Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Évora Património Mundial - 24 Anos de Classificação, 10 anos de abandono

Évora Património Mundial - 24 Anos de Classificação, 10 anos de abandono | CDU Évora | Jardim do Paço 25 de Novembro de 2010

por Sentir Évora a Segunda-feira, 29 de Novembro de 2010 às 18:47
.
Évora Património Mundial - 24 Anos de Classificação, 10 anos de abandono podia ser o lema da iniciativa da CDU que marcou os 24 anos da Classificação de Évora como Património Mundial pela UNESCO. A Sessão, que decorreu no Jardim do Paço no dia 25 de Novembro pelas 18:00, contou com a participação de Ruben Menezes e de Eduardo Luciano.

O Abandono, pela Câmara do PS, do plano de reabilitação urbana que estava em curso em 2001 e que assentou no mais amplo processo de participação na construção de um instrumento de planeamento - foram feitas 144 reuniões com agentes sociais, culturais, desportivos, económicos e com a população em geral por freguesias - aliado ao abandono do plano de marketing territorial que assentava na promoção do património construído, do comércio tradicional, mas também numa programação cultural de dimensão Internacional do centro histórico, traduziu-se numa perda acelerada de funções de centralidade, devastadora para o comércio, para o turismo e para a qualidade de vida dos Eborenses. Essa perda de funções é agravada com a transferência de serviços municipais do Centro para o Parque industrial.

Tudo isso provocou uma preocupante degradação do tecido urbano com especial destaque para equipamentos que deveriam ser estruturantes, que tinham projecto, com candidaturas aprovadas, como por exemplo o Salão Central.

A Classificação de Évora como Património Mundial pela UNESCO tem que recolocar o Centro Histórico como vector central das políticas municipais. A CDU anunciou um conjunto de encontros com agentes económicos, sociais e culturais, no sentido de promover um amplo debate sobre a Reabilitação do Centro Histórico e a possibilidade de aprofundar a Classificação para áreas do património imaterial.
 .
.

Sem comentários: