Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Alemanha descobre novo local de culto pré-histórico


29 DE JULHO DE 2008 - 08h56

Vermelho


Uma equipe de arqueólogos descobriu em Pömmelte (leste da Alemanha) um novo local de culto pré-histórico, semelhante ao que se encontra em Stonehenge (Reino Unido), mas composto por estruturas de madeira com idade de 4.250 anos.


Segundo a edição digital da revista Der Spiegel, trata-se do primeiro local de culto com estas características e da Idade do Bronze até agora descoberto na Europa Continental.


Esta espécie de santuário, com 115 metros de diâmetro, está em piores condições de conservação do que o britânico, por ter sido construído com madeira, explicou um dos arqueólogos, Andre Saptzier, da Universidade Marthin-Lutter de Halle-Wittenberg.


O chefe das escavações, François Bertemes, considera que se trata de uma "descoberta-chave" para estudar o terceiro milênio antes de Cristo.


O santuário, de estrutura circular, tem um primeiro círculo concêntrico composto de postes de madeira de 30 centímetros de diâmetro cada e um círculo exterior, no qual foram descobertas numerosas tumbas funerárias.


Os investigadores partem do princípio de que o local — descoberto, pela primeira vez, em 1991, durante trabalhos de reconhecimento aéreo — foi utilizado para a prática de sacrifícios e culto religioso durante cerca de 250 anos.


As escavações em Pömmelte fazem parte de um projeto de investigação da Idade do Bronze no Estado da Saxônia-Anhalt, que procura revelar em profundidade os vestígios dessa época ainda existentes na região.


Graças a este programa foi descoberto o disco estelar de Nebra, a representação mais antiga do firmamento.


O disco solar, de 3.600 anos de antiguidade, faz parte da exposição permanente do Museu Regional de Pré-história Saxônia-Anhalt e foi encontrado em 1999 perto da localidade de Nebra.


Com 32 centímetros de diâmetro e dois quilos de peso, é a representação mais antiga, e a primeira portátil, do firmamento e sobre a sua superfície metálica verde-azulada aparecem o sol, a lua e 32 estrelas, em lâminas de ouro.

Sem comentários: