Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

sábado, 15 de janeiro de 2011

Malangatana - Um homem com três metros de altura

  • Manuel Augusto Araújo

Um artista único
.
Foi um dia de prodígios. Malangatana, apanha bolas no Clube de Ténis de Lourenço Marques, pede a um dos praticantes desse desporto exclusivo dos colonos um par de sapatilhas velhas. Pediu-as a Augusto Cabral, biólogo e pintor, que o manda ir a sua casa, buscá-las. Malangatana vai e encontra Augusto Cabral a pintar. Fica fascinado. Ao pedido das sapatilhas junta o de tinta e pincéis. Quer pintar, não sabe o quê. Só sabe que quer sentir a sensualidade dos pincéis a afagarem uma superfície, a espalhar cores, definir formas, fazer aparecer coisas. Dão-lhe as sapatilhas velhas, pincéis, tintas, umas chapas de contraplacado.
.
«Vou pintar o quê? O que está dentro da tua cabeça?»
Image 6492
.
O que Malangatana tinha dentro cabeça era um mundo. Florestas de árvores. Florestas de pessoas. Florestas de medos. Florestas de sons. Florestas de mágicas. Florestas de coragens. Florestas fantásticas que naquele dia começaram a correr a ousadia de uma vida interminável.
.
O miúdo que começara a trabalhar aos 13 anos como pastor, que se iniciara nas práticas das medicinas tradicionais, tinha um tio curandeiro, que viera do campo para a cidade para ser empregado doméstico e andava a apanhar bolas das partidas de ténis entre membros da elite colonial tem, de repente, nas suas mãos as ferramentas de fazer com que o seu tempo passado e o seu tempo presente fossem tempo futuro, como teria dito Álvaro de Campos.
.
A sua vida cinde-se em duas. De dia é empregado de mesa e apanhador de bolas num clube da elite branca. Fechadas as horas de trabalho vai para a garagem do arquitecto Pancho Guedes, que lhe tinha cedido um espaço, e pinta, pinta as imagens fantásticas que lhe habitam a cabeça. Pancho Guedes apoia-o comprando, todos os meses, quadros a um preço então inflacionado, hoje irrisório. É também em casa de Pancho Guedes que tem um encontro que será decisivo na sua vida. Encontra-se com Eduardo Mondlane, na altura professor na universidade norte-americana de Siracusa e técnico da ONU, que se tinha deslocado a Moçambique a convite do Governo português, por interposta Missão Suíça, com o objectivo de o atrair para colaborar com a administração portuguesa. Mondlane faz-lhe «ver aspectos sobre os quais eu ainda não tinha pensado» (Malangatana, semanário Savana, 2010). Fala-lhe da relevância da cultura do povo moçambicano e da importância do seu trabalho de pintor nesse contexto. Da importância desse trabalho no futuro de Moçambique como país um dia independente. Até lá, na luta pela independência.
.
É o ano de 1961. Mondlane recusa qualquer colaboração com a administração colonial e entra directamente na luta pela libertação de Moçambique, unificando os incipientes movimentos independentistas. É um dos fundadores e será o primeiro presidente da FRELIMO, que inicia a luta armada em 1964. Mondlane será assassinado em 1969, vítima de um atentado perpetrado pela PIDE. 
.
Nesse mesmo ano, Malangatana Valente Ngwenya (Valente porque a potência colonial obrigava à inclusão de um nome português no registo dos autóctones) faz a sua primeira exposição nos salões da Associação dos Organismos Económicos. O êxito é notável. A recepção crítica e as vendas surpreendem confessadamente Augusto Cabral, quem lhe tinha dado os primeiros pincéis, as primeiras tintas.

Image 6493
O mundo colonial virado do avesso

Malangatana tinha rebentado uma tempestade tropical. O empregado que servia à mesa onde só se sentavam brancos, tinha dado um enorme e sonoro arroto que estilhaçou todas as regras de etiqueta importadas de uma metrópole distante. O paternalismo colonialista dos brandos costumes inquietou-se com o sucesso do negro apanha bolas num clube reservado a brancos. Havia que o domesticar, integrando-o, se possível. Havia ainda um outro não menor incómodo. Um jovem pintor, sem qualquer formação académica, tinha a terceira classe e frequentara esporadicamente uns cursos no Núcleo de Arte, entrava como um ciclone nos meios artísticos afirmando as suas raízes africanas, a sua cultura africana, fora de todos os padrões ocidentalizados na altura dominados pelas correntes abstraccionistas, favorecidas ideologicamente contra os realismos. Era o mundo colonial e eurocêntrico virado do avesso.
.
O sucesso em Moçambique ecoa por África dos países recém-independentes. Em 1962 a revista Black Orpheus, editada na Nigéria, país que tinha conquistado a independência dois anos antes, dedica-lhe um extenso artigo profusamente ilustrado. Malangatana tinha alcançado o sucesso a uma velocidade vertiginosa. Vertiginosa era também a circulação das suas obras por terras africanas.
.
Perante a realidade incontornável da fulgurância da sua obra, foi convidado a participar na Bienal de S. Paulo, integrando a representação portuguesa. Recusa esse convite tal como ordena, como forma de protesto contra a prisão de Nelson Mandela, que os seus quadros sejam retirados de uma exposição de artistas moçambicanos que percorria a África do Sul. São sinais evidentes da sua africanidade, de orgulho na sua identidade moçambicana, de outra Moçambique que não a da sonsamente violenta província ultramarina. O crocodilo (Ngwenya) tinha devorado o valente. 
.
Em 1964, ano em que a guerra de libertação se inicia no Norte de Moçambique, Malangatana, acusado de colaborar com a FRELIMO, é preso pela polícia política portuguesa. Durante dezoito meses conhece dureza do regime colonial. Não se deixar abater. É um embondeiro de raízes fundas.

Um cidadão do mundo

Sai da prisão, volta aos pincéis, às tintas. As suas florestas continuam a invadir e a fixar-se nos suportes por onde espalha o seu enorme talento. Em 1971, a Fundação Gulbenkian atribui-lhe uma bolsa para estudar gravura e cerâmica em Lisboa. No ano seguinte fará a sua primeira exposição individual na capital do esfarrapado império, na Sociedade Nacional de Belas-Artes e depois na Bucholz. Já era considerado um dos grandes artistas de uma África a viver a excitação da emergência de novos países, desenhando um novo mapa em que o seu país não figurava.
.
Finalmente em 1974, Moçambique torna-se independente e Malangatana é, naturalmente, o grande artista nacional.
.
A sua profunda inteligência, a sua estatura humana não se deixaram enredar por esse reconhecimento. Envolve-se directamente na política e continua a pintar, a desenhar, a gravar, a fazer escultura. Continua principalmente a reinventar a sua obra, agora também em grandes murais e outra obra pública, sempre com os pés bem mergulhados na sua terra africana. Continua a viver a vida, a cantar, a dançar, a comer e a beber com o grande prazer e alegria de um cidadão do mundo enquanto se desmultiplica em inúmeras iniciativas políticas, de dinamização das artes no seu país e de protecção das crianças. Foi deputado da FRELIMO, participou em acções de alfabetização e de mobilização ideológica. Foi um dos organizadores do Museu Nacional de Arte de Moçambique e da actual Escola de Artes Visuais. Criou núcleos de artesãos das zonas verdes de Moçambique e deu nova vida ao Núcleo de Arte, uma associação de artistas plásticos. Em prol das crianças a sua actividade foi sempre intensa da Associação dos Amigos da Criança, de que foi director, à Associação do Centro Cultural de Matalana, a sua terra natal, que desenvolve vasta actividade social e cívica. No meio de tanta actividade nunca deixou de pintar, desenhar, gravar, esculpir.
.
Malangatana foi um artista único e um homem com três metros de altura.
.
Avante 2011.01.13
.
.

Sem comentários: