Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Stephen Hawking quer mandar a humanidade para o espaço. E já

  
Hawking é um dos mais populares cientistas da actualidade MIKE HUTCHINGS/REUTERS

 

Por Joana Amaral Cardoso
A única hipótese de sobrevivência para a espécie humana é a colonização espacial nos próximos 100 anos, diz o astrofísico. Mas não há aqui alguma falta de optimismo?

.
Ele acredita que devemos ter cuidado com os encontros com seres de outros planetas. "Só temos de olhar para nós para ver como a vida inteligente pode transformar-se em algo que não quereríamos conhecer", disse Stephen Hawking em Abril. Agora, o físico também pensa que a única forma de garantir a sobrevivência da espécie a longo prazo é "não continuar a olhar apenas para o planeta Terra, mas sim espalharmo-nos pelo espaço".

Um dos mais importantes e populares cientistas da nossa era, Stephen Hawking, 68 anos, é o autor de Uma Breve História do Tempo e de The Grand Design (editado no Reino Unido em Setembro). Quando disse, em entrevista ao site Big Think, divulgada segunda-feira pela AFP, que "vê grandes perigos" no futuro e estabeleceu paralelos com a crise dos mísseis de Cuba (1962) e respectiva Guerra Fria e temor nuclear, mostrou o seu descrédito na possibilidade de o homem evitar esgotar os recursos naturais do planeta e de lidar com a sobrepopulação, sem esquecer a iminência de uma guerra destruidora. "Estamos a entrar num período cada vez mais perigoso da nossa história", alertou. "A nossa população e o nosso uso dos recursos finitos do planeta Terra estão a crescer exponencialmente, em simultâneo com a nossa capacidade técnica para mudar o ambiente para o bem ou para o mal. Temos feito progressos notáveis nos últimos 100 anos. Mas se queremos continuar nos próximos 100, o nosso futuro está no espaço."

Optimista, diz ele


O físico, num dos seus mais negros avisos de sempre, disse ainda neste site que se foca na busca e debate de novas ideias, que houve uma série de momentos no passado em que a sobrevivência foi uma questão de sorte, dependeu de decisões momentâneas. "A crise dos mísseis de Cuba foi um deles. É provável que a frequência de tais ocasiões aumente no futuro", acrescenta. "Será só por si difícil evitar o desastre nos próximos 100 anos, quanto mais nos próximos milhares ou milhões [de anos]." Mas, acredite-se ou não, Hawking diz-seum optimista: "Se conseguirmos evitar a catástrofe nos próximos dois séculos, a nossa espécie deve permanecer segura à medida que nos espalharmos pelo espaço. A raça humana não deveria ter todos os seus ovos no mesmo cesto, ou num único planeta."

Para o coordenador do Programa Gulbenkian Ambiente, Viriato Soromenho Marques, "optimismo" não é a palavra em que pensa quando reflecte sobre a ideia de Stephen Hawking. "É uma fuga para a frente, uma ideia que revela falta de sabedoria num homem muito inteligente, mas sem senso comum", diz ao P2 por telefone. Para o professor da Faculdade de Letras da Universidade Nova de Lisboa, há que encarar os actuais problemas ambientais como consequência de "um modelo de civilização que foi definido há 200 anos e que nos tornou dependentes de combustíveis fósseis, do carbono", e pensar agora "numa solução que terá de ser tecnológica, mas sobretudo política, ética, jurídica - encarar um novo modus vivendi".

Menos duro é o astrónomo Pedro Russo, coordenador do Ano Internacional da Astronomia em 2009 e afiliado da União Astronómica Internacional, que diz ao P2 compreender as declarações de Hawking. Russo acredita que a comunidade científica está de acordo num ponto: "É preciso exploração espacial para responder às diferentes questões que o Universo ainda esconde." Mas, em termos práticos, a ideia de Hawking é exequível num momento em que a Agência Espacial Norte-Americana (NASA) está a conter orçamentos, em que os voos tripulados são alvo desses cortes e em que "tempo" é uma variável essencial?

Pedro Russo recorda que, apesar de a NASA e de a Agência Espacial Europeia (ESA) estarem em sintonia quanto às dificuldades de enviar missões tripuladas a Marte nas próximas duas décadas, como agendou em 2004 o então Presidente dos EUA George W. Bush, as declarações de Barack Obama são animadoras. O actual Presidente americano afirmou recentemente que, em meados de 2030, vamos estar preparados para enviar humanos para Marte. "Acredito que estamos próximos de ter a tecnologia certa para enviar estas missões, mas só a vontade política pode concretizar estes planos", diz o cientista. 2030, portanto, e um punhado de humanos.

A única alternativa


Falamos de Marte porque é a única alternativa, garante Soromenho Marques. "Vénus é o nosso futuro, é um planeta efeito estufa" e "não há tecnologia" para pensar de forma realista na colonização espacial em cerca de 100 anos. "Só [há tecnologia] para chegar a 2050 com uma economia que dependa muito menos (cerca de 35 por cento e não os 81 por cento actuais) do carbono", frisa.

Em termos de custos, a ideia de Hawking seria multimilionária. Pedro Russo fala apenas do que conhece: "As diferentes estimativas para enviar uma tripulação a Marte estão entre os 20 e os 450 mil milhões de euros." E temos tempo, afinal, para isto? "Para termos uma ideia das escalas de tempos e distâncias envolvidos, para chegar ao mais próximo planeta extra-solar (neste momento foram descobertos mais 470 destes planetas), que está a 10,5 milhões de anos-luz, seriam necessários 185 mil anos, a uma velocidade de 61.452 km/h, a velocidade da sonda espacial Voyager."

Um dos argumentos de Hawking é a defesa dos voos espaciais tripulados, o que faz Pedro Russo sublinhar que o astrofísico fala meras semanas depois de o presidente da Royal Society of Astronomy ter afirmado que os humanos não são necessários para a exploração espacial, confiante na tecnologia, e num momento em que o Reino Unido está a reestruturar a organização e financiamento das ciências espaciais. "O que cria algum nervosismo na comunidade. Acredito que estas declarações são o reflexo desse nervosismo", remata o astrónomo português.

Para Viriato Soromenho Marques, a ideia de colonizar o espaço nos próximos 100 anos é, "do ponto de vista científico, um projecto fantasista e, do ponto de vista político, irrealizável - seria um processo hiperelitista, uma Arca de Noé".
.
.

Comentários 1 a 10 de 39



  1. veronese . 13.08.2010 18:18
    Via PÚBLICO

    protejam os ovos ..enquanto só há um cesto

    Concordo com a interpretação de Soromenho Marques ,ao sublinhar o pessimismo e consequente fuga para a frente de Stephen Hawking . O próprio S.M . deixa antever o seu pessimismo quando diz ser necessária uma solução encarando um novo”modus vivendi”…utópico?..Os actuais problemas ambientais e sociais provam que dificilmente a humanidade atingirá um justo equilíbrio de forma evitar a exaustão acelerada dos limitados recursos do nosso planeta .Discordo que se diga que este assunto só diga respeito aos políticos e cientistas , interessa não só a toda a humanidade como às demais espécies de seres vivos .A tecnologia não responde a tudo e por muito que evolua no espaço de tempo proposto pelo cientista, cem anos, dificilmente criará condições para apaziguar as massas que terão que pagar os custos das pesquisas que só alguns terão o privilegio de usufruir .O futuro é incerto e haverá muitos factores ainda não ponderados que influenciarão as vidas dos nossos netos.Acredito na ciência mas duvido de quem acha que esta tem resposta para tudo.




    • Nuno Santos , Norte. 14.08.2010

      RE: protejam os ovos ..enquanto só há um cesto

      Enquanto se andar com muitos ovos no ar a fazer malabarismos e não nos concentrar-mos no que realmente é importante andamos a correr para a morte. Certo é que os malabarismos estimulam outras partes do cérebro normalmente pouco usadas e fazem bem ao ego. Há quem diga a selecção natural está do lado daqueles que mantêm este estado de coisas e que isto só vai lá com eliminação selectiva, como uma experiencia que fizeram na Rússia para criar espécies dóceis de raposas.




  2. MA , Lx. 16.08.2010 01:02

    Um passo a favor da Ciência

    Acho muito bem que se envie gente para o espaço. Há já muito tempo que penso, que a única saída para Portugal é pôr toda a classe política portuguesa num contentor e envia-los para o espaço. Seria um passo a favor da Ciência e a salvação de um país.




  3. sami , austria. 15.08.2010 21:29

    Fim da humanidade? Porque não?

    E será suposto sobrevivermos? A nossa raça que tanto mal tem feito a este planeta? Se colonizarmos um outro planeta o mesmo voltará acontecer...Temos de estar preparados para todos os cenários...




  4. João Chumbo , Karlshamn, Suécia. 15.08.2010 13:51

    A velocidade do Sol

    A órbita do Sol é de 1,5 zettametros (26.000 x 300 000 x 365,35 x 24 x 60 x 60 x Pi x 2).Dividi por 220 milhões de anos e esqueci-me de dividir pelo nº de horas que o ano tem: 8.766. Assim já bate certo: a velocidade do Sol em torno do buraco negro é 802 mil km/hora.Há uns anos obtive o resultado 703 mil km/h porque na altura considerava-se o tempo de translação do Sol 240 milhões de anos. Actualmente fala-se em 220 milhões de anos. Ninguém sabe ao certo. No entanto movimentamo-nos a pelo menos 3 milhões de km/hora. Acho que mais cedo ou mais tarde a humanidade aprenderá a aproveitar este fabuloso movimento para concretizar os seus sonhos: colonizar mundos diferentes.




    • Nuno Santos , Norte. 15.08.2010

      RE: A velocidade do Sol

      uma velocidade do sol destas e consequente velocidade da terra deve ter efeitos visiveis?




  5. pensador , Portugal. 15.08.2010 12:17

    pensador

    É um projeto realista dado que a longo prazo a humanidade vai aniquilar-se se manter a atual organização civilizaional, revela que a nossa prudência deve ir no sentido do espaço e não na de o homem em mudar o mundo e a civilização terrestre!!!




  6. Divino , Espirito. 15.08.2010 11:57

    Dvindade

    É melhor não mandar nenhum foguetão para o céu, porque se não ainda penetram alguma divindade no traseiro... e ela pode gostar...




  7. Maria Fatima Cordeiro , Coimbra. 15.08.2010 11:52

    Só Deus é pai!

    Deus é grande! Se nos colocou neste planeta foi para amarmos o proximo e nele vivermos! Devemos olhar para o ceu em contemplação e não a querer penetra-lo, pois apenas Deus e os seus escolhidos têm o direito de ali habitar! Se o homem lá quer chegar deve viver uma vida sem mácula e pecado!




    • nibiru . 15.08.2010
      Via PÚBLICO

      RE: Só Deus é pai!

      Deus não exite!




    • Anónimo , porto. 15.08.2010

      RE: Só Deus é pai!

      ahhaahahah




  8. Lucio Faria , Lisboa. 15.08.2010 11:46

    Fogo!

    Mas que mmoda de optimismo! Tudo tem de ser optimista senao deve de ser abatido!




    • cidadao , Lisboa. 15.08.2010

      RE: Fogo!

      Tadinho de ti. Tadinho.




  9. cidadão , Lisboa. 15.08.2010 11:29

    Decepção ou não.

    O que Stephen Hawking nos vem dizer mais não é do que a sua própria falência e a já sua manifesta falta de capacidade para dar mais algo de novo à Humanidade, à ciência e ao conhecimento humano. Está acabado e mostra sinais de estar terminado, falido de ideias e nada mais tem a acrescentar, do que o seu mero delírio fantasista ou da pura ficção. Decepciona-me, ou talvez não. Só vem, mais uma vez, mostrar, que os cientistas não percebem, e raros foram aqueles que perceberam, mesmo onde se encontra a solução para os problemas do Homem: está no próprio Homem e nas suas infinitas capacidades mentais e espirituais. (cont.)



  10. Anónimo , portugal. 15.08.2010 10:07

    outro louco

    o mundo esta cheio de pessoas loucas,esta agora quer mandar as pessoas para o espaço...se DEUS fez a terra foi para nós vivermos e não nos outros planetas,eu nao acredito que haja vida nos planetas,esta tudo doido...sabichoes da treta...com 68 anos ja esta caduco e nao sabe o que diz...daqui a 100 anos so DEUS sabe andou estamos,com as bombas atomicas que estao a fazer,se houver algum doido mandar uma,vai tudo pelo ares,esses estudiosos nao sabem de nada,sao uns parasitas,DEUS DISSE QUANDO OS HOMENS QUEREM SABER MAIS DO QUE ,LHE TROCO AS VOLTAS....SO ESTUPIDEZ QUE UMA PESSOA LE



    • Carlos Santos , Aveiro. 15.08.2010

      RE: outro louco

      É melhor não mandar nenhum foguetão para o céu, porque se não ainda penetram alguma divindade no traseiro...

Sem comentários: