Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

terça-feira, 14 de abril de 2009

Cardeal-patriarca valoriza Darwin

.

Páscoa: Jesus Cristo é meta final da teoria da evolução

Cardeal-patriarca valoriza Darwin

* João Saramago

O Cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, na homilia da Vigília Pascal, na Sé, valorizou o trabalho científico de Charles Darwin e o contributo deste para a Igreja Católica. No ano em que são assinalados os 200 anos do nascimento do cientista inglês e os 150 da publicação do livro ‘A Origem das Espécies’, D. José Policarpo referiu que a "Igreja não pode abdicar do diálogo com a Ciência".



O texto exibe agora a posição da Igreja de Lisboa perante o trabalho de Darwin, depois de o Papa Bento XVI ter colocado algumas reservas à teoria de evolução no livro ‘Criação e Evolução’.

'Nada escapou e ninguém ficou isento a esta explicação revolucionária da origem da vida e do seu processo evolutivo e, 150 anos depois, o debate continua vivo', sustentou ontem D. José Policarpo. Recorrendo ao trabalho do teólogo francês Teilhard de Chardin, D. José Policarpo entende que 'Cristo é o ponto ómega (meta final) de toda a evolução'.


'Apesar das já referidas dificuldades que a teoria de Darwin pôs à compreensão cristã da origem da vida e do Universo, a Igreja não a pode recusar liminarmente', disse D. José Policarpo.


PAPA DÁ VOZ A CATÓLICOS PERSEGUIDOS

O Papa Bento XVI deu particular destaque aos milhares de católicos perseguidos na Índia ao convidar o arcebispo indiano de Guwahati, Dom Thomas Menamparampil, para efectuar as meditações das estações da Via Sacra, em Roma, na noite de sexta-feira.


'Diante do ódio e das guerras', escreveu o prelado indiano, 'quando as mulheres são obrigadas a humilharem-se e as crianças dos bairros pobres buscam comida no lixo, não nos devemos questionar de quem é a culpa, mas que responsabilidade temos nessas formas de desumanidade'.

CATOLICISMO É CRIME EM 60 PAÍSES


A Igreja Católica assinala a morte, crucificação e ressurreição de Cristo recordando que centenas de cristãos morrem em vários pontos do Globo pela prática da fé. Rezar em público, ter uma Bíblia ou celebrar a Missa são gestos considerados 'criminosos' em 60 países, levando mesmo à morte, divulgou a agência Ecclesia.


A agência Fides, no Vaticano, revela que desde 2001 houve 193 mortes de missionários, ao mesmo tempo que a fundação católica Ajuda à Igreja que Sofre sublinha que a perseguição religiosa está a aumentar no Mundo. Entre as principais preocupações apresentadas está a Índia, onde desde Agosto de 2008 centenas de cristãos morreram e milhares foram obrigados a fugir.

.

in Correio da Manhã - 12 Abril 2009 - 00h30


.
.

Sem comentários: