Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

sábado, 16 de agosto de 2008

HaiKai - Relação de Sites


Poesia
Luiz Alberto Machado
Editor do seu Guia de Poesia na Internet

Google

Web www.sobresites.com


HAIKAI

Saiba das atualizações por e-mail

Alfredo Rossetti
Sítio do poeta Alfredo Rossetti, reunindo seus haicais, poemas visuais, versos livres e poemas concretos. Ele é autor das obras Em busca do verso (a elegia do olhar) e Dia de Chuva.
Textos sobre Haikai
Página do professor, pesquisador e literato Paulo Franchetti, especialista em poesia japonesa. Contém diversos links para seus ensaios, resenhas e artigos sobre haikai, haikaístas brasileiros e japoneses, além da transcrição de uma entrevista concedida sobre o assunto. Vale uma visita, principalmente pela profundidade e abrangência de seus textos.
Ainda não sei
Excelente blog de haikais editado pela poeta, pesquisadora, cientista social e mestre em Antropologia paranaense, Lílian Schmeil, autora de diversos textos científicos publicados em revistas e livros especializados.
Millôr Fernandes
Sítio do poeta, cronista, dramaturgo e cartunista carioca, Millôr Fernandes, considerado um dos maiôs humoristas brasileiros contemporâneos. A página reúne suas charges, teatro, vídeo, postais, livros, imprensa, poemas e, inclusive, seus haicais.
Sumaúma Haicai
Sítio do Grêmio Sumaúma de Haicai, reunindo teorias, mestres, revista, artigos, renga, Haiga e eventos realizados para difusão desse modelo poético.
Olga Savary
Página destacando o trabalho poético, especialmente os haicais publicados pela poeta, ficcionista, crítica, jornalista e tradutora paraense, Olga Savary, autora de vários livros e de tantos outros prêmios nacionais de literatura.
Lena Jesus Ponte
Sitio da poeta, escritora e professora capixaba radicada no Rio de Janeiro, Lena de Jesus Ponte. Ela é autora dos livros de haicais Estações interiores (1997) e Na trança do tempo (2000). No site está disponível sua biografia, livros, oficina, novidades e links.
Alice Ruiz
Páginas da poeta e haijin, Alice Ruiz, reunindo sua biografia, bibliografia, discografia, fotos, agenda e inéditos, além do seu livro de haikais, Desorientais, lançado pela Iluminuras.
Haiku
Sítio que conta a origem, evolução, características desde gênero poético, bem como o haiku ocidental e japonês, o espírito zen, poema de Bashô e outras vias.
Vale dos Haicais
Página contendo os trabalhos da poeta e artista plástica paulista Débora Novaes de Castro, além de biografia, comentários, haicais, mural, livros, links e notícias.
Sítio dos Haikais
Blog editado por Carlos Alberto Silva, dispondo atualizações sobre o haikai, seus poetas, links e sites, objetivando difundir a forma poética surgida no Japão durante o período medieval.
Universo do Haicai
Espaço destinado a divulgação, estudo e cultivo do haicai, sob a coordenação do haicaista Antônio Seixas, membro da Academia Mageense de Letras (RJ).

Terebess Asia On Line
Site dedicado aos haikaistas brasileiros, abordando forma, esquema, bibliografia e diversas informações acerca desse modelo poético.

Haikai
Página poética contendo os dez mandamentos do haikai, além de disponibilizar livros selecionados, postais virtuais, Os olhos do Lago de Alonso Alvarez e The Stuart Jackson Gallery.

Revista do Haijin
Publicação do site Sumaúma de Haijai moderno, contendo diversos poetas brasileiros que cultivam esse estilo poético.

Os Olhos do Lago
Um casamento perfeito entre conteúdo e forma. Este site é o livro virtual de haikais do poeta e designer Alonso Alvarez. Vencedor do prêmio Jabuti de 1991, Alvarez já participou de antologias de haikai e poesia brasileira. Com versos precisos e etéreos, aproximando-se dos koan zen-budista, Alvarez impressiona mostrando-os através de uma tela de Mondrian. Destaque também para as informações anexas sobre a arte e a técnica do haikai.

Caqui
Revista brasileira de haikai, contendo informações sobre o estilo, a forma, o conteúdo, as técnicas de composição e tradução, e sua história. No site há um excelente texto sobre o haikai no Brasil, escrito por Masuda Goga, um dos pioneiros no haikai em língua portuguesa. Além disso, está disponível uma boa antologia do haikai japonês traduzido, incluindo as referências bibliográficas.

Caixa de Haikai
Este site é curioso porque propõe uma navegação aleatória pelos vários haikai aqui catalogados. Apesar de as páginas carregarem um pouco devagar, um visual escuro remete à própria idéia de caixa de onde saltam os poemas, o que acaba tornando a idéia bem convidativa a sucessivos haikais.
Algum Haiku
Aqui está um bom site de haikais do inspirado poeta paulista Jean Portela. O autor apresenta seus haikais e traduções, sua biografia-manifesto e oferece uma excelente referência bibliográfica sobre o haikai, com diversos links. Vale a pena conferir.
History of Haiku
Como o nome sugere, este site apresenta a história do haikai, desde os primórdios, nos séculos XV e XVI, até o aclamado Koi Nagata (falecido em 1997), passando pelo mestre Matsuo Bashô. A história contada aqui levanta 10 entre os muitos haikaístas mais importantes de todos os tempos, além de pôr alguns exemplos de haikai on-line. O site está em inglês, mas disponibiliza traduções em japonês e francês.
Paulo Franchetti
Página que reúne uma série de haicais do poeta e professor de Teoria Literária de Estudos da Linguagem da Unicamp, Paulo Franchetti, autor do livro Haikai – antologia e história, editado pela Unicamp, em 1989.
.
.

Sem comentários: