Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

domingo, 10 de outubro de 2010

Ameríndios no Brasil


abril 19, 2007
Dia do Índio
19 de Abril – Dia do Índio
.
Naquele tempo todo dia era dia de índio, canta uma música de Jorge Benjor, lembrando assim que os índios que viviam no Brasil eram os verdadeiros donos da terra quando os navegadores portugueses aqui aportaram em 1500. Mais à frente o compositor brasileiro remata dizendo que agora ele só tem o dia 19 de Abril, referindo-se certamente às perdas, de direitos–cultura–identidade, que as populações indígenas foram sofrendo ao longo dos tempos, perdas que se iniciaram de imediato à chegada do homem branco, evoluíram com a colonização e ainda não foram totalmente reparadas.
.
"Quando o português chegou debaixo duma bruta chuva vestiu o índio! Fosse uma manhã de sol o índio tinha despido o português"  (Oswald de Andrade)
.
No Brasil, talvez que os Direitos do Índio começassem a ser reconhecidos, pelo menos no papel, em 1943 quando foi institucionalizado o dia 19 de Abril como o Dia do Índio, data histórica que assinala a realização do I Congresso Indigenista Interamericano no ano de 1940 no México.
.
Hoje, muito por fruto de uma mudança de mentalidades, o índio já não é visto como o ser estranho incivilizado e habitante da selva e graças também a novas políticas governamentais a população indígena, sua cultura e direitos, é merecedora de atenção, de salvaguarda e de preservação.
Photo Sharing and Video Hosting at PhotobucketDiga-se, para que conste que não pretendemos meter foice em seara alheia, que não nos compete a nós analisar se, nessa acção de respeito à vasta Nação Índia, as medidas tomadas serão sempre as mais correctas e nem nos compete perguntar porque isto ou aquilo ainda não feito. No entanto, as coisas não nos passam ao largo e, apaixonados que somos pelo assunto, sempre nos atrevemos a dizer que muito ainda há a fazer e que algumas coisas poderiam ser feitas de imediato ou a curto prazo tais como convidar a Nação Índia para os Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro que se avizinham. A indignação foi revelada por representante índio em recente programa televisivo (a sua presença já será uma conquista, quiçá) referindo-se, no entanto, à ausência da cultura indígena nas cerimónias de abertura e/ou de encerramento e não propriamente à ausência de atletas, apesar de que, como referiu, os recursos do homem índio para a corrida e tiro ao arco, por exemplo, serem merecedores de atenção e aproveitamento.
.
Como complemento a esta singela homenagem ao Índio encaminhamos agora o leitor ávido e curioso de saber mais sobre a imensidão histórica dos Povos Indígenas para algumas ligações que encontrámos e que achámos deveras interessantes.
.


Neves, AJ 16:18 
.
http://vozdoseven2.weblog.com.pt/arquivo/2007/04/
.
.

Sem comentários: