Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Partido Comunista Chinês enaltece o "papel positivo" da religião



 

Geral

Vermelho - 16 de Janeiro de 2010 - 18h22

.

A China defende o ateísmo, mas, diferentemente da ex-União Soviética, deixou de encarar a religião como “o ópio do povo”. Foi o que indicou o novo diretor da Administração Estatal para os Assuntos Religiosos, Wang Zuoan.

.

“O Partido Comunista Chinês começou a encarar a religião numa perspectiva mais positiva”, disse Wang Zuoan numa entrevista publicada na quinta-feira (14) pelo Global Times, jornal do grupo Diário do Povo, o órgão oficial do PCC.
.
“A antiga União Soviética e as nações do (extinto) Pacto de Varsóvia não conseguiram lidar bem com as questões religiosas. Isso foi uma profunda lição para a China”, acrescentou o dirigente.
.
Wang Zuoan reconheceu que “a influência da cultura ocidental na China, incluindo o cristianismo, aumentou muito”. Segundo ele, “é normal que a religião se desenvolva durante o processo de modernização”.
.
“O governo chinês encoraja a religião a adaptar-se à sociedade socialista e atribui um papel mais positivo à religião”, resumiu Zuon, de 51 anos, formado em filosofia e inscrito no PCC desde 1985. “A sociedade chinesa está se tornando cada vez mais tolerante, e as pessoas já não assediadas por seguirem uma religião.”
.
O número oficial de cristãos na China rondará os 20 milhões — dois terços dos quais protestantes. A religião com mais fiéis na China é o budismo, seguida do islamismo. Juntas, ambas devem ter cerca de 60 milhões de seguidores.
.
Da Redação, com informações da Agência Lusa

.
.

  • Ópio no cachimbo do Saci 3

    21/01/2010 15h14 A religião dos comunistas é o COMUNISMO... Só a burguesia deveria frequentar partidos como PSDB, Democratas, igrejas evangélicas, católicas, etc.. A igreja dos comunistas ao meu ver deveria ser o PCdoB, ou será que devo procurar uma igreja onde comunista seja realmente comunista? Se eu digo: sou comunista, todos os homens tem o mesmo valor. Devo entender que as mulheres tem valor inferior porquê acredito na bíblia? Ao meu ver.. qualquer comunista que acredita em outra coisa que não o Partido coloca o centralismo democrático em risco.. Um dia virá a revolução (virá mesmo?) e ai eu me pergunto, nesse dia o CENTRO SERÁ O PARTIDO OU A IGREJA, A MAÇONARIA, ETC? Pois bem, a revolução é todo dia, a cada luta que travamos... AGORA POR EXEMPLO, NO CENTENÁRIO DO DIA DA MULHER, O CENTRO É A BÍBLIA E A SUBMISSÃO FEMININA OU A LIBERTAÇÃO QUE PREGRAMOS (pregamos mesmo?)
    Samuel Bauru
    São Paulo - SP
  • China e religião

    19/01/2010 12h59 Seguindo o raciocínio da maioria das posições levantadas aqui, a posição das forças de esquerda está mais debilitada ainda, pois só a burguesia pode utilizar a religião. Então, nós, apriori, já estamos deixando um campo importante da vida social apenas com a direita. Não sei se isto é uma boa estratégia para quem pensa em governar.
    Fernando
    Recife - PE
  • socialismo e religião

    19/01/2010 12h48 bom eu vejo com bons olhos essa atitude,do pc chines;eu posso falar de conhecimento que tenho sobre os protestantes cristãos jesus no meu ver foi um grande revolucionario da época,andava com a camada pobre da sociedade,se contra-punha ao sistema religioso vigente que era corrupto,e decaido,orador de massas,que pregava a solidariedade ao proximo. o mundo esta em mudanças,os fundamentos socialistas não mudaram se nós atentarmos a vida de jesus ele foi e ainda é um divisor de águas pois até os judeus o rejeitão
    ezael e souza
    são paulo - SP
  • China e religião

    19/01/2010 12h44 Sauel, "a religião é ópio do povo", "o Estado é aparelho de escravização de uma classe por outra", "o direito é instrumento para regular as relações sociais dominantes". Tudo isto se sabe. O problema é que a luta de classes se irradia no campo das idéias e, sendo a religião também uma ordem de valores, que sofre influência das condições materiais, a ideologia marxista deve ser trazida para dentro da religião, para se ocupar espaço e projetar idéias sobre as massas. Neste sentido, a gestão inicial do poder político, principalmente num ambiente de transição de uma sociedade para outra, importa em se desenvolver, numa perspectiva temporária, técnicas de persuasão, de se instrumentalizar a ideologia. Usar a religião neste processo não implica em deixar de reconhecer a sua natureza perversa. Implica apenas em reconhecer o fato de que é errado fazer pouco uso da religião no socialismo, assim como do Estado e do direito. Acho que a China tem a consciência clara disto.
    Fernando
    Recife - PE
  • Ópio no cachimbo da Saci 2

    19/01/2010 12h42 Falando em Manifesto do Partido Comunista... só para citar alguns trechos: "O governo chinês encoraja a religião a adaptar-se à sociedade socialista e atribui um papel mais positivo à religião" -Membro do PCC. "O Comunismo, porém, acaba com as verdades eternas, acaba com a religião e a moral(burguesa), AO INVÉS DE LHES DAR UMA NOVA FORMA" -Manifesto do PC. E também "A revolução comunista é a ruptura mais radical com as relações tradicionais de propiedade; Não é de espantar que no curso de seu desenvolvimento ela rompa da maneira mais radical com as ideias tradicionais" ou ainda o final "OS COMUNISTAS RECUSAM-SE A OCULTAR SUAS OPINIÕES E SUAS INTENÇÕES. Declaram abertamente que seus objetivos só podem ser alcançados com a derrubada violenta de toda a ordem social existente. Que as classes dominantes tremam diante de uma revolução comunista. Os proletários nada têm a perder nela a não ser suas correntes. Têm um mundo a ganhar."
    Samuel Bauru
    São Paulo - SP
  • Ópio no cachimbo do Saci

    19/01/2010 11h16 Só de me lembrar que estamos no ano que o Dia Internacional da Mulher completa seu centenário fico indignado que haja no partido pessoas que cosideram algum PAPEL POSITIVO à religiões que pregam a submissão da mulher em seu livro maior(Bíblia) EFÉSIOS5.22-24 (22) Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor, (23) pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. (24) Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos. SERÁ QUE IREMOS QUEIMAR A BÍBLIA OU O MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA QUE AFIRMA A RELIGIÃO COMO ÓPIO DO POVO ??? Ah sim, ia me esquecendo, além da misoginia há a homofobia, os valores morais burgueses, etc... em resumo CRISTIANISMO = MORAL BURGUESA
    Sauel Bauru
    São Paulo - SP
  • Viva o neocomunismo!!!

    19/01/2010 8h11 Viva a direitização do PC Chinês e do PCdoB. (acho eu esse título ficaria melhor). A china deixeou de lutar pelo socialismo há muito tempo, assim como o PCdoB com essa política desenvolvimentista... o que mais me preocupa não é a política equivocada da terceira internacional para o restos dos países e sim a falta de visão local sobre a estratégia e tática revolucionária. se a religião não é mais o "ópio do povo", daqui a pouco me dirão que não há contradição antagônica entre burgueses e proletáriados. Estão precisando todos é retornar à Marx, Engels e Lénin o mais rápido possível. (ou de repente é só ter coragem para mudar o nome do partido para PeCdoB - Partido ex-comunista do brasil) e o nome deste sítio para ROSA.
    Wilson Santos
    Uberlândia - MG
  • "Tigres de Papel"

    19/01/2010 2h59 Depois da morte do Velho e Saudoso Camarada João Amazonas, parece-me que alguns outros camaradas, oriundos da Ação Popular, ainda não conseguiram se desvencilhar de seu passado religioso/cristão e continuam a prosseguir em sua teses de enaltecimento das religiões, como se já não bastasse a confusão em suas mentes do maoismo-cristão agora utilizam do PCdoB para fazer defesa de conceitos alienantes e ultrapassados. Boa época,do velho Amazonas e tantos outros,em que ser militante do PCdoB era o mesmo que ser um "soldado do Partido", hoje só se vê aceitação e conformação e usam dos discursos de chineses capitalistas enrolados em bandeiras vermelhas para justifica-los, que tipo de militância tem hoje o PcdoB que não perceba tais maquinações? A China nunca foi o farol do socialismo no mundo, muito menos hoje! Parafraseando Mao, diria os atuais comunistas chineses "são tigres de papel".
    Luiz Zamora
    São Paulo - SP
  • China e religião

    18/01/2010 17h47 A posição chinesa é acertada. A atual etapa do movimento comunista se caracteriza por um movimento difuso de retificação e efetivação do marxismo, com a nacionalização das experiências recentes de construção do socialismo. Este movimento volta-se para o problema da transição ao socialismo, implicando numa preocupação com as etapas do capitalismo de Estado. Aqui, preocupa-se com a questão da superestrutura ideológica do Estado, buscando construir mecanismos retóricos suficientes para otimizar essa superestrutura, universalizando a ideologia dominante e tentando neutralizar a ideologia burguesa. Da mesma forma que a escola, a família, o partido, o Estado e o direito cumprem um papel nessa transição, a religião também pode cumprir uma função, ainda que temporária, na consecução das tarefas da transição ao socialismo. Todo modo de produção, inclusive o comunal, teve a sua religião. Por que o socialismo não pode ter a sua religião? Por que a religião não pode ter um conteúdo proletário?
    Fernando
    Recife - PE
  • PC(ristão)doB?

    18/01/2010 15h25
    ME PARECE QUE O VERMELHO ESTÁ A ABRANDAR SEU DISCURSO EM RELAÇÃO À MORAL BURGUESA E SUAS RELIGIÕES... SERIA ISSO EVIDÊNCIA DE UM REVISIONISMO?? "Todas as religiões até agora foram a expressão de estágios do desenvolvimento histórico de povos singulares ou de grupos de povos. O Comunismo porém é o estágio de desenvolvimento que torna supérfluas todas as religiões existentes e as SUPRIME!" (Projeto Profissão de Fé Comunista -- Friederich Engels)
    Samuel Bauru
    São Paulo - SP
    .
    • "Sem Padres não há Deuses"

      18/01/2010 14h14 Não me surpreende que os pseudos-comunistas chineses revelem seu revisionismo filosófico mais uma vez, é até natural que numa sociedade que uma pequena parcela da população esta se beneficiando com o retorno do capitalismo, e aumenta-se as desigualdades sociais a maior parte da população tenha que que aceitar o seu "destino" miserável, e nada melhor do que isso que a religião para encucar-lhes tal idéia, "grandiosa" conclusão do Pseuso-PC Chinês. O Humanismo não é obra das religiões e sim filho das idéias Iluministas que nada tinham de religioso, mas parece que alguns camaradas se esqueceran disto. A religião é inimiga do avanço, do progresso científico e social, da verdadeira libertação do indivíduo. A religião deve ser combatida tenazmente como inimiga da Humanidade, seja do ponto de vista filosófico como prático.
      Luiz Zamora
      São Paulo - SP
    • Ópio do povo

      18/01/2010 12h31 Concordo plenamente com Diego. Uma opinião muito sensata e inteligente. Só ressaltar que o "ópio" referido, tem mais a ver com "fuga da realidade" e "anestésico para a alma" por quem opta a seguir uma religião. Pelo menos no meu entendimento do que Marx escreveu. Posso estar equivocado...
      Vladimir
      Salvador - BA
    • Os países socialistas não satanizavam a religião

      17/01/2010 15h51 Concordo plenamente com o Diego. Vivi muitos anos em um país socialista nas décadas de 60 e 70 e jamais vi alguém ser reprimido por praticar religião. Naqueles países as igrejas e templos eram muito mais conservados do que em muitos países capitalistas e presenciei muitos casamentos católicos em igrejas consideradas monumentos culturais.Em, Cuba mesmo, pratica-se desde a umbanda até a religião evangélica, passando pela judaica e pela católica. Agora, que a religião é usada muitas vezes como ópio do povo e lavagem cerebral em benefício de regimes políticos e para enriquecer e manter o poder de indivíduos, isso ninguém pode negar. Os exemplos estão no mundo todo para quem quiser enxergar. antes de afirmar certas coisas, as pessoas deveriam se informar mais em fontes fidedignas.
      lia vinhas
      rio de janeiro - RJ
    • religião

      17/01/2010 14h02 E quem defendeu a perseguição às religiões?
      marcelo amadeo
      rio de janeiro - RJ
    • te acalma amadeo

      17/01/2010 3h08 os comunistas chineses ainda vão nos surpreender mais. mas também os comunistas de várias outras nações. tornar a religião vítima de perseguição e portanto mártir é uma maneira de a tornar mais forte amadeo; isto já foi explicado por engels no seu antidüring. leia-o e perceba que o que te parece surpreendente é o retorno dos comunistas da china, do brasil e de outras nações a mars e engels.
      josé vieira loguercio
      porto alegre - RS
    • mais essa...

      17/01/2010 1h08 Quando eu pensava que os "comunistas" chineses já tinham feito tudo, eles me surpreendem - desagradavelmente - mais uma vez...
      marcelo amadeo
      rio de janeiro - RJ
    • Sim, é o ópio do povo.

      17/01/2010 0h15
      É, nenhuma novidade, o povo têm esse direito, até Lenin o reconhecia. Uma boa lição para os comunistas latino-americanos, que por vezes sectarizam a questão e acabam dando uma ênfase desnecessária ao assunto. Lembrando que em alguns casos a religião cumpre até mesmo um papel civilizatório. Agora, achei ruim a maneira que foi apresentada a questão, o cristianismo não foi atacado à toa na no Leste Europeu, basta lembrar o movimento causado pelo Solidariedade na Polônia. "A China defende o ateísmo, mas, diferentemente da ex-União Soviética, deixou de encarar a religião como “o ópio do povo”. Não vejo nada que demonstre o contrário, a religião continua sendo o ópio do povo e todos os outros quesitos "positivos" apresentados não eliminam essa característica.
      Diego Grossi Pacheco
      Petrópolis - RJ
      .
      .

Sem comentários: