.
Terça-feira, 29 de Janeiro de 2008
Tributo a João Abel Manta
Está a decorrer, neste mês, uma homenagem ao arquitecto, pintor, ilustrador e cartoonista João Abel Manta. A iniciativa é da responsabilidade da Humorgrafe (Osvaldo Macedo de Sousa) e do BDjornal (J. Machado-Dias / Clara Botelho) e visa reconhecer a sua obra artística. Para o efeito, a Humorgrafe e a BDjornal lançaram um concurso de caricaturas e ilustrações, dirigido a cartoonistas, banda-desenhistas e ilustradores, a incluir numa exposição e catálogo de tributo àquele que é considerado um dos grandes cartoonistas portugueses de sempre.
.
O prazo de entrega dos trabalhos termina no final deste mês, por ocasião dos 80 anos de Abel Manta, que se cumprem hoje mesmo.
.
A seguir à queda da ditadura do Estado Novo, Abel Manta editou um livro de caricaturas em que satiriza causticamente o salazarismo, intitulado Caricaturas portuguesas dos anos de Salazar (vd. a recensão de João Paulo Cotrim, «Generais e marialvas»). Este livro tornou-se uma obra de referência, juntamente com os desenhos e ilustrações que fez durante o período revolucionário, alusivos ao MFA e às transformações políticas e sociais que então decorreram e onde transparecem as expectativas, avanços e recuos, ilusões e desilusões duma sociedade e do próprio autor.
.
Em conjunto, este trabalho é um fresco impressivo sobre dois períodos fundamentais na sociedade portuguesa do século XX.
.
A obra de Abel Manta, porém, não se esgota nestes dois marcos. Para um conhecimento mais aprofundado da sua obra e biografia pública aproveita-se para transcrever de seguida um texto de Osvaldo Macedo de Sousa.
.
O prazo de entrega dos trabalhos termina no final deste mês, por ocasião dos 80 anos de Abel Manta, que se cumprem hoje mesmo.
.
A seguir à queda da ditadura do Estado Novo, Abel Manta editou um livro de caricaturas em que satiriza causticamente o salazarismo, intitulado Caricaturas portuguesas dos anos de Salazar (vd. a recensão de João Paulo Cotrim, «Generais e marialvas»). Este livro tornou-se uma obra de referência, juntamente com os desenhos e ilustrações que fez durante o período revolucionário, alusivos ao MFA e às transformações políticas e sociais que então decorreram e onde transparecem as expectativas, avanços e recuos, ilusões e desilusões duma sociedade e do próprio autor.
.
Em conjunto, este trabalho é um fresco impressivo sobre dois períodos fundamentais na sociedade portuguesa do século XX.
.
A obra de Abel Manta, porém, não se esgota nestes dois marcos. Para um conhecimento mais aprofundado da sua obra e biografia pública aproveita-se para transcrever de seguida um texto de Osvaldo Macedo de Sousa.
.
«João Abel Manta – gráfica», de Osvaldo Macedo de Sousa
.
"João Abel é filho da pintora Maria Clementina Carneiro de Moura e do pintor Abel Manta, tendo nascido em Lisboa a 29 de Janeiro de 1928, quando a ditadura e o Estado Novo lançavam o seu manto sobre o país. Se na rua as vozes tinham que calar, em casa João teve uma infância e adolescência felizes, rodeado pela arte e pela curiosidade do saber. Os pais levaram-no sempre nas suas viagens pela Europa, visitando assim a Espanha, França, Itália, Países Baixos... registando na sua memória imagens inesquecíveis da Europa anterior à segunda Grande Guerra.
.
Era uma Europa diferente, onde se recortam figuras, hoje míticas, da arte europeia, que ele viu nessas viagens.Desde criança, ele era uma pessoa interessada sobretudo e consequentemente apoiado por seus pais com uma educação plástica e intelectual cuidada, com uma visão global da cultura.Como já foi referido, a sua vida foi dominada pelas artes, seja no convívio quotidiano com o trabalho pictórico de seus pais, no conhecimento educacional das visitas familiares ao estrangeiro, como também pelos amigos que frequentavam a sua casa, ou as tertúlias dos cafés da Brasileira e do Chiado, onde o seu pai tinha assento privilegiado. As tertúlias, na altura, eram os verdadeiros centros culturais (e de liberdade) na troca de ideias, de experiências, de transmissão de dados adquiridos e de revelações ainda desconhecidas. Por vezes, essas conversas tinham que ser feitas à surdina, mas faziam-se.Num desenho de juventude, dos anos quarenta, João Abel retrata, em charge, uma das "bandas" de amigos que se costumavam reunir com o Abel Manta pai. O painel que nos é dado, é o seguinte: o maestro Fernando Lopes Graça dirige o grupo, composto por Abel Manta ao clarinete, Manuel Mendes ao saxofone, José Segurado na flauta, Francisco Keil do Amaral na tuba, Fernando Abranches Ferrão na viola, José Rocha no violoncelo, Albano Costa Lobo no sousafone, Dário Martins nos ferrinhos, Peres de Carvalho no bombo e Mário Novais Género Nadar a fotografar tudo isto. Claro que não é o retrato de um grupo musical, mas uma imagem simbólica da unidade harmónica destes intelectuais e artistas que, perante o ar tenebroso e afonia que dominavam o país político, encontravam na amizade e na troca de ideias a única porta de liberdade de pensamento. Eram as ilhas de sobrevivência possível, donde por vezes surgia a força de lançar uns arpões contra a ditadura.João Abel Manta desenvolveu-se nesse meio de arte, de gosto pela liberdade que não havia, de oposição ao regime.
.
A oposição fazia-se por ideias, por atitudes, e nas artes, nessa década de quarenta, ainda dominada pelo modernismo pseudo-cosmopolita apadrinhado pelo Ferro, a oposição nascia também como neo-realismo ou surrealismo. Naturalmente, o jovem artista também comungou das mesmas influências de oposição estilística, e participou nas atitudes públicas, e nas Exposições Gerais de artes plásticas de S.N.B.A..Os anos quarenta/cinquenta, quando João Abel gastava os últimos anos de "teenager", foram de rebelião, do despertar de uma juventude aliada a velhos republicanos com exigências de democracia. Foram anos de intervenção política e cultural. João Abel lá estava no meio, irreverente e actuante, em actividades múltiplas de arte e cultura. Essa irreverência levá-lo-ia à prisão da PIDE a 1 de Fevereiro de 1958, onde ficou alguns meses. Enquanto estas actividades políticas e culturais se desenvolviam na vida do jovem que lutava contra a estagnação do país, que seria também a sua própria estagnação, o ciclo académico prosseguia, passando do Liceu para o curso de Arquitectura na E.S.B.A.L.. Fez o curso de 1946 a 1951, seguindo-se um estágio de dois anos num atelier de arquitectura, obtendo dessa forma o diploma em 1953. De imediato deu início à carreira profissional com projectos arquitectónicos e urbanísticos.A arquitectura foi durante largo tempo a sua profissão. Porém, a actividade cultural anteriormente descrita levá-lo-ia à intervenção social, através das armas que possuía, as artes plásticas, em que o desenho, o grafismo, é uma linguagem privilegiada para a comunicação fácil e directa com as massas. Foi nessa campo estético que se desenvolveu o contraponto à arquitectura.
.
O desenho é a chave mestra, tanto da arquitectura, como das artes gráficas, e esse elemento é a base forte da formação académica de João Abel Manta. Ele diz que sempre desenhou, já que os rabiscos são a expressão mais espontânea de qualquer criança, mas os primeiros trabalhos conhecidos datam do final da década de quarenta.
.
Nos anos cinquenta, o desenho ganha força de ilustração impressa, podendo-se descobrir esses trabalhos como ilustrador de Boccacio, Dante, Cervantes, D. Francisco Manuel de Melo, Padre António Vieira, E. Waugh, Aquilino Ribeiro, Ferreira de Castro, José Cardoso Pires... Também publica desenhos de humor no «Século Ilustrado». São os primeiros trabalhos, onde já se manifesta a versatilidade estilística do artista.
.
Influenciado pelo Modernismo, em resquícios da segunda geração que ainda dominava a arte em Portugal; enriquecido pelo espírito renascentista/humanista da sua educação cultural, numa apreensão total das correntes estéticas seculares; descobrindo as novas filosofias do pensamento artístico, que procuravam a resolução da ruptura no pós-guerra; inserindo-se no pensamento oposicionista ao regime... esta é a caracterização de João Abel Manta.
.
Para cada trabalho há uma linguagem mais adequada, um grafismo que se coaduna com o conteúdo e estilo literário da publicação, e ele sabe escolher. Por vezes, a esses elementos "pedidos" pela obra, aliam-se as experiências estéticas que o artista investiga no momento, fundindo-se elementos "arcaicos" com abstraccionismos, com a ironia surrealista, a colagem fotomontagem... O resultado é o mais variado, sem nunca cair no banal, no já visto, e pleno de notáveis matizes neo-românticos, renascentistas-barrocos, clássicos-modernistas, realistas-abstraccionistas...
.
Também como factor importante desta versatilidade, via educação académica, é a sua formação de arquitecto. Esta, como sugere a frase de Saul Steinberg ("Dottore in Architettura" pela Faculdade de Arquitectura de Milão, curso tirado antes de emigrar para os E.U.A. e aí revolucionar o mundo gráfico) que J.A.M. cita muitas vezes, «o estudo da arquitectura é um treino maravilhoso para tudo menos para a arquitectura. A ideia assustadora de que aquilo que se desenha se pode transformar num edifício faz com que a nossa maneira de desenhar se torne ponderada e racional».
.
Se se mantém a maleabilidade de traço ao longo de toda a sua carreira, existe também um respeito e influência por artistas como Goya, Rowlandson, Daumier, W. Buch, Forain, Gulbransson, Groz, Feliks Topolski, Saul Steinberg.
.
A década de sessenta, para J.A.M., é a continuidade de um trabalho, mais por imposição externa, um deixar-se levar pela onda do quotidiano, do que por verdadeira opção estética do artista. A par deste criar por instinto, há nestes anos a descoberta do gosto pelo mundo gráfico, que dará os seus frutos. Falaremos nisso mais tarde.
.
No âmbito daquela criação por encomenda, o artista trabalhava essencialmente na sua função futura e não pelo seu lado plástico. Construía algo que se destinava a um processo de reprodução em que o original é secundário e o impacto só é dado pelo resultado final, a reprodução integrada no meio para que se destina. São trabalhos que, por si só, retirados do seu contexto, perdem grande parte do seu valor.Essas obras foram aparecendo em revistas como o "Almanaque", "Seara Nova", "Eva", "Gazeta Musical e de todas as artes", ou em livros.
.
Folheando trabalho por trabalho, e procurando um estilo único de ilustração, somos surpreendidos pelas constantes opções gráficas, transformando-se em característica a ausência de uma linha de continuidade. Podem-se dar várias explicações, como já foi referenciado, porém um dos elementos fundamentais é o seguinte: como os trabalhos não se sucediam, numa ansiedade profissional de sobrevivência, o artista, quando partia para um trabalho, já não se recordava muito bem das soluções desenvolvidas no trabalho anterior, e lançava-se para o novo projecto totalmente liberto de "tiques", vícios, ou amarras estilísticas. Cada trabalho é uma criação que surge na continuidade da sua obra geral, arquitectónica e pictoral, e não na simples evolução de uma linha gráfica. Claro que, no subconsciente, havia um registo de dados, de conquistas ganhas pela experiência, desenvolvendo-se numa progressão de maturidade, reflectida no reconhecimento público e na atribuição de Prémios significativos. Ganhou, em 1961, o Prémio de Desenho na II Exposição de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian, e, em 1965, na cidade de Leipzig, conquistou a Medalha de Prata na Exposição Internacional de Artes Gráficas. Para além destes certames, esteve presente na II Bienal de São Paulo, em mostras internacionais Di Bianco e Nero em Lugano, assim como nas exposições internacionais de Tóquio e Medellin - Colômbia. Expôs também individualmente em Londres, no I.C.A.".
«João Abel Manta – gráfica», de Osvaldo Macedo de Sousa
.
"João Abel é filho da pintora Maria Clementina Carneiro de Moura e do pintor Abel Manta, tendo nascido em Lisboa a 29 de Janeiro de 1928, quando a ditadura e o Estado Novo lançavam o seu manto sobre o país. Se na rua as vozes tinham que calar, em casa João teve uma infância e adolescência felizes, rodeado pela arte e pela curiosidade do saber. Os pais levaram-no sempre nas suas viagens pela Europa, visitando assim a Espanha, França, Itália, Países Baixos... registando na sua memória imagens inesquecíveis da Europa anterior à segunda Grande Guerra.
.
Era uma Europa diferente, onde se recortam figuras, hoje míticas, da arte europeia, que ele viu nessas viagens.Desde criança, ele era uma pessoa interessada sobretudo e consequentemente apoiado por seus pais com uma educação plástica e intelectual cuidada, com uma visão global da cultura.Como já foi referido, a sua vida foi dominada pelas artes, seja no convívio quotidiano com o trabalho pictórico de seus pais, no conhecimento educacional das visitas familiares ao estrangeiro, como também pelos amigos que frequentavam a sua casa, ou as tertúlias dos cafés da Brasileira e do Chiado, onde o seu pai tinha assento privilegiado. As tertúlias, na altura, eram os verdadeiros centros culturais (e de liberdade) na troca de ideias, de experiências, de transmissão de dados adquiridos e de revelações ainda desconhecidas. Por vezes, essas conversas tinham que ser feitas à surdina, mas faziam-se.Num desenho de juventude, dos anos quarenta, João Abel retrata, em charge, uma das "bandas" de amigos que se costumavam reunir com o Abel Manta pai. O painel que nos é dado, é o seguinte: o maestro Fernando Lopes Graça dirige o grupo, composto por Abel Manta ao clarinete, Manuel Mendes ao saxofone, José Segurado na flauta, Francisco Keil do Amaral na tuba, Fernando Abranches Ferrão na viola, José Rocha no violoncelo, Albano Costa Lobo no sousafone, Dário Martins nos ferrinhos, Peres de Carvalho no bombo e Mário Novais Género Nadar a fotografar tudo isto. Claro que não é o retrato de um grupo musical, mas uma imagem simbólica da unidade harmónica destes intelectuais e artistas que, perante o ar tenebroso e afonia que dominavam o país político, encontravam na amizade e na troca de ideias a única porta de liberdade de pensamento. Eram as ilhas de sobrevivência possível, donde por vezes surgia a força de lançar uns arpões contra a ditadura.João Abel Manta desenvolveu-se nesse meio de arte, de gosto pela liberdade que não havia, de oposição ao regime.
.
A oposição fazia-se por ideias, por atitudes, e nas artes, nessa década de quarenta, ainda dominada pelo modernismo pseudo-cosmopolita apadrinhado pelo Ferro, a oposição nascia também como neo-realismo ou surrealismo. Naturalmente, o jovem artista também comungou das mesmas influências de oposição estilística, e participou nas atitudes públicas, e nas Exposições Gerais de artes plásticas de S.N.B.A..Os anos quarenta/cinquenta, quando João Abel gastava os últimos anos de "teenager", foram de rebelião, do despertar de uma juventude aliada a velhos republicanos com exigências de democracia. Foram anos de intervenção política e cultural. João Abel lá estava no meio, irreverente e actuante, em actividades múltiplas de arte e cultura. Essa irreverência levá-lo-ia à prisão da PIDE a 1 de Fevereiro de 1958, onde ficou alguns meses. Enquanto estas actividades políticas e culturais se desenvolviam na vida do jovem que lutava contra a estagnação do país, que seria também a sua própria estagnação, o ciclo académico prosseguia, passando do Liceu para o curso de Arquitectura na E.S.B.A.L.. Fez o curso de 1946 a 1951, seguindo-se um estágio de dois anos num atelier de arquitectura, obtendo dessa forma o diploma em 1953. De imediato deu início à carreira profissional com projectos arquitectónicos e urbanísticos.A arquitectura foi durante largo tempo a sua profissão. Porém, a actividade cultural anteriormente descrita levá-lo-ia à intervenção social, através das armas que possuía, as artes plásticas, em que o desenho, o grafismo, é uma linguagem privilegiada para a comunicação fácil e directa com as massas. Foi nessa campo estético que se desenvolveu o contraponto à arquitectura.
.
O desenho é a chave mestra, tanto da arquitectura, como das artes gráficas, e esse elemento é a base forte da formação académica de João Abel Manta. Ele diz que sempre desenhou, já que os rabiscos são a expressão mais espontânea de qualquer criança, mas os primeiros trabalhos conhecidos datam do final da década de quarenta.
.
Nos anos cinquenta, o desenho ganha força de ilustração impressa, podendo-se descobrir esses trabalhos como ilustrador de Boccacio, Dante, Cervantes, D. Francisco Manuel de Melo, Padre António Vieira, E. Waugh, Aquilino Ribeiro, Ferreira de Castro, José Cardoso Pires... Também publica desenhos de humor no «Século Ilustrado». São os primeiros trabalhos, onde já se manifesta a versatilidade estilística do artista.
.
Influenciado pelo Modernismo, em resquícios da segunda geração que ainda dominava a arte em Portugal; enriquecido pelo espírito renascentista/humanista da sua educação cultural, numa apreensão total das correntes estéticas seculares; descobrindo as novas filosofias do pensamento artístico, que procuravam a resolução da ruptura no pós-guerra; inserindo-se no pensamento oposicionista ao regime... esta é a caracterização de João Abel Manta.
.
Para cada trabalho há uma linguagem mais adequada, um grafismo que se coaduna com o conteúdo e estilo literário da publicação, e ele sabe escolher. Por vezes, a esses elementos "pedidos" pela obra, aliam-se as experiências estéticas que o artista investiga no momento, fundindo-se elementos "arcaicos" com abstraccionismos, com a ironia surrealista, a colagem fotomontagem... O resultado é o mais variado, sem nunca cair no banal, no já visto, e pleno de notáveis matizes neo-românticos, renascentistas-barrocos, clássicos-modernistas, realistas-abstraccionistas...
.
Também como factor importante desta versatilidade, via educação académica, é a sua formação de arquitecto. Esta, como sugere a frase de Saul Steinberg ("Dottore in Architettura" pela Faculdade de Arquitectura de Milão, curso tirado antes de emigrar para os E.U.A. e aí revolucionar o mundo gráfico) que J.A.M. cita muitas vezes, «o estudo da arquitectura é um treino maravilhoso para tudo menos para a arquitectura. A ideia assustadora de que aquilo que se desenha se pode transformar num edifício faz com que a nossa maneira de desenhar se torne ponderada e racional».
.
Se se mantém a maleabilidade de traço ao longo de toda a sua carreira, existe também um respeito e influência por artistas como Goya, Rowlandson, Daumier, W. Buch, Forain, Gulbransson, Groz, Feliks Topolski, Saul Steinberg.
.
A década de sessenta, para J.A.M., é a continuidade de um trabalho, mais por imposição externa, um deixar-se levar pela onda do quotidiano, do que por verdadeira opção estética do artista. A par deste criar por instinto, há nestes anos a descoberta do gosto pelo mundo gráfico, que dará os seus frutos. Falaremos nisso mais tarde.
.
No âmbito daquela criação por encomenda, o artista trabalhava essencialmente na sua função futura e não pelo seu lado plástico. Construía algo que se destinava a um processo de reprodução em que o original é secundário e o impacto só é dado pelo resultado final, a reprodução integrada no meio para que se destina. São trabalhos que, por si só, retirados do seu contexto, perdem grande parte do seu valor.Essas obras foram aparecendo em revistas como o "Almanaque", "Seara Nova", "Eva", "Gazeta Musical e de todas as artes", ou em livros.
.
Folheando trabalho por trabalho, e procurando um estilo único de ilustração, somos surpreendidos pelas constantes opções gráficas, transformando-se em característica a ausência de uma linha de continuidade. Podem-se dar várias explicações, como já foi referenciado, porém um dos elementos fundamentais é o seguinte: como os trabalhos não se sucediam, numa ansiedade profissional de sobrevivência, o artista, quando partia para um trabalho, já não se recordava muito bem das soluções desenvolvidas no trabalho anterior, e lançava-se para o novo projecto totalmente liberto de "tiques", vícios, ou amarras estilísticas. Cada trabalho é uma criação que surge na continuidade da sua obra geral, arquitectónica e pictoral, e não na simples evolução de uma linha gráfica. Claro que, no subconsciente, havia um registo de dados, de conquistas ganhas pela experiência, desenvolvendo-se numa progressão de maturidade, reflectida no reconhecimento público e na atribuição de Prémios significativos. Ganhou, em 1961, o Prémio de Desenho na II Exposição de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian, e, em 1965, na cidade de Leipzig, conquistou a Medalha de Prata na Exposição Internacional de Artes Gráficas. Para além destes certames, esteve presente na II Bienal de São Paulo, em mostras internacionais Di Bianco e Nero em Lugano, assim como nas exposições internacionais de Tóquio e Medellin - Colômbia. Expôs também individualmente em Londres, no I.C.A.".
.
Fica aqui também registado o convite formal [agora já ultrapassado] e os contactos dos promotores do tributo:
.
Fica aqui também registado o convite formal [agora já ultrapassado] e os contactos dos promotores do tributo:
.
"A Humorgrafe (Osvaldo Macedo de Sousa) e o BDjornal (J.Machado-Dias / Clara Botelho) sonharam com uma homenagem ao mestre João Abel Manta, como melhor forma de comemorar este aniversário, como melhor forma chamar a atenção para a obra genial do Mestre. O CNBDI da Amadora alia-se ao projecto oferecendo a sua sala de exposições. Esta poderá depois percorrer outros espaços. Mas, nós não somos artistas, apenas “idiotas” de iniciativas, razão pela qual necessitamos de outros cúmplices. Vocês caricaturistas, cartoonistas, banda-desenhistas, ilustradores estão interessados em colaborar nesta homenagem? Cada artista pode participar com uma ou duas obras (e forem bandas desenhadas não convinha que fossem muito grandes, uma, duas pranchas…) Se for uma obra digital pode ser enviada por e-mail (Jpeg, 300 dpis) para humorgrafe_oms@yahoo.com, se forem originais para Osvaldo Macedo de Sousa Av. Carolina Michaelis nº31-4ºA 2795-053 Linda-a-Velha. Naturalmente que no final todos os originais serão devolvidos com o respectivo catálogo. A data limite ideal seria 30 de Janeiro de 2008".
.
Sem comentários:
Enviar um comentário