Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

domingo, 6 de janeiro de 2008

Óbidos - A Neve já não é o que era !


Novidades: A pista e a rampa de gelo fazem as delícias de miúdos e graúdos Óbidos vive festa mágica
. * Francisco Gomes
.
Na Terra dos Duendes. a música toca alto na Discoteca, o Cabeleireiro Cogumelo inventa os mais loucos penteados e a Loja das Lambretas põe as suas trotinetas a rolar na pista. O que parece uma história de encantar torna-se realidade em Óbidos, na Vila Natal, iniciativa que decorre até domingo.

.
Os visitantes podem patinar na pista de gelo, escorregar nas duas rampas de gelo, deslizar na pista de esqui e perderem-se no labirinto dos igloos, acompanhados por pinguins, ursos-polares, focas, esquimós e bonecos de neve. Há ainda um carrossel mágico, insufláveis e viagens nos póneis de Natal.

Após o êxito da iniciativa no ano passado, a segunda edição do evento Óbidos Vila Natal regressou neste ano com alterações significativas. Ocupa uma área de 2125 metros quadrados de neve artificial e a aldeia (em bom rigor, a vila de Óbidos) do Pai Natal pretende assumir-se como um local de sonho para as famílias visitarem.

As boas-vindas a Óbidos são dadas por muitas árvores de Natal com enfeites diversos. A principal novidade é a neve artificial, que não houve no ano passado. Ao entrarem na Vila Natal, os visitantes deparam-se com um manto branco que cobre toda a área da Cerca do Castelo. Segundo a organização, a neve é uma mistura obtida a partir de papel reciclado moído e água, que é lançada por uma máquina especial.

Também a decoração e a iluminação – o acender das luzes ocorre todos os dias às 17h45 – são mais expressivas, com toda a acção a ser complementada com uma programação cultural intensa e que até aos mais cépticos faz reviver os natais mais animados de sempre.

Até domingo há sessões diárias de contos dos Reis e de cinema, no auditório da Casa da Música.

Na sexta-feira, sábado e domingo, ao final do dia, na Cerca do Castelo, os visitantes são convidados a assistir a um espectáculo de patinagem artística.

A Vila Natal procura ser o espaço predilecto dos mais pequenos, que podem visitar a Fábrica de Brinquedos, a Casa do Pai Natal, e imaginar a viagem do Expresso do Pólo Norte, recriada por um comboio miniatura.

Renas, duendes, carteiros, bolachas de gengibre ‘andantes’ e o Pai Natal, no total de mais de cem figurantes, são algumas das personagens que fazem parte deste mundo, que deixa de estar no imaginário das crianças para ser bem real.

ENCANTADA

Fátima Fajal, de 23 anos, viajou desde Loures para entrar no mundo mágico da Vila Natal e ficou “encantada”. “Está tudo muito colorido e alegre. Superou as minhas expectativas. Valeu a pena vir a Óbidos, onde nunca tinha estado”, afirmou.

RECRIAÇÃO FIEL

Maria do Rosário, de 62 anos, de Alcoentre, acompanhou a neta e mostrou-se agradada com a festa e a neve artificial. “No meu tempo não havia nada disto, vejo que fizeram uma recriação fiel da aldeia do Pai Natal dos filmes”, contou.

SEM MEDO

Catarina Araújo, de seis anos, de Lisboa, experimentou deslizar na rampa de gelo e adorou a velocidade da descida. “Não tive medo, e até gostava de dar mais uma volta, mas agora quero experimentar a pista de esqui”, disse, sorrindo para os pais.

TUDO EM GRANDE

PESSOAS ENVOLVIDAS

O projecto Óbidos Vila Natal envolve 1081 pessoas, 110 das quais são figurantes. Os outros desempenham funções genéricas nos espectáculos, produção e atendimento.

FATOS DE ANIMAÇÃO

Para vestir os figurantes, a organização, a cargo da Câmara Municipal de Óbidos, executou mais de uma centena de fatos para a animação e adquiriu 25 mil gorros de Pai Natal.

NÚMEROS CURIOSOS

Para montar as estruturas, foram utilizados 350 mil parafusos, 155 mil pregos, 15 mil agrafos, 139 mil luzinhas, 40 metros cúbicos de esferovite e 2125 m2 de neve artificial.

HORÁRIO E PREÇOS

Abre todos os dias às 11h00 e fecha às 20h00, mas na sexta-feira e no sábado prolonga-se até às 23h00. A entrada é gratuita até aos seis anos, dos sete aos 11 custa três euros e os adultos pagam cinco euros.
.
in Correio da Manhã 2008.01.02
.
Foto - Carlos Barroso (A neve e o gelo são o grande entretenimento dos visitantes)

Sem comentários: