Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Sismo de ontem foi um aviso para o futuro? Perguntámos a uma especialista


Os registos do mais forte sismo do ano 2009 em Portugal (foto )
.
Sismo de ontem foi um aviso para o futuro? Perguntámos a uma especialista
.
Por Francisco Homem
.
O sismo que abalou o país na noite de quarta para quinta-feira trouxe à memória de muitos o devastador terramoto de 1755. Um medo justificado, até porque, segundo revelou Patrícia Silva, do Instituto de Meteorologia (IM), «não há maneira de prever um sismo de magnitude catastrófica».
.
Contactada por A BOLA Online, a geofísica do IM confirmou a existência de uma periodicidade mais ou menos regular na ocorrência, em Portugal, de sismos de grande magnitude: «Tivemos um grande sismo por volta de 1300, outro no século XVI e depois o de 1755».
.
Um ciclo de cerca de 250 anos, que faz com que a época de hoje seja vista como propícia a uma ocorrência deste género. No entanto, segundo a especialista, o sismo desta madrugada «não tem de estar relacionado com algum sismo de magnitude superior que possa vir a ocorrer».
.
«Há quem diga que com a ocorrência deste sismo se libertou energia, libertando assim as tensões, mas isso não quer dizer nada. O facto de ter ocorrido este sismo pode ter libertado as tensões ali, mas pode ter acumulado tensões noutro lado, transferindo-as para uma falha vizinha», explicou.
.
Por isso mesmo, acrescentou, «não há maneira de prever um sismo de magnitude catastrófica». Sem fazer futurologia, resta ouvir a especialista: «É aguardar...»
.
A Bola - 17:50 - 17-12-2009
.

Sem comentários: