Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

terça-feira, 4 de maio de 2010

Embaixada da Rússia doa à Cinemateca filmes da antiga União Soviética

 

400 cópias




Público - 02.05.2010 - 12:02 Por Lusa


A embaixada da Rússia em Portugal doou à Cinemateca Portuguesa cerca de 400 filmes russos, que permitirão perceber o que foi a produção cinematográfica no fim da União Soviética, disse à Lusa fonte do organismo português.

De acordo com Luís Miguel Oliveira, programador da Cinemateca, o lote de filmes doados refere-se à produção cinematográfica, sobretudo das décadas de 1970 e 1980, e inclui diferentes géneros de vários realizadores pouco conhecidos em Portugal. Os filmes recentemente doados estavam depositados no edifício da embaixada da Rússia em Lisboa e vão agora ser inventariados, conservados e estudados pelo ANIM, o Arquivo Nacional de Imagens em Movimento, que pertence à Cinemateca.

A importância desta doação tem a ver sobretudo com o facto da maioria dos filmes serem inéditos em sala em Portugal e permitirem conhecer a cinematografia de realizadores menos divulgados junto do público português, como Aleksei German, explicou Luís Miguel Oliveira.

“Sabemos pouco sobre o cinema soviético, não sabemos sobre as comédias, sobre a animação, sobre os filmes que se fizeram até à Perestroika”, disse à Lusa Joana Pimentel, responsável pela prospeção e aquisição de filmes no ANIM.

No dia 10 será oficializada esta doação pela embaixada russa com a assinatura de um protocolo com a Cinemateca e a exibição do filme “Quando passam as cegonhas”, de Mikhail Kalatozov, na Sala Félix Ribeiro, na Cinemateca, em Lisboa.

A maioria dos filmes foi entregue com legendas em cirílico (alfabeto russo) e há ainda trabalho de identificação e estudo, mas o objetivo é exibi-los em programação na Cinemateca.

De acordo com Joana Pimentel, a embaixada da Rússia em Portugal já manifestou vontade de fazer outras doações de espólio fílmico que está nas suas instalações.
.
.

Sem comentários: