Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

1903: Primeiro faroeste no cinema

 

Calendário Histórico

 

No dia 1º de dezembro de 1903, foi apresentado em Washington, nos Estados Unidos, o primeiro faroeste da história do cinema. "O Grande Roubo do Trem", de Edwin S. Porter, tinha apenas nove minutos de duração.

 

"Se meu coração fosse saudável, eu pularia primeiro da janela, depois iria ao cinema e nunca mais sairia de lá." A frase foi dita pela escritora Else Lasker-Schüler e demonstra como o cinema já era apreciado na década de 1920.
.
O inventor norte-americano Thomas Alva Edison foi o primeiro a fazer experimentos com imagens em movimento. Na Europa, os irmãos Auguste e Louis Lumière criaram a câmera de vídeo e, em dezembro de 1895, promoveram a primeira sessão pública, em Paris, com a exibição de dez filmes. A sucessão de imagens projetadas na tela contava histórias: era o nascimento do cinema.
.
Por serem mudos, os primeiros filmes podiam ser vistos em qualquer parte do mundo. Em pouco tempo, a invenção européia conquistou o Novo Mundo.
.
Enredo rudimentar
.
As cópias eram feitas no laboratório de Thomas Edison, onde trabalhava um certo Edwin S. Porter. O assistente de laboratório sabia editar fitas e manejar câmeras. Além disso, e o mais importante, possuía talento. Sua ambição era produzir um filme próprio, um filme norte-americano. No começo de dezembro de 1903, estreou, então, The Great Train Robbery (O Grande Roubo do Trem).
.
Sabine Gottgetreu, do Instituto de Ciências de Teatro, Cinema e Televisão de Colônia, conta que o filme tem entre nove e onze minutos, dependendo da versão. Apesar de rudimentar, narra uma história.
.
Porter retratou um acontecimento que todo americano podia entender naquela época. A ferrovia, que estava se instalando de leste a oeste no país, era uma questão de honra dos Estados Unidos no final do século 19. Não só transportava tudo o que fosse importante, mas também era o alvo preferido dos gângsteres. Ladrões como Jesse James, Sam Bass e Bill Doolin foram os personagens da história criminal na década de 1870.
.
Happy end
.
Agora, o público pôde ver o que antes lia no jornal. Um bando de ladrões domina um chefe de estação, pára o trem, rouba os passageiros e some. Mas não podia faltar um final feliz! A gangue foi cercada num bosque e depois presa.
.
Já nos seus primórdios, o faroeste incluiu personagens e elementos inconfundíveis: caubóis, cavalos, mulheres de saloon e muita natureza. Os nomes dos atores deste novo gênero que aí se iniciou, entretanto, não foram mais resgatados, pois o filme não tinha legenda nem caracteres. O cinema em si fascinava tanto que não precisava de estrelas, conclui Sabine Gottgetreu.
 
Catrin Möderler (rw) 
.
.
5feethigh | 1 de Junho de 2007 | utilizadores que gostaram deste vídeo, 1 utilizadores que não gostaram deste vídeo
The Great Train Robbery (1903)
http://www.imdb.com/title/tt0000439/

Directed by Edwin S. Porter (uncredited)
Written by Scott Marble and Edwin S. Porter (uncredited)
The clerk at the train station is assaulted and left tied by four men, then they rob the train threatening the operator. They take all the money and shoot a passenger when trying to run away. A little girl discovers the clerk tied and gives notice to the sheriff, who at once goes along with his men hunting the bandits
.

Sem comentários: