Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Richard F. Burton e UM BREVE COMENTÁRIO DO FILME MONTANHAS DA LUA

.


Enviado por  em 06/12/2009
In the 1850s the biggest challenge for explorers was to find the source of the Nile. Captain Speke was determined to be the man to make the discovery. But in doing so he betrayed his mentor and ended up paying the ultimate price.


Enviado por  em 21/01/2011
Nenhuma descrição disponível.


.

Enviado por  em 31/07/2008
Views of the Nile River, november 2007

Music: Peeter Vähi - "Dance of the Moon Goddess" (Performed by Heiki Mätlik)

 

.
Enviado por  em 27/04/2010
Aventuras | Siglo XIX / En 1850, el Capitán Richard Francis Burton y el teniente John Hanning Speke emprenden juntos la aventura que los llevará hasta la fuente del Nilo. Una expedición en nombre del Imperio Británico de la Reina Victoria, en cuyo camino son presa de enfermedades, asaltos y frustraciones sin que ello les impida ir en busca de su objetivo... Reparto: Patrick Bergin, Iain Glen, Fiona Shaw, Richard E. Grant, Peter Vaughan, Delroy Lindo, John Savident, Adrian Rawlins, Leslie Phillips, Anna Massey, Bernard Hill, Roshan Seth, James Villiers.

Cinema, História e Educação

Por Mariana Andrade da Costa
O filme As Montanhas da Lua trata do processo de expansão das potências européias no continente africano no século XIX. Os personagens principais são os capitães Britânicos Richard Francis Burton e John Hanning Speek, exploradores e geógrafos que aparecem como homens destemidos, corajosos, de espírito desbravador que realizam um a longa e acidentada jornada pelo continente africano em busca da nascente do rio Nilo.
Conforme vão procurando a nascente do Nilo, vão adentrando na parte ainda não explorada por europeus, contribuindo para o processo de roedura do continente. É importante observar que nesse processo, vão encontrando povos diferentes.
No decorrer do filme, o mundo africano é apresentado como atrasado, primitivo, exótico, inferior, seus líderes aparecem exageradamente cruéis e violentos. Em contraposição, o mundo europeu é apresentado como o certo, o superior. A sociedade européia aparece a partir do ponto de vista da elite, da aristocracia, sendo os europeus mostrados como os “destemidos”, os “justos”. Há uma cena muito interessante, que mostra essa imagem do europeu corajoso, onde David Livingstone (um famoso explorador do continente africano) num encontro com Burton, expõe uma série de cicatrizes que adquiriu em suas expedições em África.
A ciência no século XIX ajudou a justificar o imperialismo. Através do “discurso competente”, os europeus que “possuíam” o conhecimento científico usaram o continente africano como uma espécie de laboratório, contribuindo inclusive, para o surgimento das ciências sociais, como a antropologia.
As expedições do filme foram financiadas pela “Sociedade Geográfica Real”, que tinham interesse em expor os relatos, as descobertas, contribuindo para a legitimação do imperialismo.
Enfim, em As Montanhas da Lua, podemos perceber a grande importância da ciência e das expedições de exploração do século XIX para o processo de roedura do continente africano que culminou na legitimação do imperialismo europeu

FICHA TÉCNICA
Direção: Bob Rafelson
ELENCO
Patrick Bergin – Richard Francis Burton   Iain Glen – John Hanning Speke  Richard E. Grant – Larry Oliphant  Bernard Hill – Dr. David Livingstone



Sem comentários: