Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Crónicas do Novo Mundo - O santuário de Guadalupe


* F. Falcão Machado, Embaixador de Portugal no México

.
Ocorreu no passado dia 12 uma das festas religiosas mais populares do México – a da Virgem de Guadalupe. A devoção com que se celebra esta data em toda a América Latina é enorme e poderia ser comparada à devoção que em Portugal se dedica a N. Sr.ª de Fátima. A Basílica de Guadalupe, situada nas imediações da capital mexicana, recebe cerca de 10 milhões de visitantes por ano, sendo por isso o santuário católico mais frequentado do Mundo depois do Vaticano.
.
As origens históricas deste culto assentam, segundo a versão oficial, num caso sucedido em 1531 num monte próximo da Cidade do México, onde teria aparecido uma ‘Senhora do Céu’ a Juan Diego, um humilde índio convertido. Exprimindo-se no idioma indígena ‘nahuatl’, a visão teria pedido que se construísse naquele local um templo dedicado à Mãe do Verdadeiro Deus, tendo deixado impressa numa ‘tilma’, um tecido artesanal indígena que Juan Diego trajava, a sua própria imagem. Esse tecido com a imagem encontra-se hoje exposto no Santuário de Guadalupe e é profundamente venerado pelos crentes.

Quanto à razão de ser do termo ‘Guadalupe’ – nome pelo qual se terá identificado a ‘Senhora’ da aparição – não está ainda esclarecida. É certo que existe em Espanha, desde o séc. XIV, o Mosteiro de Santa Maria de Guadalupe, onde se venera uma outra imagem, a ‘Virgem Morena’, Padroeira da Estremadura. Mas não é líquido – de acordo com investigações feitas sobre o assunto – que essa devoção ibérica esteja directamente relacionada com a aparição mexicana. Admite-se que o termo ‘Guadalupe’ tivesse surgido no México como uma deturpação da expressão indígena ‘coatlallope’, que significa ‘esmagar a serpente’. E não é possível ignorar os processos sincréticos que usualmente se associam a este tipo de crenças.

Independentemente, porém, de quaisquer considerações de ordem religiosa, é facto que o culto de Guadalupe atrai imensos peregrinos e que são atribuídos grandes milagres a esta invocação da Virgem. Por isso, o Papa Pio X proclamou, em 1910, a Virgem de Guadalupe Padroeira do México e Imperatriz da América Latina e João Paulo II visitou o respectivo santuário três vezes.

.
in Correio da Manhã 2007.12.14
.
Quadro - Jose de Ibarra 1743 - Painting of Juan Diego opening the tilma

Sem comentários: