Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Mais pecados mortais na nova lista do Vaticano

Religião


11 | 03 | 2008   08.27H
.
Igreja Católica explica que a modernidade veio dar uma dimensão social a novos pecados como a poluição ou o consumo de drogas.
.
Carla Marina Mendes | cmendes@destak.pt
Eram sete, mas a modernidade obrigou a Igreja a actualizar os pecados mortais e a renovar a lista de situações que, sem arrependimento ou confissão, condenam a alma humana ao fogo eterno do inferno. Por isso, a partir de agora, o consumo de drogas, a poluição ou a desigualdade social passam a constar da lista de novos pecados que podem custar o descanso eterno.
.
A informação surgiu sob a forma de entrevista. Ao jornal oficial do Vaticano, o Osservatore Romano, Gianfranco Girotti, responsável pelo tribunal da Cúria Romana, explicou que os novos pecados vão para além da individualidade, ganhando uma dimensão social.
.
De todas as novidades, a manipulação genética é a considerada mais grave pela Santa Sé, «dentro da qual não se podem deixar de denunciar algumas violações de direitos fundamentais da natureza humana, através de experiências e manipulações genéticas, cujos êxitos são difíceis de prever e manter controlados», revela o especialista.
.
Se dúvidas houvesse, fica agora claro que pedofilia e aborto condenam a alma humana, assim como a injustiça social ou a poluição ambiental, uma área que, segundo Girotti, «desperta hoje grande interesse».
.
Mas há mais. A lista não poderia ficar completa sem a condenação do consumo de substâncias proibidas. «A droga enfraquece a psique e obscurece a inteligência, dei-xando muitos jovens fora do circuito da Igreja», explicou o responsável.
.
Girotti denunciou ainda uma crise que afecta o confessionário, citando o exemplo que vem de Itália, onde, actualmente, 60% dos fiéis não se confessam.
.
http://www.destak.pt/artigo/8851
.

- Poluição ambiental
- Manipulação genética
- Acumulação excessiva de riqueza
- Infligir pobreza
- Tráfico e consumo de droga
- Experiências moralmente debatíveis
- Violação de direitos humanos

.

Actividades diminuem a dedicação à fé cristã

Vaticano: excesso de televisão, Internet e jornais é um "novo pecado"

13.04.2006 - 11:00 Por PUBLICO.PT
Passar muitas horas a ver televisão, a navegar na Internet ou a ler jornais são actividades consideradas pelo Vaticano como "novos pecados", de acordo com a nova orientação enunciada pelo penitenciário-mor, o cardeal Francis Stafford.
O Vaticano considera que o excesso de atenção aos media pode configurar um pecado  
O Vaticano considera que o excesso de atenção aos media pode configurar um pecado (Massimo Zampetti/EPA)

O delegado do Papa para a cerimónia do rito da reconciliação (uma celebração católica tradicional em Roma retomada este ano) apresentou um longo elenco de perguntas a que os fiéis devem responder, em exame de consciência, antes de se aproximarem do sacramento da penitência.

Entre essas perguntas coloca-se a questão relativa à forma como se passa o tempo, comparando-se o investimento nos media (televisão, Internet e jornais) com o tempo despendido a "meditar e a ler a Sagrada Escritura".

De acordo com o Vaticano, passar muito tempo a ler jornais, a ver televisão ou a navegar na Internet diminui a dedicação à fé cristã, pelo que aquelas actividades devem ser consideradas como dos "novos pecados".
.
.

Os 7 Pecados Capitais são:
Avareza
Demasiada ambição e apego ao dinheiro, desejo insaciável de adquirir bens materiais e enriquecer e desconfiança de outras pessoas.
Ira
Quando se tem raiva de outra pessoa, uma pessoa agressiva ou sede de vingança.
Gula
É a vontade insaciável de comer para além do necessário, comer só pelo prazer.
Luxúria
Desejo e fixação pelos prazeres carnais, à sensualidade e sexualidade.
Soberba
Conhecida também orgulho, querer ser e mostrar que é melhor do que os outros, falta de humildade e arrogância.
Preguiça
Aversão ao trabalho ou prática de outras actividades físicas e mentais.
Vaidade
Demasiada ambição pela perfeição do aspecto físico, beleza, para impressionar os outros..
.
http://www.online24.pt/7-pecados-mortais/
.

Sem comentários: