Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A “A Arte da Terra”


A ARTE DA TERRA
O chão de pedra roliça logo á entrada, deixa antever a história de séculos do edificio. Um sobreiro dá as boas vindas a um espaço rodeado de manjedouras, num edificio magnificamente coberto por abóbadas com origem no sec XVI...

Eram as antigas cavalariças da Sé transformadas - desde há 4 anos – numa montra da cultura portuguesa para o mundo.
.
A “A Arte da Terra” conjuga neste espaço, tradição e modernidade, e apresenta trabalhos de mais de duas centenas de artistas portugueses: artesãos, escultores, joalheiros, designers... ao som da musica e das palavras que marcam o universo musical português.

Diferentes gerações e diferentes correntes artisticas, de norte a sul de Portugal, reunem-se neste espaço unico, com trabalhos que vão do figurativo ao decorativo, da azulejaria, ao vestuário de linho ou burel, os mais significativos bordados nacionais e todo um leque de peças diversas em materiais tão diferentes, como madeira, barro, ferro, cortiça ou tecidos.

Na sua actividade regular, a “A Arte da Terra” inclui 4 a 5 exposições temáticas por ano, sendo três delas incontornáveis na sua actividade anual: Lenços dos Namorados (em fevereiro) Santo António (em junho) e Presépios (em dezembro), reunindo estas duas ultimas cerca de uma centena de artistas portugueses.

Morada: Rua Augusto Rosa, nº 40 (ao lado da Sé de Lisboa)
Horário: 3ª a Sabado das 11h ás 20h Domingos das 11h ás 18h
.


PASSADO DE PEDRA É UMA CASA DE CAMPO, UM TURISMO NO ESPAÇO RURAL. PRETENDEMOS DIVULGAR A CASA, A REGIÃO, A GASTRONOMIA E O ARTESANATO PORTUGUÊS!

ÁBADO, 1 DE MAIO DE 2010

Arte da Terra



Talvez a primeira peça de artesanato que comprei a pensar no Passado de Pedra!
De há alguns anos para cá, todos os anos cumpro uma romaria familiar à Feira de Artesanato, na FIL e foi ali que comprei a primeira ovelha desta colecção.
Anos depois, após as primeiras cinco ovelhas, deixei de encontrar a “mãe” destas ovelhas na FIL e só algum tempo depois e graças à internet encontrei o singular atelier onde trabalha Maria Carvalho, a artesã responsável pelo meu rebanho.
A minha última ovelha, a 6, foi comprada no atelier, em Paradela do Rio, onde os dois artesãos fundadores do atelier Arte da Terra vivem e trabalham criando peças artesanais únicas e com uma criatividade imensa.
A pequena aldeia situa-se no concelho de Montalegre e a sua visita transporta-nos ao passado!

As peças de Maria Carvalho transmitem emoções e fazem com que não seja possível resistir-lhes. Observem a expressão das ovelhas do meu rebanho e julgo que logo irão perceber porque não consigo deixar de aumentar a minha colecção.

A artesã utiliza materiais diversos e invulgares, nomeadamente barro, pasta de barro reciclado, ferro velho, pedra, tojo, terra e bosta de vaca (imaginem!!), para executar as suas peças.

Aqui fica a morada e contactos:
Rua do Fundo da Rua, 6
5470-362 Paradela
Montalegre
Coordenadas:41º45'48.08''N 7º56'45.77''W
tel.: 276 565 100
tlm.: 968 429 033
artedaterra@mail.telepac.pt

Sem comentários: