Quinta-feira, 7 de Janeiro de 2010
E atão já comprou o "Cheringador"?
Pelo começo do ano era habitual os lavradores comprarem o "reportório" - havia (e há!) dois: o "Seringador" e o "Borda d'agua".Vendiam-se nas feiras por módica quantia (agora podem-se adquirir nas livrarias da vila, onde só chega o Seringador). Este "reportório crítico-jocoso e prognóstico diário" leva já 145 anos de edição e continua a imprimir-se sob a chacela da Lello Editores, sedeada em Baguim do Monte (arredores do Porto). Conserva o típico grafismo arcaico, com uns bonecos ao estilo popularucho de séc. XIX, com recorte de tipo xilogravura.
Abre com um "Juízo do ano" e depois é um sem fim de informações úteis (ou inúteis), como os Eclipses previstos, fases da Lua, começo das estações, visibilidade dos planetas, eras cronológicas, feiras e mercados, e a diversa informação para cada dia do ano (santo do dia, hora do amanhecer e anoitecer, efemérides, indicações para a agricultura, como seja o amanho da terra, o que se deve semear, podas das árvores ou cepas, etc., etc.).
Por aqui ficamos a saber que estamos no ano 2010 da era cristã, que é o ano 4354 do Dilúvio bíblico, mas também o ano 2048 da era de César (esta foi seguida em Portugal como no resto da Cristandade até ao séc. XV), sendo o ano 1430 da era muçulmana, ou ainda o ano 133 após a invenção do telefone, ou seja, o ano 113 da aviação, ou o 112 da invenção da telefonia sem fios, ou o 75 da televisão, etc., etc...
Quanto às feiras e mercados, estende-se uma longa lista, com alguns desses eventos seguramente já passados à história, como sejam as feiras de Carviçais (que se realizava a 24 de cada mês), da Lousa (a 6 de cada mês) ou de Urros (7 de cada mês). Mantém-se Torre de Moncorvo, aos 8 e 23 de cada mês, como se sabe. Dão-se ainda os dias de feira de territórios além-fronteiras, como sejam da província de Ourense e Pontevedra (Galiza), Zamora e Salamanca (Castilla-León).
.
Postado por: N.Campos
.
02 NOVEMBRO, 2007
SERINGADOR
Ainda sobre o Borda d'água, cabe aqui referir, que esta publicação continua a ser editada, assim como uma outra que dá pelo nome de Seringador.
O estilo é o mesmo de há décadas atrás, mas é actualizado anualmente.
No tempo em que a net não existia, nem o infotempo, estes almanaques tinham grande utilidade para os agricultores.
Ambos contêm o calendário, as previsões do tempo, as fases da lua e outros fenómenos astronómicos, a descrição das culturas a praticar em cada época do ano, marés, feiras e festas, e a astrologia.
Sempre que encontro, compro.
Sobre a astrologia que me diz respeito, diz que:
recebo um estímulo das forças da sensibilidade, da intuição, do serviço e que posso ser uma peregrina do caminho do bem.
Querem mais?
Por exemplo a partir de 9 de Novembro teremos lua nova e chuva. No dia 17 entramos em calmarias com o quarto crescente, dia 24 névoas que se estendem pelo Dezembro.
Na noite de 14 teremos uma chuva de estrelas cadentes, as Leónidas.
Já agora quem quiser ver a capa, procure no
Prefiro o Seringador, pois para além de tudo isto, tem um pouco de humor e uns desenhos caracteristicos.
O Novo Seringador 2008
de s/ autorTítulo: O Novo Seringador 2008
Autor: s/ autor
ISBN: 978-972-48-1854-2
Data da Publicação: almanaque anual
Formato: 16x23
Tipo de Publicação: Brochura
Nº de Volumes: 1
Páginas: 32
Peso: 50 gr.
Situação: Disponível
Fundado por Daniel Cardoso
ISBN: 978-972-48-1854-2
Data da Publicação: almanaque anual
Formato: 16x23
Tipo de Publicação: Brochura
Nº de Volumes: 1
Páginas: 32
Peso: 50 gr.
Situação: Disponível
Fundado por Daniel Cardoso
Sem comentários:
Enviar um comentário