Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

sábado, 16 de janeiro de 2010

Nasa confirma: há quantidade significativa de água na Lua


 

Geral

Vermelho - 13 de Novembro de 2009 - 21h04

A Agência Espacial Nacional dos Estados Unidos (Nasa) anunciou nesta sexta-feira (13) a descoberta de uma quantidade significativa água na Lua, o que abre um novo capítulo na prospecção do satélite terrestre.

.
No dia 9 de outubro, a Nasa fez a sonda LCROSS e seu foguete Centauro se chocarem contra o fundo da cratera Cabeus, no polo sul da Lua, em uma operação que buscava confirmar a presença de água no solo lunar.
.
A colisão levantou uma coluna de material do fundo de uma cratera que não recebeu a luz do Sol por bilhões de anos, explicou a Nasa.
.
Os dados preliminares obtidos da análise desses materiais "indicam que a missão descobriu, com sucesso, água (...) e esta descoberta abre um novo capítulo em nosso conhecimento sobre a Lua", afirmou a Nasa.
.
"Estamos muito entusiasmados", declarou o cientista Anthony Colaprete, da equipe do projeto LCROSS no Centro Ames de Pesquisa da Nasa, em Moffett Field (Califórnia, EUA).
.
"Muitas linhas de testes mostram que havia água presente tanto no vapor levantado quanto nos escombros projetados pelo impacto da Centauro", acrescentou.
.
"A concentração e a distribuição de água e de outras substâncias requerem mais análise, mas podemos dizer com segurança que Cabeus contém água", afirmou Colaprete.

.
Fonte: Opera Mundi

.
.

Sem comentários: