Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

quinta-feira, 10 de março de 2011

Gazeta de Setúbal - A zona ribeirinha e o núcleo medieval de Santa Maria





8
Ínicio da construção do Porto  de Setúbal
Setúbal uma cidade em evolução e acompanhando a evolução tecnológica da nossa Era, uma cidade que graças á união de todos aqueles habitantes que se orgulham dela e a querem ver próspera, lançaram-se na concretização dum ambicioso projecto que é erguer o Porto Naval da cidade! Como sabemos o futuro passa pelas transacções comerciais marítimas, uma porta que se abre que poderá estabilizar o nosso mercado e de outras cidades que nos rodeiam!

Embora eu confiasse no brio e no orgulho de nossos habitantes, o nível de doações excederam a minha melhor expectativa, provando que quando nos unimos nada é impossível! Mas mais surpreendente é ter o prazer de ver viajantes que nos ajudaram financeiramente, demonstrando a grandiosidade e importância estratégica deste projecto!
Como sabem uma obra desta envergadura, além de precisar de muita mão de obra necessita de muitos mecenas dispostos a contribuir para esta causa, assim eu como Capitão do Porto de Setúbal convoco todos a passarem pela nossa cidade, verem as obras do Porto Naval, ajudarem na construção e a nível monetário se possível, lembrando que esta obra embora seja feita na cidade de Setúbal é uma obra que irá ser para beneficio do Condado!
.
Na nossa Capitania existe uma Lista de Honra onde o nome dos mecenas e das respectivas doações são inscritos, foi a maneira encontrada de louvar quem ajuda e ao mesmo tempo mostrar transparência das contas desta obra!
Aproveito este espaço para também deixar aqui o meu agradecimento aos muitos que me apoiaram, financeiramente e moralmente para avançar com este empreendimento!

Capitão do Porto de Setúbal,

Dom Sucateiro 

Novo Mapa cartográfico de Setúbal
Por iniciativa de Sire MightyMacky e do Prefeito BigBangue, foi criado o Mapa Cartográfico de Setúbal. Um presente há muito desejado pelos moradores, fruto de pesquisas com a população e incansáveis medições por parte dos idealizadores, o Mapa foi apresentado á população em 27 de janeiro de 1458. Cada habitante vem assinalando a localização de sua casa, e aproveitando a oportunidade para convidar os amigos, promovendo assim encontros memoráveis! a cidade anda movimentada  pelos encontros, festas, saraus, almoços festivos, A Gazeta de Setúbal entrevistou o criador do mapa, MightyMacky, ou simplesmente Mac, como prefere ser chamado. Perguntamos  sobre a importância dos sítios assinalados no mapa:"Para a realização deste mapa foram consultados diversos documentos cedidos pelos mais antigos habitantes de Setúbal, alguns destes documentos estavam já em avançado grau de degradação pelo que o significado de alguns edifícios ficou ligeiramente perdido, contudo, foi possível criar uma coleção de documentos referentes a alguns dos monumentos e ao significado que eles têm para a população de Setúbal. 
.
A partir da altura em que estes documentos estavam preparados para ser lidos e interpretados foi necessário contratar uma equipa de cidadãos dispostos a realizar medições com o intuito de demonstrar neste mapa a localização exacta de cada um dos monumentos.”
A igreja de Santa Maria é a igreja matriz de Setúbal, situa-se no coração do primitivo burgo setubalense, tendo sido em torno desta que se desenvolveu o mais importante bairro da cidade, assim como o centro religioso e político-administrativo. A igreja de Santa Maria é a igreja matriz de Setúbal, situa-se no coração do primitivo burgo setubalense, tendo sido em torno desta que se desenvolveu o mais importante bairro da cidade, assim como o centro religioso e político-administrativo. A Muralha de Setúbal foi mandada construir pelo Rei D. Afonso IV com o objectivo de conter assaltos de piratas e corsários que entravam pelo rio Sado vindos do oceano. A Porta do Sol é uma das entradas mais importantes da muralha de Setúbal. É de fácil acesso mas devido às suas pequenas dimensões torna-se muito fácil de selar evitando ataques a cidade. A igreja da Anunciada é a igreja mais antiga de Setúbal. Conta-se que, por volta de 1250, a imagem de Nossa Senhora apareceu a uma pobre mulher que procurava fragmentos de madeira para a fogueira. A crença neste milagre e a devoção à santa levaram à construção da Igreja da Confraria, no local onde, supostamente, aconteceu o milagre, e que mais tarde serviu de igreja paroquial. Doca dos pescadores é o nome que foi atribuído ao porto principal de Setúbal. O nome deve-se ao facto de deste porto saírem diariamente vários barcos para a pesca voltando carregados com o peixe mais fresco da região. O Parque do Bonfim é um dos sítios de maior sossego de Setúbal, pelo parque podem encontrar-se sonhadores, poetas, casais de namorados… Todos aproveitam o local para viverem momentos de descanso e felicidade.

A Gazeta

Sem comentários: