Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Portugal - Revolução 1383-85 - iluminuras

Sexta-feira, 1 de Fevereiro de 2008
43 - Batalha de Aljubarrota

Batalha de Aljubarrota

Iluminura da Batalha de Aljubarrota, na “Crónica de Inglaterra”

de Jean de Wavrin.

.

Jean de Wavrin [Jehan de Waurin] (1400+1473), filho bastardo de Robert VII de Wavrin, foi afamado cronista francês, cavaleiro, militar e Senhor de Forestel, autor da célebre “Anciennes Chroniques d'Angleterre”.

Temas:
publicado por Jofre Alves às 01:00
.
.
Terça-feira, 1 de Janeiro de 2008
42 - Batalha de Aljubarrota

Batalha de Aljubarrota

Iluminura da Batalha de Aljubarrota,

na Crónica de Jean Froissart, século XV.


Temas:
publicado por Jofre Alves às 14:21
Sábado, 1 de Dezembro de 2007
.
.
41 - Cerco de Lisboa
.
Cerco de Lisboa na Crónica de Froissart

Iluminura do Cerco de Lisboa de 1384, na Crónica de Jean Froissart.

.

JEAN FROISSART (1333+1405), poeta e historiador francês, foi o mais importante cronista medieval europeu. Viajou por diversos países a fim de recolher dados para escrever a história das guerras do seu tempo, desde a batalha de Poitiers.

.

Por isso percorreu longamente a França, Inglaterra, Escócia, Itália, Alemanha, Flandres, Luxemburgo, Boémia e Espanha. No país vizinho recolheu inúmeras informações acerca das lutas de Castela contra Portugal, as quais complementou com notícias recolhidas em Bruges junto da comunidade portuguesa.

.

Chegou a deslocar-se de propósito à Holanda para ouvir durante seis dias o relato de João Fernandes Pacheco – Jean Ferrand Perceck, como ele o designa –, célebre cavaleiro português que ali se encontrava de passagem a caminho da Prússia, acerca da disputa ibérica e da Batalha de Aljubarrota: «pousada e ordenadamente de bom grado me fazia o seu relato, que eu tomava grande gosto de ouvir e de escrever».

.

O Livro III das suas Crónicas relata pormenorizadamente a revolução portuguesa de 1383-1385 e a extraordinária Batalha de Aljubarrota, até com detalhes que o cronista Fernão Lopes não cita.

.

Foram editadas pelas primeira vez em 1824 com o título de Les Chroniques de Sire Jean Froissart qui traitent des merveilleuses emprises, nobles aventures et faits d'armes advenus en son temps en France, Angleterre, Bretaigne, Bourgogne, Escosse, Espaigne, Portugal et ès autres parties, nouvellement revues et augmentées d'après les manuscrits.

.

Temas:
publicado por Jofre Alves às 01:00

in
Página sobre iluminura, ex-líbris e Artes, de Jofre de Lima Monteiro Alves
.
.

*********
.
.

Batalha de Aljubarrota

in
.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/hgp/5_ano
.
.

Sem comentários: