedas, e com limpeza e desinfecção automáticas.
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Carsten Heinisch (ns)
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