Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Cante alentejano entrega candidatura à UNESCO em Março


Anúncio oficial


05.12.2011 - 09:53 Por Cláudia Carvalho
        •  
Os grupos de cantares alentejanos existem por todo o paísOs grupos de cantares alentejanos existem por todo o país (Luís Vasconcelos)
 Depois do fado, é a vez de o cante alentejano se candidatar a património cultural imaterial da humanidade da UNESCO. A candidatura será entregue na sede da organização a 30 de Março de 2012 pela Confraria do Cante Alentejano, entidade promotora à qual se associaram a Casa do Alentejo e a Associação MODA.


A ideia partiu de Fernando Andresen Guimarães, ex-presidente da comissão nacional da UNESCO, que lançou o desafio a João Rocha, presidente da Câmara Municipal de Serpa, quando no início deste ano a cidade se candidatou à rede de cidades criativas da UNESCO, na área da música.

A candidatura, patrocinada pela Câmara Municipal de Serpa e pelo Turismo do Alentejo, tem como objectivo o envolvimento da comunidade e do país na salvaguarda deste antigo cantar tradicional. 

A Comissão de Honra é presidida pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, integrando ainda a mesma comissão, o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, o bispo do Porto e presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais D. Manuel Clemente, o presidente do conselho de administração da Fundação Calouste Gulbenkian Rui Vilar, o presidente do Grupo Nabeiro / Delta Cafés Rui Nabeiro, João Rocha, Presidente da Câmara Municipal de Serpa, e António Ceia da Silva, Presidente da Direcção da Turismo do Alentejo, Entidade Regional de Turismo. À semelhança do que aconteceu com a candidatura do fado a património imaterial, aprovada no dia 27 de Novembro, a comissão científica é liderada pelo musicólogo Rui Vieira Nery.

A Câmara Municipal de Serpa está já a dinamizar o apoio e o envolvimento de todos os municípios em que existem grupos de cante alentejano nesta candidatura, estando a Casa do Alentejo a recolher o apoio de todas as casas do Alentejo e outras associações de alentejanos existentes dentro e fora do país.

Segundo um comunicado da candidatura, durante a promoção do cante alentejano a património imaterial da Unesco serão realizadas várias actividades, destacando-se a recolha e o estudo do cancioneiro e da discografia do cante alentejano, assim como a inventariação e a caracterização dos grupos corais e uma compilação ilustrada de histórias de vida de cantadores e de grupos corais.

O programa de promoção e divulgação da candidatura incluirá um filme documental do realizador Sérgio Tréfaut, bem como exposições, conferências, concursos fotográficos, concertos e manifestações de rua.

Sem comentários: