Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Charolas renovam tradição em Faro


Teatro das Figuras: Espectáculo sábado
.

O 27.º Encontro de Charolas da Cidade de Faro decorre no próximo sábado, dia 5, a partir das 14h00, no Teatro das Figuras.
.
* Armando Alves
.
As Charolas são inspiradas nas Janeiras, em que grupos constituídos por vizinhos ou amigos passavam pelas casas do bairro, ou iam até mais longe, levando um pouco de música (normalmente improvisada) e de alegria. Em troca recebiam alguns doces típicos da época festiva, enchidos e, nas zonas serranas, um copo de aguardente de medronho, para animar a caminhada.

Nos dias de hoje, as Charolas já actuam de forma organizada, havendo anualmente vários encontros no Algarve, nos locais de maior tradição deste tipo de expressão.

Todavia, apesar da passagem da rua para os palcos, a raiz que deu origem a este tipo de manifestação popular continua bem viva: os ritmos musicais baseiam-se no folclore algarvio e incluem instrumentos como o acordeão, os ferrinhos, as pandeiretas e as castanholas, com o ‘começador’ – que inicia todas as músicas – a desempenhar a figura de maestro. As cantigas são muitas vezes improvisadas – nas Janeiras, havia sempre uma ou outra referência aos donos das casas por onde o grupo passava, num tom bem humorado.

No 27.º Encontro de Charolas de Faro vão participar 11 agrupamentos, 10 dos quais originários do concelho: Charola Juventude União Bordeirense, Charola União Bordeirense e Charola Mocidade União Bordeirense, todas da Bordeira, Charola da Casa do Povo da Conceição de Faro, Charola Ossónoba e Charola Aldeia Branca, ambas de Estoi, e Charola Flor Oriental, Charola Nova Flor, Charola da Malta e Charola Flor de Liz, todas de Santa Bárbara de Nexe. Foi ainda convidada a Charola dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Tavira.

.
in Correio da Manhã 2008.01.03
.
FOTO - As charolas actuam nos primeiros dias de cada ano e inspiram-se no folclore local

Sem comentários: