Posted on Feb 18th, 2010 by Francisco Costa
.
Em Portugal, 1 em cada 3 pessoas possui presença nas redes sociais. Em 2008 cerca de 25% da população já possuía uma presença nestas redes o que posicionava Portugal como o 3º Pais Europeu nas redes sociais. No ano passado, contrariando a tendência de várias industrias que foram afectadas pela crise global, este mercado da Internet continuou a crescer, quer ao nível de utilizadores e de investimento publicitário.
.
Estudos recentes apontam que em 2009 a dimensão das redes sociais em Portugal chegou aos 3.6 milhões de registos o que representa um share de 87.2% dos internautas nacionais.
.
Mas a adesão às redes sociais torna-se ainda maior pelo grau de fidelização e pelo uso que os portugueses dão. Durante o ano passado foram impressas cerca de 7.2 mil milhões de páginas, o que corresponde a 2008 páginas/utilizador. Quanto ao tempo despendido ascende a 51.5 milhões de horas, uma média de 14 horas e 20 minutos por utilizador.
.
Para este aumento muito contribuiu as 3 eleições realizadas em 2009, onde os partidos políticos, recorreram às redes sociais para contactar com o eleitorado um pouco à semelhança com o que se passou nas eleições presidenciais dos Estados Unidos em 2008.
.
A adopção da rede social Facebook em Portugal, que em Janeiro de 2009 ultrapassou as 100.000 contas criadas também ajudou este crescimento, bem como a divulgação e utilização do Twitter nos meios de comunicação social.
.
Mesmo assim, a rede com maior adesão continua a ser o HI5, rede social para os mais jovens, que conta com uma presença significativa de utilizadores portugueses à vários anos.
.
.
ABOUT THE AUTHOR
It's a web consultant that has a strong connection to some Portuguese blogs and an influential presence in social networks. Currently is mastering Innovation and Technological Entrepreneurship and his passionate about web stuff and open-source. You can get in touch with through his personal page, Twitter or LinkedIn.
.
http://thenextweb.com/pt/2010/02/18/redes-sociais-crescem-em-portugal/
.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário