Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Ruca Fernandes - Fado da Defesa


.

rucafadista | 28 de Dezembro de 2010 | utilizadores que gostaram deste vídeo, 0 utilizadores que não gostaram deste vídeo
TVI- Você na TV em Maio de 2009
Ruca Fernandes, padrinho da ARM-Associação Renovar a Mouraria cantando o Fado da Defesa numa iniciativa de divulgação das Tascas Típicas do Bairro lisboeta da Mouraria.
Guitarra-Filipe Rebelo
Viola-João Madeira
Contrabaixo-Gonçalo Leonardo

Biografia:
Nascido em Leiria onde viveu durante a infância e adolescência Ruca Fernandes cresceu num ambiente melómano. Começou a tocar piano de ouvido e cantava acompanhado por acordeão pelo seu pai em festas particulares de amigos. Frequentou o Grupo Coral do Orfeão de Leiria onde aprendeu os rudimentos do canto. Cantava "à capela" nos páteos no Colégio Nossa Senhora de Fátima a pedido dos colegas e das Irmãs dominicanas. Com 10 anos cantou "Avé Maria" de Schubert no casamento de amigos e em Tavira ganhou uma lata de sardinhas num concurso de música por interpretar o mesmo tema. Começou a interessar-se mais por ouvir Fado e compreender esta arte genuinamente portuguesa num dia em que viu um espectáculo ao vivo. Quando chegou a casa começou a tirar letras de fados que sempre tinha ouvido em casa, tocados ao piano pelo seu pai, mas a cujas letra nunca tinha dado muita atenção. Acompanhando-se com viola o primeiro fado que cantou foi a "Moda das tranças pretas"(o Ginguinhas...). Descobriu que no Bairro Alto poderia cantar no chamado fado Vadio e estreou-se em público em 2006 na "Tasca do Chico". Em 2007 foi finalista da Grande Noite de Fado de Lisboa, ficou em 2ºLugar no Concurso "O Fado mora em Marvila" e venceu o Concurso de Fado Amador da Cidade da Costa da Caparica. Em 2008 foi convidado para padrinho do Movimento Sociocultural "Renovar a Mouraria" e em Setembro do mesmo ano obteve o 1º lugar no Concurso de Fado de Odemira. Em 2009 venceu a IX Grande Noite do Fado de Braga. Tendo actuado em conceituadas casas de fado lisboetas como "Velho Páteo de Santana", "Forcado" e "Timpanas" tem realizado espectáculos um pouco por todo o país e participado em eventos de relevo como no Castelo de S.Jorge, Festa do Avante2009 e Forum Lisboa(2a edição do Fado Acontece). Editou em 2009 o primeiro trabalho discográfico intitulado "Ruca Fado". Continua a cantar por aí...e para breve se espera um trabalho de fados com letras originais. .
.
Enviado por Paulo Jorge (FaceBook)
.

Sem comentários: