Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

terça-feira, 14 de abril de 2009

Vulcão em erupção ameaça Galápagos


Ambiente: Erupção nas Ilhas de Darwin

Vulcão em erupção ameaça Galápagos

* Valter Anacleto

.

A erupção do vulcão ‘La Cumbre’ está a ameaçar as Ilhas Galápagos, no Pacífico. A actividade vulcânica começou no domingo e, apesar de ser "normal", deixou os responsáveis do Parque Nacional de Galápagos, património natural da Humanidade, preocupados. O vulcão chegou a ameaçar a fauna da Ilha Fernandina, situada a mil quilómetros da costa do Equador.

As autoridades equatorianas adiantaram que vão proceder à avaliação da magnitude do fenómeno e registo das alterações produzidas no ecossistema. No entanto, João Pedro Barreiros, biólogo da Universidade dos Açores, considera ao CM que se trata de "um fenómeno de pequenas proporções e recuperação rápida". Ainda que o enxofre e o dióxido de carbono libertados sejam prejudiciais à vida nas ilhas, "não há um risco de calamidade para a flora local."

A ilha de Fernandina tem a maior actividade geológica no arquipélago, mas a última erupção aconteceu há quatro anos.

As Ilhas Galápagos são conhecidas pela sua diversidade biológica, chegando mesmo a albergar espécies animais únicas em todo o planeta.

Tartarugas gigantes, iguanas marinhas e terrestres e lobos marinhos formam um agregado populacional de cerca de 2900 espécies.

A ilha foi inicialmente explorada por Charles Darwin, naturalista britânico que catalogou espécies absolutamente novas e que prestaram um contributo decisivo para a elaboração da teoria da Selecção Natural e da evolução das espécies.

APONTAMENTOS

DIVERSIDADE

32% das plantas, 50% das aves, 25% dos peixes e todos os répteis presentes nas ilhas não existem em qualquer outro local do planeta Terra.

PEIXES

Há mais de 40 espécies de peixes, entre elas 12 espécies de tubarões, 18 de moreias e cinco de raias, o que faz com que a área apele à prática do mergulho.

RÉPTEIS

Dos répteis, as iguanas e as tartarugas são as mais procuradas pelos turistas. As visitas, controladas, atingiram o pico em 2006: 150 mil.

.
.
in Correio da Manhã - 14 Abril 2009 - 00h30
.

Sem comentários: