Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Caricaturas portuguesas dos anos de Salazar - João Abel Manta

Caricaturas portuguesas

manta_caricaturas1.jpg

Título
Caricaturas portuguesas dos anos de Salazar
Autor/Ilustrador/Designer
João Abel Manta

Edição 
Campo das Letras (2.ª edição), 1998

Dimensões e Impressão330 x 235 mm, 141 páginas
Rainho & Neves


DescriçãoMais de 150 anos depois do ajuste de contas de Goya com a corrupta Espanha do seu tempo, do outro lado da fronteira João Abel Manta cobrou dos 50 anos de ditadura um dos mais belos livros jamais feitos em Portugal. Mas, ao contrário de Goya, Manta consegue uma extraordinária frieza e um distanciamento (isto apenas 4 anos após o fim do Estado Novo), que só tornam os seusdesastres caprichos ainda mais estranhos e absurdos.
manta_caricaturas66.jpg
No auge do seu estilo depurado, de cor plana com ligeiros toques expressivos e contorno negro uniforme (e que tem hoje em Chris Ware, por exemplo, um curiosíssimo semelhante), vindo da sábia digestão da onda Pop dos anos 60 e de muitos anos no trabalho de ilustrador para a imprensa e edição, e depois de um ou dois cartazes icónicos feitos durante o PREC (quem não se lembra ou nunca viu o soldado vigilante sentado em cima do M de MFA?), JAM armou a sua besta e disparou o mais certeiro tiro ao coração dessa névoa pesada que parou sobre Portugal e o tirou da esfera do mundo contemporâneo, cometendo a proeza de nos fazer sentir que, perante isto, cinema e literatura são artes menores no que toca a conseguir uma síntese histórica tão rigorosa, nítida e definitiva.
manta_caricaturas33.jpg
Em quadros contidos numa moldura de cor variante e distribuídos ao longo de 14 partes anunciadas a Futura em caixa alta (além da que dá o título ao volume, temos ainda Marcha RealCamõesVizo-Reys,MariaFátimaGuerra de EspanhaDetençãoInterrogatório,SegredoSanto AntónioIdílio e, claro, Salazar), este livro é, na sua própria forma, também uma síntese da concisão gráfica do ilustrador, da clareza de exposição do designer e da atenção ao detalhe psicológico do romancista. E se alguns quadros são, de facto, caricaturas (o do Cinema é impagável, e tão actual… se apenas mudarmos a legenda para Televisão), outros atrevem-se a sondar áreas bem mais escuras (o sadismo da disciplina dos padres emPadre-Mestre e os quadros de Interrogatório – Provas A e B). A capa é prodigiosa: sem título, sem nome do autor, sem nada mais a não ser duas enormes portas de metal que, como uma boca de dentes aguçados, se preparam para nos engolir e fechar do mundo lá fora, do qual apenas vislumbramos, por entre a serrilha metálica, um barco no horizonte .
Prova A
manta_caricaturas55.jpg

Prova B
manta_caricaturas44.jpg
Fosse este país orgulhoso da uma certa genialidade que foi tendo, e este livro estaria como leitura/visão obrigatória nas escolas (Plano Nacional de Leitura, alguém?). Sendo o país que é, nem nas escolas, nem nas livrarias… Nunca tive nas mãos a edição de 1978, mas atrevo-me a adivinhar que carece do único senão que encontro nesta utilíssima edição da Campo das Letras: o papel, cujo brilho colide com a serenidade obrigatória que um papel menos couché traria ao contacto com as páginas. E agora, Mestre João Abel Manta (80 anos a cumprir neste mês de Janeiro), por que espera para um livro sobre estes últimos 30 anos?

Cavacos das Caldas


DOMINGO, 25 DE MAIO DE 2008

As Caricaturas de João Abel Manta

CARICATURAS PORTUGUESAS DOS ANOS DE SALAZAR
JOÃO ABEL MANTA
Os Lobos [Página 15]
Traje Regional [Página 21]
Artesanato [Página 23]
Selecção Nacional [Página 37]
Idílio [Página 95]
Idílio [Página 97]


[Caricaturas Portuguesas dos Anos de Salazar. João Abel Manta. Edição: Campo das Letras. 2.ª Edição, 1998. Edição Cartonada. ISBN 972610-137-9]

Sem comentários: