Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Crónicas do Novo Mundo - Santos Inocentes



* F. Falcão-Machado, Embaixador de Portugal no México
.
Na saudável alegria que é própria das festas natalícias arriscamo-nos, por vezes, a esquecer algumas outras comemorações que a tradição religiosa costuma associar à evocação do nascimento de Jesus Cristo. É o caso, designadamente, do chamado dia dos Santos Inocentes, que o ritual cristão celebra hoje, 28 de Dezembro.
.
Efectivamente, segundo o relato de Mateus – o único dos quatro evangelistas que menciona esse episódio – após o nascimento de Jesus, em Belém, teria ocorrido aí uma matança de crianças ordenada pelo rei Herodes, ‘o Grande’, com vista a eliminar o futuro ‘Rei dos Judeus’, também chamado o Messias, de cujo nascimento fora informado pelos reis Magos.

Como vem sendo regra nesta coluna, não nos iremos debruçar sobre as interpretações escolásticas que têm sido feitas daquele texto religioso.

Mas merece referência o facto de, com o andar dos tempos, se haver instalado em muitos países da América Latina e em certas regiões da Espanha o hábito de transformar o dia dos Santos Inocentes numa ocasião de brincadeiras.

Este tipo de divertimento é tecido à volta da ingenuidade alheia, num estilo semelhante ao das partidas que em muitos países europeus se prega no dia 1.º de Abril.

Obviamente que a utilização da data de 28 de Dezembro é apenas o pretexto para uma manifestação paralela de humor que não pretende ofender a seriedade da comemoração litúrgica nem as convicções de cada um.

Todavia, essas manifestações lúdicas não nos devem fazer olvidar outros ‘santos inocentes’ cujo drama é real e também é dos nossos dias. Penso sobretudo no caso dos meninos-soldados que ainda hoje são sacrificados em operações militares, no trabalho forçado a que estão obrigados jovens de tenra idade em muitos países, no cancro tão devastador quanto escondido que é a pedofilia.

Estas são de facto tristes realidades que, embora não sendo muito conhecidas no mundo ocidental, constituem uma verdadeira ameaça àquilo que de melhor as gerações do presente possuem para oferecer às gerações vindouras: a juventude.
.
in Correio da Manhã 2007.12.28
.
Quadro - Morte dos Santos Inocentes - Meister des Codex Egberti (Siglo X)
.
Foto -

Santos inocentes. Miembros de la Cruz Roja sostienen el cadáver cubierto de polvo de un niño fallecido en los bombardeos israelíes que costaron la vida a 57 civiles (37 niños).
.

Sem comentários: