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GabKoost — 29 de Outubro de 2009 — Excerto da grande obra de Michel Giacometti onde se pormenoriza sobre um dos mais antigos instrumentos tradicionais de Portugal.
Mais populares no Douro e Baixo Minho, está intimamente ligado à Chula.
A iconografia medieval demonstra no entanto que este instrumento fora em tempos comum a todo o Noroeste Ibérico. Prova disso é que se podem ver esculturas de tocadores de Rabeca em igrejas românicas de locais diversos como; Vila do Conde, Braga, Melgaço ou até mesmo Santiago de Compostela.
Assim, apesar de ser um instrumento antiquíssimo e muito presente até há bem pouco tempo no Norte do Pais, hoje apenas alguns grupos continuam a mostrar o seu reportório através dele.
Lamentavelmente, a Rabeca desapareceu completamente das nossas romarias tal como muitos outros instrumentos que enriqueciam a diversidade cultural e musical do nosso povo.
Para mais informação acerca da Rabeca Chuleira:
http://www.attambur.com/Recolhas/Toca...
Obrigado igualmente ao Sr. A.M que partilhou de boa vontade estas pérolas da cultura Portuguesa.
.Mais populares no Douro e Baixo Minho, está intimamente ligado à Chula.
A iconografia medieval demonstra no entanto que este instrumento fora em tempos comum a todo o Noroeste Ibérico. Prova disso é que se podem ver esculturas de tocadores de Rabeca em igrejas românicas de locais diversos como; Vila do Conde, Braga, Melgaço ou até mesmo Santiago de Compostela.
Assim, apesar de ser um instrumento antiquíssimo e muito presente até há bem pouco tempo no Norte do Pais, hoje apenas alguns grupos continuam a mostrar o seu reportório através dele.
Lamentavelmente, a Rabeca desapareceu completamente das nossas romarias tal como muitos outros instrumentos que enriqueciam a diversidade cultural e musical do nosso povo.
Para mais informação acerca da Rabeca Chuleira:
http://www.attambur.com/Recolhas/Toca...
Obrigado igualmente ao Sr. A.M que partilhou de boa vontade estas pérolas da cultura Portuguesa.
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