Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Santuário pagão descoberto em Alcácer do Sal

Arquivado | Sociedade

Santuário pagão descoberto em Alcácer do Sal

Pubicado em 21 July 2006
A Equipa de Arqueologia da Câmara Municipal de Alcácer do Sal termina, no final da próxima semana, a primeira campanha de escavações arqueológicas na Villa Romana de Santa Catarina de Sítimos. Os vestígios já a descoberto - um santuário pagão (provavelmente dedicado a Vénus) e uma grande piscina ao interior da qual se teria acesso através de uma escadaria monumental, também escavada, – indiciam a grande importância daquele local entre os séculos I e V dC.
Esta relevância, de acordo com o arqueólogo António Carvalho, está patente “na arquitectura muito elaborada” e no facto de que, “tanto quanto se sabe, ser a primeira vez que se encontra um santuário privado de culto pagão em ambiente rural, em todo o Litoral Alentejano, o que também é extremamente raro no resto do país”.
À parte dos vestígios romanos – nomeadamente o disco de uma lucerna onde se vê moldada a imagem de uma deusa em pleno ritual – foram ainda detectadas cerâmicas muçulmanas do século X (algo que acontece pela primeira vez fora da área urbana de Alcácer, neste caso a 10 quilómetros) e diversas moedas dos séculos XIII e XIV, época a partir da qual a villa começou a ser usada como pedreira, com os locais a abastecerem-se ali de material para a construção das suas casas.
Entre os achados há algumas curiosidades, caso de ossos de pomba (animal cujo sacrifício está associado ao culto a Vénus) e cerâmica de “luxo”, vinda da península itálica, sul de França e Espanha e do norte de África. A piscina em si pensa-se que poderia funcionar como viveiro, aquário ou espaço para banhos cerimoniais. Todo o conjunto terá sido desactivado entre os séculos IV e V.

As escavações, que decorrem segundo um plano apresentado ao Instituto Português de Arqueologia, deverão prolongar-se por quatro anos, dirigidas pelos técnicos da autarquia e desenvolvidas por estes em conjunto com desempregados e jovens voluntários.

No final, a ideia é criar em Santa Catarina um núcleo museológico onde serão expostos os objectos entretanto encontrados, num projecto que resulta de uma parceria com a Junta de Freguesia de Santiago, proprietária do imóvel onde será instalado o núcleo.
.
.

http://alentejomagazine.com/2006/07/santuario-pagao-descoberto-em-alcacer-do-sal/
.
.

Sem comentários: