Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Ambiente: Ave do emblema da reserva natural está em extinção Berlengas sem airos

Você está em: Homepage / Portugal / Notícia
.
Paulo Cunha, Lusa Há cada vez menos airos (à direita) nas ilhas Berlengas
Há cada vez menos airos (à direita) nas ilhas Berlengas

Ambiente: Ave do emblema da reserva natural está em extinção

Berlengas sem airos

*
Edgar Nascimento com Lusa
.
.
O airo, ave semelhante a um pequeno pinguim que escolhia as ilhas Berlengas para nidificar e onde aparecia às centenas, está em extinção acelerada, tendo este ano sido avistados apenas quatro exemplares.



As causas apontadas para o desaparecimento do airo das Berlengas são, segundo especialistas, a pressão exercida pelos milhares de gaivotas, as redes de emalhar, fatais para estas aves que passam muito tempo no mar, e também o aquecimento do planeta.


Dados publicados em 1952 identificaram seis mil casais de airos nas Berlengas. "Não é possível determinar uma causa para o desaparecimento do airo. O que sabemos é que nos últimos 20 anos aumentou o número de gaivotas, o porto de pesca de Peniche foi ampliado [mais comida para as gaivotas proporciona a sua reprodução], deu-se um aquecimento na atmosfera e a presença do airo diminuiu", disse Henrique Queiroga, do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro e coordenador da candidatura das Berlengas a Reserva da Biosfera da UNESCO. Na ilha, os quatro airos escolhem para ninho uma escarpa abrigada da insolação e são vistos rodeados por largas dezenas de gaivotas a que se juntam alguns corvos marinhos.


A candidatura a Reserva da Biosfera será entregue nos próximos meses. Compatibilizar o turismo com a preservação do ecossistema das Berlengas é o objectivo de vários projectos, que estão em curso e que pretendem tornar a ilha auto-sustentável na produção de energia, no tratamento dos efluentes e do lixo.

.
in Correio da Manhã - 12 Abril 2009 - 00h30
.
.

Sem comentários: