Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

sábado, 12 de julho de 2008

AFI elege dez filmes que revolucionaram os gêneros do cinema




18 DE JUNHO DE 2008 - 19h39


O Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola, é o melhor filme de gângster de todos os tempos. Esta é, pelo menos, a opinião do American Film Institute (AFI) — que a cada ano realiza um especial, transmitido pelo canal de televisão norte-americano CBS.

.

Desta vez, o AFI escolheu dez filmes, divididos em diversas categorias, que fizeram a história do cinema. Na transmissão da CBS, foram exibidos alguns vídeos nos quais diversas celebridades fazem seu comentário sobre as escolhas da AFI. Caso de Clint Eastwood, Quentin Tarantino, Gabriel Byrne, Isabella Rossellini, Harrison Ford, Steven Spielberg, George Lucas e Roman Polanski.

,

Entre os filmes de animação, venceu Branca de Neve e os Sete Anões, de 1937. No gênero fantasia O Mágico de Oz, de 1939, conseguiu bater a trilogia O Senhor dos Anéis (2001), de Peter Jackson.

,

No filão dos filmes de ficção-científica, o primeiro lugar ficou com Stanley Kubrick e seu 2001 — Uma Odisséia no Espaço, de 1968; na categoria filmes sobre esporte, venceu Touro Indomável (1980), de Martin Scorsese com Robert De Niro.

.

Entre os filmes de faroeste, o escolhido foi Rastros de Ódio (1956), de John Ford; entre os filmes policiais, Um Corpo que Cai (1958), de Alfred Hitchcock, e no gênero comédia o vencedor foi Charlie Chaplin com seu clássico de 1951, Luzes da Cidade.

.

Dentre os filmes dramáticos, em primeiro lugar ficou O Sol é Para Todos (1962), dirigido por Robert Mulligan. No filão dos filmes épicos, Lawrence da Arábia, de 1962, e finalmente, na categoria filmes de gângster, atrás do filme de 1972 sobre a saga da família Corleone, ficou com o segundo lugar Os Bons Companheiros (1990), de Martin Scorsese.

.

Os primeiros dez filmes de cada categoria foram todos realizados antes dos anos 80, exceto Touro Indomável, que saiu no ano. No filme, Roberto De Niro vive o pugilista Jake LaMotta, interpretação que lhe rendeu um Oscar de melhor ator. O diretor com o maior número de filmes na lista é Alfred Hitchcock: só na seleção dos dez melhores filmes policiais, quatro foram filmados pelo lendário diretor, que foi indicado ao Oscar cinco vezes mas nunca recebeu a premiação.


Ansa Latina
.
in Vermelho
.
.

Sem comentários: