Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

segunda-feira, 3 de março de 2008

Coimbra - 1969 - a Revolta Estudantil contra o fascismo e a guerra colonial


hertzonline
.
* Victor Nogueira
.
Do que me lembro na altura é de no início da sessão, o estudante Alberto Martins, Presidente da Direcção da Associação Académica de Coimbra, ter pedido a palavra, em nome dos estudantes. durante uma cerimónia oficial presidida pelo Presidente da República de então, conhecido pelo Cabeça de Abóbora e pelos seus discursos dignos duma antologia do humor non sense, de que a revista Seara Nova fazia trancrições regularmente. Após um certo embaraço da mesa, foi-lhe dito que falaria após o Presidente da República. Mas este, mal terminado o discurso, escapuliu-se seguido duma enorme vaia dos estudantes. Imediatamente a PIDE entrou em acção, a Direcção da Associação foi demitida e, perante a greve desencadeada pelos estudantes, houve inúmeras cargas da cavalaria da GNR e prisões de estudantes ela PIDE/DGS, seguidas de incorporações compulsivas nas Forças Armadas com destino ao sangrento teatro da Guerra Colonial.
.
O novo Ministro da Educação, José Hermano Saraiva, o agora bonacheirão, populista e apreciado «historiador» e apresentador com cadeira cativa na Televisão do regime «democrático», apesar de admirador confesso de Salazar e do seu regime, fez na TV de então um discurso inaugural intimidatório mas que se revelou inútil.
.
crise-academica Dossier sobre o 40º Aniversário da Crise Académica - 1962-2002 (Auto executável-zip)














Domingo, Abril 17, 2005

17 DE ABRIL DE 1969

Devido ao meu passado recente, jamais poderia deixar passar em claro a data que se assinala hoje- os 36 anos do 17 de Abril de 1969.
.
Os bem conhecidos Alberto Martins, Celso Cruzeiro, Osvaldo Castro e outros foram protagonistas dum feito que para sempre ficaria na história da nossa Academia e que também contribuiu para a queda do regime ditatorial, 5 anos mais tarde. Amanhã comemoram-se os 35 anos do 17 de Abril de 1969.Decorria o ano lectivo 1968/69. Portugal vivia um período tensão, submetido a um governo fascista, que ao longo dos anos cria um clima de tensão provocado pela Guerra Colonial, pela censura à impressa e aos meios culturais, e a perseguição a todos aqueles que se opunham ao regime.Neste contexto social levanta-se a voz discordante dos estudantes do Ensino Superior e Coimbra é quem ergue a bandeira, defendendo a liberdade, a autonomia e a democratização do Ensino Superior.A repressão era bem visível no contexto Universitário: a Associação Académica de Coimbra tinha à frente dos seus destinos uma Comissão Administrativa nomeada pelo Estado.
.
Entre 1965 e 1968 não foi permitido aos estudantes a escolha dos seus corpos gerentes.Em 1968, por iniciativa do Conselho de Republicas (CR) e de vários Dirigentes de Organismos Autónomos, foi criada uma Comissão de Pró-Eleições: o objectivo era de promover o Acto Eleitoral, sendo apenas possível após a recolha de 2500 assinaturas num abaixo assinado que foi entregue ao Reitor da Universidade de Coimbra, Andrade Gouveia.
.
Após vários recuos e avanços, as eleições realizam-se no final do mês de Fevereiro. Comparecem a este acto eleitoral duas listas: a do Conselho de Repúblicas (CR) e a do Movimento de Renovação e Reforma (MRR). O Conselho de Repúblicas ganha as eleições com cerca de 75% dos votos, avançando com uma linha crítica de contestação à Universidade e a todo o Regime em geral.
.
Um mês mais tarde a Direcção Geral da Associação Académica de Coimbra eleita é convidada para a cerimónia de inauguração do edifício das Matemáticas da Faculdade de Ciências. A DG não só aceita o convite como afirma publicamente a intenção intervir na cerimónia proferindo algumas palavras de descontentamento sobre a situação do ensino da Universidade de Coimbra e no resto do país."Em conversa tida com o Magnifico Reitor expusemos conjuntamente (Associação Académica de Coimbra e a Junta de Delegados das Ciências), a nossa pretensão em nos fazermos ouvir.
.
Foi-nos alegado:
1. O Magnífico Reitor ao discursar, representava a Universidade;
2. A possibilidade de um estudante falar vinha prejudicar as prescrições protocolares;
3. O senhor presidente da república tinha de visitar o edifício, o que não lhe permitia um alargar da secção;
.
… verdadeiramente conscientes, dum dever irmos esgotar todas as vias para que os estudantes, estando presentes, possam participar na sessão inaugurativa"
.
Na manhã de dia 17 de Abril de 1969 vivia-se em frente ao Departamento de Matemática um cenário pouco característico para uma ditadura, onde as palavras de ordem eram: "Impõe-nos o diálogo de silêncio", "Intervenção das AEs na vida e reforma da Universidade", "Ensino para todos", "Estudantes no Governo da Universidade", "Exigimos Diálogo", "Democratização do Ensino". No interior do edifício, na actual Sala 17 de Abril, o presidente da DG/AAC, Alberto Martins, acompanhado por Luís Lopes, presidente do TEUC, e Luciano Vilhena Pereira, presidente do CITAC, pede a palavra a Américo Tomás, Presidente da República, que lhe responde de forma inconclusiva.
.
A cerimónia termina abruptamente e toda a comitiva se retira protegida pelos agentes da Pide/DGS.Nessa noite Alberto Martins é preso à porta da Associação Académica de Coimbra por volta das duas horas da madrugada.A notícia da prisão de Alberto Martins corre rapidamente, os estudantes mobilizam-se em frente à esquadra, originando confrontos e feridos. Na manhã seguinte Alberto Martins é libertado. Durante a tarde do dia 18 há Assembleia Magna, resultando na conclusão da necessidade do aumento da participação activa dos estudantes na vida universitária.Decreta-se o "Luto Académico" a 22 de Abril.
.
O período do "Luto Académico" e da "Greve às Aulas" caracterizou-se pelo debate em torno dos problemas das faculdades, da Universidade e do país. As iniciativas de contestação ao regime, também se repercutiram nas actividades culturais e desportivas, ao ponto da Queima das Fitas de 1969 ter sido cancelada:"O Conselho de Veteranos decretou o luto, com capa e batina fechada e proibição do uso de insígnias, e a Reunião Geral de Grelados deliberou o cancelamento da Queima das Fitas".
.
Mais tarde e após a Assembleia Magna do dia 28 Maio, nos jardins da AAC, com a participação de cerca de 6000 estudantes, iniciam-se novas formas de luta: ao a "Greve aos Exames" (com uma adesão de 85%), a "Operação Balão" e a "Operação Flor".
.
O 17 de Abril de 69 foi o início de um processo de contestação estudantil em que "o objectivo era pôr em causa a Universidade para pôr em causa a sociedade", que viria a terminar com a "Revolução dos Cravos" cinco anos mais tarde no 25 de Abril de 1974, na medida em que conseguiu bloquear a acção do Governo e consciencializar social e politicamente as gerações futuras.
.
Há sempre alguém que resiste, há sempre alguém que diz não!
.
publicada por berto às
.
.

1969

Coimbra
Coimbra. Crise estudantil - Escadas Monumentais

3 de Fevereiro
Assassínio, em Der-es-Salam, de Eduardo Mondlane, líder da FRELIMO.

17 de Abril
Em Coimbra, desencadeia-se a crise universitária de 1969 na sequência da qual é decretada greve às aulas e, mais tarde, o boicote aos exames da época de Junho.

15 de Maio
II Congresso Republicano de Aveiro.

26 de Outubro
Eleições para a Assembleia Nacional. Como seria de prever num regime de partido único em que a oposição política era tolerada mas não aceite. A ANP, partido do governo ganha as eleições. Formação, no seio da ANP do que ficou conhecido como "Ala Liberal". Integrava, entre outros, Pinto Leite, Sá Carneiro, Pinto Balsemão, Magalhães Mota, Miller Guerra e comportou-se como uma "oposição moderada" dentro do próprio regime.

17 de Novembro
O governo muda o nome da polícia política de PIDE para DGS.

.

ver também


1969 - Da crise de Coimbra às eleições marcelistas...

.

.
.

Sem comentários: